11 abril, 2020

PROFESSOR GOMES - HISTÓRIA - 6º ANO


ESCOLA DALVA PONTES DA ROCHA

ATIVIDADES/HISTÓRIA-PROF. GOMES 

6º ANO- 1º BIMESTRE/2020





Reflexões sobre a História e a Primeira Bateria de Atividades de História 



As diversas faces de um conceito – As palavras em nossa língua podem ter sentidos variados. A palavra história pode ser entendida de diversas maneiras:
_ História: ficção – Os livros de aventura, as novelas de televisão e os filmes nos contam histórias de pessoas, de lugares, de acontecimentos muitas vezes inventados para chamar a nossa atenção ou nos distrair. Essas histórias são inventadas pela imaginação humana e são chamadas de histórias fictícias ou de ficção.
_ História: vida real – Os fatos reais que acontecem no dia-a-dia, tanto de uma pessoa como de um país, podem ser chamados de história da vida real. As lutas, os sonhos, as alegrias, as tristezas, os acontecimentos marcantes constituem a vida real de cada um e tornam-se a sua história.
_ História: ciência – Um outro sentido ainda pode ser dado à palavra história: História, ciência que estuda a vida humana através do tempo. È este sentido da palavra história que nos interessa. Vamos entender como os homens organizaram-se e desenvolveram-se no passado, chegando aos dias de hoje. É importante ressaltar que a História está interessada tanto na vida dos homens do passado como dos homens atuais, de forma que é uma ciência do passado e do presente, um e outro inseparáveis.
01 – Cite exemplos próximos de você de:
a) história de ficção:
b) história da vida real:
c) história como ciência:
02 – Para que serve o estudo da História? Responda com suas próprias palavras.

O problema da verdade – Leia, agora, uma lenda da Índia sobre a dificuldade humana para compreender a realidade. 
     Numa antiga cidade da Índia viviam seis cegos. Eles sempre ouviam falar do majestoso elefante do Rajá (príncipe). Até que, um dia, resolveram examinar diretamente o grande animal.
     Chegando perto do elefante, o primeiro cego conseguiu colocar a mão na sua barriga. Então, gritando, disse:
     _ O elefante é como um muro.
     Porém, o segundo cego segurou numa das presas e, ouvindo o amigo, protestou:
     _ Não, o elefante é pontiagudo e duro como uma lança!
     O terceiro cego, agarrando a tromba, discordou:
     _ O elefante é como uma serpente.
     O quarto cego pegando a enorme perna do elefante, disse:
     _ Vocês estão loucos: o elefante é como o tronco de uma árvore!
     O quinto cego, ouvindo a confusão dos amigos, decidiu saltar para cima do animal. Segurou, então, uma das grandes orelhas do elefante e disse:
     _ Todos vocês são idiotas se não percebem que o elefante é um grande leque de abano.
     Por fim, o sexto cego, cuidadosamente segurou a cauda e disse:
     _ Calem-se todos. O elefante é uma corda resistente.
     Os cegos, pegando uma parte do elefante, conheciam apenas uma parte do animal. Entretanto, cada cego era muito orgulhoso. Pensava que sua parte correspondia ao todo, criando toda a confusão.
     A mensagem dessa lenda serve de alerta para muitas situações. No estudo da História, por exemplo, muitas pessoas comportam-se como os seis cegos da Índia. Percebem e compreendem uma parte da realidade e concluem, orgulhosamente, que descobriram a verdade.
     Essas pessoas se esquecem que o saber humano é seletivo e limitado. É seletivo porque cada historiador seleciona a área que quer estudar, seleciona o que mais lhe interessa. É limitado porque, por mais ampla que seja a sua pesquisa , ela atinge apenas parcela da realidade. Pois a tarefa de conhecer é sempre infinita.

03 – Qual a mensagem da lenda sobre os seis cegos da Índia?
04 – Se a História (ciência) fosse o elefante, nós, os estudantes de História seríamos os cegos. Explique esta afirmação com suas próprias palavras, sem copiar do texto.


Texto 2 

A verdade histórica – Como grande parte dos historiadores atuais, creio que não existe a tal “verdade histórica” definitiva e absoluta. Cada época faz a sua própria história, sempre respondendo perguntas que cada época faz a seu passado.
     A história acumulou numerosos conhecimentos e interpretações sobre os fatos, que vão acrescentando pedaços e facetas do conhecimento à chamada “verdade histórica”. É como se uma câmera cinematográfica filmasse uma cena de diversos ângulos e perspectivas. Nenhuma foto contém toda a cena, mas o seu conjunto se aproxima do que chamaríamos de visão global.
     Cada pesquisador e cada estudioso acrescenta uma nova perspectiva ao conhecimento, que para cada um deles é a “verdade”. (Laima Mesgravis)
01 – Para a autora, existe uma verdade histórica definitiva e absoluta? Por quê?
02 – Na sua vida, algumas vezes, um fato que pareceu certo ou errado, com o tempo se modificou? Comente e compare sua resposta com a questão acima.

Quem faz a história? – A História pode ser vista de duas maneiras: como os fatos do passado, que têm íntima relação com o presente e o futuro, e como o estudo desses fatos, que é feito principalmente pelos historiadores, que são aqueles que pesquisam esses fatos e escrevem sobre eles.
     Todos os homens participam dos fatos, isto é, fazem a História, mas são poucos os que aparecem nos livros de História. São poucos os homens que são estudados pelos historiadores. Poucos jornais se preocupam em noticiar que os moradores de um bairro pobre se reuniram no fim de semana para limpar a rua e plantar árvores na pracinha. Mas, se o presidente da República se encontrou com um dirigente de outro país, esta notícia estará em todos os jornais.
03 – Por que isso acontece? 
     Os jornais noticiam os fatos que acham mais importantes para os leitores e para a população. E quem decide se os fatos são importantes ou não geralmente são os donos e diretores dos jornais, que com freqüência estão de acordo com quem manda no país. Também os livros de história trazem mais fatos referentes à vida dos governantes do que notícias sobre os governados (o povo, em geral).
04 – Você concorda com isso? Por quê?


Texto 3 

     Você sabe que todos nós fazemos a história do Brasil. Você, seus professores, os autores dos livros em que você estuda, seus colegas, seus parentes e amigos constituem uma parte da sociedade brasileira. Essa parcela estuda, trabalha, vota, etc. Numa nação democrática, esses grupos de cidadãos devem atuar politicamente, e com isso ter uma participação maior na história do país.
     Entretanto, na distribuição da riqueza produzida por todos, alguns são mais beneficiados do que outros. Os donos e diretores de grandes empresas, os dirigentes políticos possuem mais dinheiro e poder que um cidadão comum. Por isso, chamam mais a atenção dos jornais do que o povo pobre. E isso explica por que existem mais documentos sobre os atos dos governantes do que sobre o que o povo e os pobres fizeram. 
     Essa situação cria problemas para o historiador, pois existe o risco de ele contar a História apenas do ponto de vista dos governantes e dos grupos poderosos (lembra-se da lenda dos cegos?). Isso pode acontecer por falta de documentos sobre os governados ou por interesse do próprio historiador, que pode dar mais importância a uns do que a outros.

01 – Se você fosse um historiador como escreveria a História? Qual ou quais os pontos de vista escolheria para escrever a História?
     Mas, precisamos saber que, o mais importante para a História é o povo brasileiro, que é o nosso principal herói, o que inclui os índios, os negros, os brancos, os pobres, e não se resume a mostrar uma lista de heróis, datas e fatos. Essa história é interessante e útil, porque nos ajuda a entender melhor a sociedade em que vivemos e a participar de suas transformações. Porque nós fazemos a história do Brasil.

02 – Quem faz a História do Brasil? E para que serve a História?

     Mas ninguém faz a história sozinho. A principal característica do ser humano é viver em sociedade. E é junto com os outros, aprendendo, trabalhando e vivendo coletivamente, que o homem participa da história. É interessando-se pelos outros, sendo solidário com eles, participando da vida da comunidade, da escola, do país, que cada brasileiro pode contribuir para melhorar a vida de todos e a sua própria vida. Pois o homem é o mais poderoso, mas também é o mais dependente dos animais.

03 – Como você participa da construção da História?

 Texto 4  

O que é História
     História é a ciência que estuda as realizações do homem e as transformações da sociedade ao longo do tempo. Tradicionalmente, costuma-se dividir a evolução da humanidade em Pré-história e História
     Os primeiros homens surgiram na Terra há aproximadamente um milhão de anos, eram nômades, isto é, viviam-se deslocando de uma região para outra em busca de alimentos. Observando a natureza, aprenderam a plantar, descobrindo a agricultura. Esse fato os levou a se tornarem sedentários. Começaram então a surgir as civilizações, e os homens inventaram a escrita. A invenção da escrita é usada como referência para separar a Pré-história da História.
01 – O que é História? Responda com suas palavras. (Paráfrase)
02 – A evolução da humanidade tradicionalmente se divide em ________________ e _______________.
03 – Escreva o que significa: nômade e sedentário. Dê exemplos.
04 – O que marca a passagem da fase nômade para sedentária é a descoberta da _________________.
05 – O que marca o início das civilizações ou período da História é a invenção da ________________.

     Para contar o tempo, os homens inventaram os calendários, usando fatos importantes em suas sociedades. Os povos ocidentais, dos quais fazemos parte, usam o calendário cristão, isto é, contam o tempo a partir do nascimento de Jesus Cristo, considerado o ano  0 . Se um fato ocorreu antes disso, diz-se que foi em um determinado ano a.C., ou seja, antes de Cristo.
     No calendário cristão, a cada 10 anos temos uma década, a cada 100 anos temos um século, e a cada 1000 anos temos um milênio. Os séculos começam com a dezena 01 e terminam com a dezena 00. Assim do ano 1 ao ano 100 temos o século I, do ano 601 ao 700, temos o século VII, do ano 1601 ao 1700, século XVII.
06 – Para contar o tempo, os homens inventaram calendários, usando ________ importantes para marcá-los. Hoje, a maioria dos povos adota o calendário ______________, que tem como ponto de referência para a contagem do tempo o nascimento de ____________.
07 – Escreva na frente da data o século correspondente:
478:_____, 1453:_____, 1500:_____, 1501:_____,1789:_____,1960:_____,2000:_____,2004:_____.

     A História, ou tempos históricos, pode ser dividida em períodos, para ser mais bem estudada. Uma das divisões mais tradicionais é em idades:
_ Idade Antiga: vai da invenção da escrita, 4000 a.C., até a queda do Império Romano do Ocidente, em 476,
_ Idade Média: da conquista do Império Romano do Ocidente até a invasão de Constantinopla pelos turcos, em 1453,
_ Idade Moderna: da invasão de Constantinopla até a Revolução Francesa, em 1789,
_ Idade Contemporânea: da Revolução Francesa até nossos dias.
     O passado é estudado por meio de todos os vestígios e registros deixados por nossos antepassados. Os historiadores procuram documentos, ruínas, inscrições, livros, poemas, cartas, enfim, tudo que possa ajudar na reconstrução dos acontecimentos. Esses registros do passado são chamados de fontes históricas.
08 – Para melhor compreendermos os tempos históricos, ou História, costumamos dividi-la em 4 períodos ou idades, que são:
Idade ___________, Idade ____________, Idade _______________ e Idade ____________________.

09 – Para reconstruir o passado, os historiadores procuram documentos, ruínas, vestígios, enfim, todo tipo de registro deixado pelos ____________ que viveram antes de nós. O conjunto desse material são as chamadas ________________________.

10 – Assinale a alternativa correta:  Nós vivemos atualmente o período da:
(  ) Idade Antiga  (  )  Idade Média  (  )  Idade Moderna  (  ) Idade Contemporânea
11 - Produza um texto, na forma de uma carta, onde um aluno que está começando a estudar História, escreva para um amigo contando as suas primeiras descobertas sobre este conteúdo. Sua carta deverá ter local e data, saudação inicial, parágrafo inicial, 6 parágrafos intermediários, parágrafo final, saudação final e nome.


A Pré-História


     O Neolítico foi o período compreendido entre o aparecimento da agricultura e a descoberta dos metais. A passagem do Paleolítico para o Neolítico é marcada pela Revolução Agrícola, pois começando a praticar a agricultura, deixa de ser coletor para se tornar um produtor de alimentos. O cultivo da terra gerou várias transformações. O homem adquiriu condições de sedentarização, isto é, pôde se fixar em uma região, pois produzir alimentos lhe garantia uma forma segura de sobrevivência. Além disso, também podia estocá-los. Essa nova situação trouxe como resultado a melhora do padrão de vida, a diminuição da mortalidade, maior longevidade e, naturalmente, tornou possível um rápido aumento da população. O homem procurou morar próximo aos lugares mais férteis para plantar e passou a construir habitações nas margens dos rios e lagos, denominadas palafitas. Gradativamente, iniciou a atividade do pastoreio, da tecelagem, da cestaria e da cerâmica.

01 – O período Neolítico se estende do aparecimento da _____________ até a _______________.

02 – Qual a relação entre a Revolução Agrícola e o fato do homem ter se tornado sedentário?

Por volta do sexto milênio a.C., iniciou-se a utilização dos metais, período conhecido como Idade dos Metais. Primeiro foi usado o cobre, depois os estanho. Em seguida, foram desenvolvidas as técnicas de fundição, que permitiram a obtenção de metais mais resistentes. Da liga de cobre e estanho o homem obteve o bronze e fundiu o ferro. Neste período começou a existir uma divisão do trabalho. Enquanto os homens praticavam a caça e a pesca, às mulheres ficava reservado o papel de plantar e colher alimentos. Além disso, enquanto alguns cuidavam da terra, outros se dedicavam ao artesanato, produzindo utensílios.




Atenção, caros alunos!




SEGUNDA BATERIA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA



1- Analise as frases a seguir para responder: por que é importante estudar história? 

A história é a mestra da vida. Estudar História é adquirir consciência da trajetória humana. Consciência do que fomos para transformar o que somos. Raciocinar historicamente é perceber que o presente não se explica só pelo presente: é necessário encarar o presente como sendo ligado ao processo que o produziu, portanto, estudar história, (para muitas pessoas), e para você, é importante porque? _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2- O historiador é uma peça fundamental em todo o tipo de cultura. Ele retira e preserva os tesouros do passado, interpreta a História, aprofunda o conhecimento do presente. Um povo sem História, e sem o historiador, é um povo sem memória. Sobre a arte de escrever a História e sobre o trabalho dos historiadores, assinale a afirmativa CORRETA: 

a) Os fatos do passado pesquisados pelo historiador são apresentados de forma definitiva, pois a História nunca muda.
b) A produção crítica da História consiste em selecionar documentos oficiais, apurar os fatos históricos, encadeá-los em ordem cronológica e descrevê-los.
c) O historiador não é um homem neutro. Ele sofre as influências de sua época. Por isso, o pesquisador da História não deve ter a pretensão de fixar verdades eternas.
d) Como o historiador muitas vezes trabalha com material produzido há vários séculos, sua interpretação do passado não sofre a interferência do presente.

3- Nas frases abaixo, assinale corretamente com a letra C aquele que se refere ao tempo cronológico e com a letra H aquele que se refere ao tempo histórico. 
(    ) Tempo registrado em calendários, que pode ser agrupado em dias, semanas, meses, anos, décadas, séculos, milênios.
(   ) Forma de contagem do tempo utilizada para marcar as ações humanas na Terra, analisando ações de grupos humanos e suas interferências no espaço geográfico, na vida política, econômica, social, educacional.

