EJA
PROFA.:
MARIANE FROTA
ESCOLA
DALVA PONTES DA ROCHA
ATIVIDADES
PARA O PERÍODO DE AFASTAMENTO SOCIAL CONTRA O COVID-19
EJA-
Ensino para jovens e adultos
ATIVIDADE
DE PESQUISA- CONTO
Pesquise na internet
algum texto que seja um conto e que possa ser do seu interesse, após lê-lo,
procure analisar sua estrutura e características, de acordo como foi estudado
em sala de aula. Agora em uma folha de caderno você vai escrever e identificar
a estrutura do conto: tipo de narrador, espaço, tempo, os personagens
principais, o enredo, qual é a situação inicial da sua história, o conflito, o
clímax e o desfecho. OBS: não é
necessário escrever a história do conto toda na folha do caderno, basta dizer
qual o título do conto e o autor.
PRODUÇÃO
TEXTUAL – CONTO
Você
já leu em nossas últimas aulas de português diversos contos como: “O homem nu”,
do Fernando Sabino ou “O homem rouco”, de Rubem Alves, através dessas leituras
e de nossas discussões em sala de aula sobre o gênero textual conto, agora é
sua vez de ser um escritor desse tipo de texto.
Diante
de toda essa situação em que estamos vivendo sob os riscos do Coronavírus, que
tal você criar seu próprio conto envolvendo uma personagem imaginada por você
que passa por essa pandemia. Lembre-se dos elementos que deve haver na sua
história: personagens (o principal poderia ser algum profissional da
área da saúde, o antagonista poderia ser alguém insensível que não respeita as
medidas de isolamento social), enredo (a história que você irá criar), narrador
(pode ser um narrador-personagem, que participa da história, ou um
narrador-observador, que está de fora da história), tempo (pode ser exatamente esse
período de afastamento social em que quase todo o mundo está submetido) e espaço
(poderia ser na sua cidade: ruas, hospitais, escola...).
Agora comece a
planejar seu texto!
Veja
a seguir o guia para seu planejamento:
GUIA DURANTE SUA
ESCRITA
Perguntas que você se deve fazer: O que acontece? Onde e quando
acontece? Com quem acontece?
|
|||
Situação inicial
|
Conflito
|
Clímax
|
Desfecho
|
Apresentar
os personagens (o protagonista poderia ser um profissional da área de
saúde e os antagonistas poderiam ser algumas pessoas insensíveis que não
seguem os protocolos de isolamento social e causam muitos transtornos) e o espaço
(poderia ser sua cidade: em hospitais, nas ruas) em uma situação inicial: a
pandemia, por exemplo.
|
O
conflito pode ser apresentado já no início da história: poderiam ser os
transtornos causados por pessoas que não seguem o isolamento social e
contaminam outras pessoas.
|
Momento
de maior tensão na história, em que o conflito evolui até esse ponto: poderia
ser o momento do aumento das infecções causadas pelo Coronavírus.
|
Apresentar
o desfecho da história deixando claro se o protagonista superou ou não o conflito
apresentado.
|
Pontos
importantes para sua escrita:
ESPAÇOS:
o espaço pode ser na sua cidade: em hospitais, nas ruas, na escola...;
PROPOSTA:
lembre-se de que seu texto deve envolver um conflito contra o Coronavírus.
PLANEJAMENTO
E ELABORAÇÃO DO TEXTO: primeiro faça um rascunho
contendo os personagens e os espaços com as características criadas por você,
além disso decida se seu texto será contado por um narrador-personagem (aquele
que participa do texto) ou um narrador-observador (aquele conta a história de
fora do texto). Use a tabelinha acima como guia durante sua elaboração;
LINGUAGEM
DO TEXTO: lembre-se de que em
sua narrativa deve haver pontuação expressiva: ponto de exclamação, de
interrogação, de reticências, travessão antes dos diálogos.
AVALIAÇÃO
E REESCRITA DO TEXTO: você mesmo irá avaliar e
reescrever seu texto, mas é claro que você pode pedir ajuda em casa. Veja se se
os personagens estão bem caracterizados, se o narrador participa da história ou
está fora dela, se o seu conto gira em torno de um conflito, se a história não
está repetitiva, se o título está adequado ao texto, se há diálogos não muito
extensos, se o seu conto mantém o interesse do leitor até o desfecho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário