08 abril, 2020


PROFA.: MARIANE FROTA 8 ANO C
ESCOLA DALVA PONTES DA ROCHA
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
ATIVIDADES PARA O PERÍODO DE AFASTAMENTO SOCIAL CONTRA O COVID-19

ATIVIDADE DO LIVRO DIDÁTICO- UNIDADE 1, CAPÍTULO 1.

Na nossa última aula, lemos o texto “palavra” das páginas 16 e 17. Para que você possa compreender ainda mais os sentidos desse texto, faça a atividade das páginas 18 e 19, questões 1 a 8- seção “por dentro do texto”.

PRODUÇÃO TEXTUAL – CONTO

Você já leu um conto, no início da Unidade 1 do seu livro didático, Baú das palavras, em nossa última aula.
Diante de toda essa situação em que estamos vivendo sob os riscos do Coronavírus, que tal você criar seu próprio conto envolvendo uma personagem imaginada por você que passa por essa pandemia. Lembre-se dos elementos que deve haver na sua história: personagens (o principal poderia ser algum profissional da área da saúde, o antagonista poderia se alguém insensível que não respeita as medidas de isolamento social), enredo (a história que você irá criar), narrador (pode ser um narrador-personagem, que participa da história, ou um narrador-observador, que está de fora da história),  tempo (pode ser exatamente esse período de afastamento social em que quase todo o mundo está submetido) e espaço (poderia ser na sua cidade: ruas, hospitais, escola...).
Agora comece a planejar seu texto!
Veja a seguir e guia para seu planejamento:
GUIA DURANTE SUA ESCRITA
Perguntas que você se deve fazer: O que acontece? Onde e quando acontece? Com quem acontece?
Situação inicial
Conflito
Clímax
Desfecho
Apresentar os personagens (o protagonista poderia ser um profissional da área de saúde e os antagonistas poderiam ser algumas pessoas insensíveis que não seguem os protocolos de isolamento social e causam muitos transtornos) e o espaço (poderia ser sua cidade: em hospitais, nas ruas) em uma situação inicial: a pandemia, por exemplo.
O conflito pode ser apresentado já no início da história: poderiam ser os transtornos causados por pessoas que não seguem o isolamento social e contaminam outras pessoas.
Momento de maior tensão na história, em que o conflito evolui até esse ponto: poderia ser o momento do aumento das infecções causadas pelo Coronavírus.
Apresentar o desfecho da história deixando claro se o protagonista superou ou não o conflito apresentado.

Pontos importantes para sua escrita:
ESPAÇOS: o espaço pode ser na sua cidade: em hospitais, nas ruas, na escola...;
PROPOSTA: lembre-se de que seu texto deve envolver um conflito contra o Coronavírus.
PLANEJAMENTO E ELABORAÇÃO DO TEXTO: primeiro faça um rascunho contendo os personagens e os espaços com as características criadas por você, além disso decida se seu texto será contado por um narrador-personagem (aquele que participa do texto) ou um narrador-observador (aquele conta a história de fora do texto). Use a tabelinha acima como guia durante sua elaboração;
LINGUAGEM DO TEXTO: lembre-se de que em sua narrativa deve haver pontuação expressiva: ponto de exclamação, de interrogação, de reticências, travessão antes dos diálogos.
AVALIAÇÃO E REESCRITA DO TEXTO: você mesmo irá avaliar e reescrever seu texto, mas é claro que você pode pedir ajuda em casa. Veja se se os personagens estão bem caracterizados, se o narrador participa da história ou está fora dela, se o seu conto gira em torno de um conflito, se a história não está repetitiva, se o título está adequado ao texto, se há diálogos não muito extensos, se o seu conto mantém o interesse do leitor até o desfecho.
CIRCULAÇÃO: durante esse período de afastamento social, seria importante você publicar seu texto em suas redes sociais ou pedir ajuda aos seus responsáveis para que eles façam essa publicação, exaltando sua criatividade. Por isso capriche na imaginação! Quando voltarmos às aulas presenciais, seu texto será publicado em nosso livro e será disponibilizado na biblioteca da nossa escola.



Caixa de texto: Seu texto pode ser uma forma de combate a essa pandemia. Imagine como os outros poderão refletir ao lerem sua criação!
AGORA USE SUA IMAGINAÇÃO!!!

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