4- O tempo cronológico pode ser dividido de diversas formas, como meses, anos, séculos e milênios. Analise os fatos históricos e cite a qual século ele pertence (utilize os números romanos) 
a) Neil Armstrong foi o primeiro a pisar na Lua, em 1969, no século ________
b) Pedro Alvares Cabral chegou ao Brasil em 1500, no século ________
c) Bárbaros invadiram e derrubaram o Império Romano do Ocidente em 476, no século ________

d) As Torres Gêmeas sofreram um ataque terrorista em 2001, no século ________
e) A Primeira Guerra Mundial abalou o mundo e começou em 1914, no século ________

f) A Lei Áurea aboliu oficialmente a escravidão no Brasil, em 1888, no século ________

5- De acordo Com a divisão tradicional da História, escolha uma alternativa que contenha a evolução cronológica correta dos períodos históricos: 

a) Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Contemporânea e Idade Moderna.
b) Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
c) Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna, e Idade Contemporânea.
d) Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Antiga e Idade Média e Pré-história.

6- A construção da História é feita com base em diversos documentos, que precisam ser analisados nos seus detalhes. Com base nessas informações, observe a imagem ao lado e faça sua análise, destacando o que você vê e o que ela representa historicamente: 
https://4.bp.blogspot.com/-0hfiDmXRTUc/VwmR5agNt0I/AAAAAAAAAMk/uJWrvlsL58I7NOnRzHwvDv-m3QScG8vAA/s280/1.jpg
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


 7- Complete as frases de acordo com as grandes descobertas e invenções pré-históricas: 

a) Foi um grande passo da humanidade, é o marco que separa a Pré-história e História: ______________________________
b) Sua descoberta permitiu que os homens tivessem sucesso nas caças, se protegessem do frio e dos animais ferozes: ______________________________
c) Foi através da observação (provavelmente de uma mulher) que a humanidade a descobriu. Ela foi essencial para que os grupos humanos se tornassem sedentários: _______________________________________
d) Formaram as primeiras tribos, que deram origem as primeiras vilas e posteriormente as grandes civilizações. A figura do chefe era necessária, bem como as regras de convivência. O sedentarismo originou ____________
e) É considerado o berço da humanidade _________________________




8- Sobre a chegada do homem a América, responda:
https://3.bp.blogspot.com/-JbgHoI5KW5U/VwmTOoupQpI/AAAAAAAAAM0/ePXqS5ecIVEL-RJ9zrqTLIclsVR6Q610w/s280/Capturar.JPG

a) Qual rota apresenta a chegada do ser humano à América, pela região Norte? _________________________________________________________________________________

b) Qual rota apresenta a chegada do ser humano à América, pela região Sul?
________________________________________________________________________________

9- Analise as sentenças e complete com V (verdadeiro) ou F (falso). 
a) O Brasil encontrado pelos primeiros povoadores era muito parecido com o de hoje. (   )
b) Na época dos primeiros povoadores, as áreas florestais eram reduzidas, e a maior parte do território estava coberta por vegetação rasteira. (   )
c) Na época dos primeiros povoadores, existiam tigres-dentes-de-sabre, gliptodontes e preguiças gigantes.(  )
d) As escavações arqueológicas não contribuíram para as descobertas realizadas. (   )
e) O Brasil encontrado pelos primeiros povoadores apresentava um clima seco e frio. (   )

10-Inicialmente, por viver da caça, da pesca e da coleta de frutas e raízes, o homem vivia se deslocando de uma região para outra, em busca de alimentos. Por isso, os homens do Paleolítico...
(A) Viviam em cidades perto das florestas.
(B) Eram sedentários.
(C) Viviam em casas chamadas palafitas.
(D) Eram nômades.












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