07 abril, 2020


ESCOLA DALVA PONTES DA ROCHA
Ciências (7º anos C, D e E)
Exercícios domiciliares Professor: João Miranda.
Aluno(a): ___________________________________________
01. O que é biodiversidade? Dê exemplos. __________________________________________________________________________________________________________________________________________
02. Comente o que são fatores bióticos e abióticos. __________________________________________________________________________________________________________________________________________
03. Explique o que são: células procarióticas e eucarióticas _____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________
04. Analise as alternativas a seguir e assinale a ÚNICA INCORRETA:
A) Citologia é a ciência que estuda as células.
B) Todas as células possuem, membrana plasmática, citoplasma e material genético.
C) Células procarióticas não possuem núcleo.
D) Todas as células são iguais.
E) Células eucarióticas, são as possuem núcleo.
05. Para compreender o que é um ser vivo, é necessário entender o funcionamento e os processos evolutivos que atuam em um determinado organismo. Quando falamos em seres vivos, logo nos lembramos dos animais, entretanto, plantas, fungos, protozoários, algas e bactérias são também considerados seres com vida. Com base na classificação dos seres vivos em seus reinos, numere a 1a coluna, a dos Reinos, de acordo com a 2a, a das características. Coluna 1: reinos
 I – Bactérias. II – Protoctistas (protistas). III – Fungos. IV – Plantas. V – Animais.
Coluna 2: características
( ) Tem características parecidas com plantas e animais.
( ) São microrganismos constituídos por uma célula, sem núcleos.
( ) São todos “bichos” eucariontes e multicelulares.
( ) São todos “vegetais” eucariontes e multicelulares.
( ) São decompositores constituídos por uma célula, ou várias celulares eucariontes.
06. Sabendo-se que REFICOFAGE é uma palavra para decorar a ordem das classificações dos seres.
Relacione a 2º coluna de acordo com a 1º:
(1) Gênero.            ( ) conjunto de gêneros semelhantes.
(2) Família.            ( ) conjunto de indivíduos semelhantes que podem se reproduzir, deixando                           descendentes férteis.
(3) Classe.             ( ) conjunto de filos semelhantes.
(4) Espécie.                    ( ) conjunto de ordens semelhantes.
· Observação. Além dessas questões, também devem ser entregues as atividades 1, 2, 3 e 4 das página 112, referentes ao capítulo 04.

Nenhum comentário:

Postar um comentário