06 abril, 2020


ESCOLA DALVA PONTES DA ROCHA
PROFA.: THAÍS SARAIVA
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
ATIVIDADES PARA O PERÍODO DE AFASTAMENTO SOCIAL CONTRA O COVID-19

6º ANO A, B, C, D e E

ATIVIDADES DO LIVRO DIDÁTICO – UNIDADE 1, CAPÍTULO 1.
Atividade 1:
- Prática de leitura: texto 3 – Autobiografia (fragmento) pág. 25
Leia o fragmento da autobiografia de Malala Yousafzai, intitulado “Nasceu uma menina”, nas páginas 25 e 26 do nosso livro didático. Após a leitura atenciosa, pesquise na internet quem foi Malalai de Maiwand. Em seguida, responda em seu caderno (apenas respostas!) as questões de 1 a 4 da seção “por dentro do texto” (págs. 26 e 27) e a questão 1 da seção “linguagem do texto” (pág. 27).

Atividade 2:
- Conversa entre textos: Notícia. Pág. 28
            Leia o fragmento da notícia na página 28, cujo título é: “Malala Yousafzai, vencedora do Nobel da Paz, retorna a Mingora no Paquistão”. Em seguida, responda em seu caderno as questões de 1 a 5 a respeito da notícia (págs. 28 e 29).

ATIVIDADE MIDIÁTICA - FILME
encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ...            Com ajuda de um adulto, pesquise na internet o filme completo Malala (2015) para assistir com seus familiares. O filme-documentário conta a história de Malala Yousafzai, personagem principal das nossas atividades, e foi construído a partir do livro Eu Sou Malala (2013), que também pode ser acessado em sua versão de áudio-book através do Youtube ou em sua versão PDF para ser lido no notebook ou em outras plataformas digitais de leitura.
            Após assistirem ao filme, conversem com seus familiares sobre o que acharam do filme, quais momentos chamaram mais atenção, troquem impressões sobre o filme. Esse debate será retomado durante as nossas aulas presenciais.


PRODUÇÃO TEXTUAL – AUTOBIOGRAFIA
            Você pôde conhecer a vida de Malala através de textos escritos, atividades, filme, livro em PDF e audiobook. Agora é hora de conhecermos a tua história!
            Entreviste os teus familiares que estejam contigo durante essa quarentena e anote informações importantes sobre a tua vida, por exemplo: teu nome completo, quando e onde você nasceu, quem escolheu o teu nome, o que ele significa, como foi a espera pela tua chegada ao mundo, como foram os teus primeiros anos de vida, com quem você cresceu, quem foram teus primeiros amigos, enfim... há muito o que contar! Não esqueça de registrar algum acontecimento importante da tua vida.
            Após essa entrevista e coleta, você deverá organizar as informações por ordem de acontecimentos e começar a escrever a sua própria autobiografia.
            Lembre-se de que a autobiografia é um gênero textual em que você conta a sua história de vida e ela será lida por outras pessoas, portanto, seja claro, objetivo e organizado. O texto deverá ter entre 15 e 30 linhas, título e ser organizado em parágrafos. Boa escrita!

Outros exemplos de autobiografia:
Minha autobiografia
Meu nome é Ana Júlia Barboza Oliveira dos Santos, tenho 11 anos e nasci no dia 01/06/2000, na cidade de Pesqueira -PE. Sou filha de Ana Maria Barboza Oliveira dos Santos e Edvaldo Pedro dos Santos. Tenho 3 irmãos: João Paulo, Ana Lívia e Ana Laura. Aos 2 anos, por conta do trabalho do meu pai, me mudei com minha família para Poços de Caldas -MG. Fiquei por lá até os 3 anos. Em seguida, mudei-me para Recife –PE, onde estou atualmente.
Com 3 anos entrei no Colégio Souza Veras, onde estudei até os 10 anos. Lá fiz alguns amigos. Durante os anos de 2003 e 2010, fiz natação, ganhando alguns torneios (e medalhas) e me destacando em alguns nados.
No ano de 2010, fiz um preparatório para entrar no Colégio de Aplicação e fiquei muito feliz quando o resultado saiu e nele tinha o meu nome como uma das selecionadas. No começo achei difícil, pois não conhecia quase ninguém, mas com o tempo fui me habituando e conhecendo pessoas que, com a convivência, se tornaram meus amigos. (...) continua...

Autobiografia de Jeferson Rodrigues Kuhls

Meu nome é Jeferson Rodrigues Kuhls, tenho 22 anos, sou natural da cidade de Cruz Alta – RS. Venho de uma família simples e humilde.

Desde muito jovem sempre trabalhei para ajudar no sustento da casa, entregando panfletos, vendendo lanches, etc. Aos 16 anos fui morar com minha irmã mais velha em Caxias. Durante esse período, trabalhei na fazenda de meu cunhado, dando alimento e assistência aos animais, carregando sacos de ração, entre outras atividades. Essas experiências de minha adolescência contribuíram para meu amadurecimento e para aprender o valor do trabalho.

Aos 19 anos fui para o estado de São Paulo realizar um serviço voluntário. (...) continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário