ESCOLA DALVA PONTES DA ROCHA
Ciências
(7º anos C, D e E)
Exercícios
domiciliares Professor: João Miranda.
Aluno(a): ___________________________________________
01. O que é biodiversidade? Dê exemplos.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
02. Comente o que são fatores bióticos e abióticos.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
03. Explique o que são: células procarióticas e eucarióticas
_____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________
04. Analise as alternativas a seguir e assinale a ÚNICA
INCORRETA:
A) Citologia é a ciência que estuda as células.
B) Todas as células possuem, membrana plasmática, citoplasma e
material genético.
C) Células procarióticas não possuem núcleo.
D) Todas as células são iguais.
E) Células eucarióticas, são as possuem núcleo.
05.
Para compreender o que é um ser vivo, é necessário entender o funcionamento e
os processos evolutivos que atuam em um determinado organismo. Quando falamos
em seres vivos, logo nos lembramos dos animais, entretanto, plantas, fungos,
protozoários, algas e bactérias são também considerados seres com vida. Com
base na classificação dos seres vivos em seus reinos, numere a 1a coluna, a dos
Reinos, de acordo com a 2a, a das características. Coluna 1: reinos
I – Bactérias. II – Protoctistas (protistas).
III – Fungos. IV – Plantas. V – Animais.
Coluna
2: características
(
) Tem características parecidas com plantas e animais.
(
) São microrganismos constituídos por uma célula, sem núcleos.
(
) São todos “bichos” eucariontes e multicelulares.
(
) São todos “vegetais” eucariontes e multicelulares.
(
) São decompositores constituídos por uma célula, ou várias celulares
eucariontes.
06.
Sabendo-se que REFICOFAGE é uma palavra para decorar a ordem das classificações
dos seres.
Relacione
a 2º coluna de acordo com a 1º:
(1)
Gênero. ( ) conjunto de gêneros
semelhantes.
(2)
Família. ( ) conjunto de
indivíduos semelhantes que podem se reproduzir, deixando descendentes férteis.
(3)
Classe. ( ) conjunto de filos
semelhantes.
(4)
Espécie. ( ) conjunto
de ordens semelhantes.
· Observação. Além dessas
questões, também devem ser entregues as atividades 1, 2, 3 e 4 das página 112,
referentes ao capítulo 04.
Nenhum comentário:
Postar um comentário