PROFA.:
MARIANE FROTA 7 ANO C e D
ESCOLA
DALVA PONTES DA ROCHA
DISCIPLINA:
LÍNGUA PORTUGUESA
ATIVIDADES
PARA O PERÍODO DE AFASTAMENTO SOCIAL CONTRA O COVID-19
ATIVIDADE
DO LIVRO DIDÁTICO – UNIDADE 1, CAPÍTULO 1.
Em nossa última aula,
lemos um texto com o título “Comunicação” nas páginas 16 e 17. Para que
possamos compreender além dos sentidos desse texto, agora você irá explorar a
linguagem que foi utilizada nele. Faça a
atividade das páginas 20 e 21, questões 1 a 4- seção “linguagem do texto.”
PRODUÇÃO
TEXTUAL – CONTO
Você
já leu um conto chamado “comunicação” no início da Unidade 1 do seu livro
didático em nossa última aula.
Diante
de toda essa situação em que estamos vivendo sob os riscos do Coronavírus, que
tal você criar seu próprio conto envolvendo uma personagem imaginada por você
que passa por essa pandemia. Lembre-se dos elementos que deve haver na sua
história: personagens (o principal poderia ser algum profissional da
área da saúde, o antagonista poderia ser alguém insensível que não respeita as
medidas de isolamento social), enredo (a história que você irá criar), narrador
(pode ser um narrador-personagem, que participa da história, ou um
narrador-observador, que está de fora da história), tempo (pode ser exatamente esse
período de afastamento social em que quase todo o mundo está submetido) e espaço
(poderia ser na sua cidade: ruas, hospitais, escola...).
Agora comece a
planejar seu texto!
Veja
a seguir o guia para seu planejamento:
GUIA DURANTE SUA
ESCRITA
Perguntas que você se deve fazer: O que acontece? Onde e quando
acontece? Com quem acontece?
|
|||
Situação inicial
|
Conflito
|
Clímax
|
Desfecho
|
Apresentar
os personagens (o protagonista poderia ser um profissional da área de
saúde e os antagonistas poderiam ser algumas pessoas insensíveis que não
seguem os protocolos de isolamento social e causam muitos transtornos) e o espaço
(poderia ser sua cidade: em hospitais, nas ruas) em uma situação inicial: a
pandemia, por exemplo.
|
O
conflito pode ser apresentado já no início da história: poderiam ser os
transtornos causados por pessoas que não seguem o isolamento social e
contaminam outras pessoas.
|
Momento
de maior tensão na história, em que o conflito evolui até esse ponto: poderia
ser o momento do aumento das infecções causadas pelo Coronavírus.
|
Apresentar
o desfecho da história deixando claro se o protagonista superou ou não o conflito
apresentado.
|
Pontos
importantes para sua escrita:
ESPAÇOS:
o espaço pode ser na sua cidade: em hospitais, nas ruas, na escola...;
PROPOSTA:
lembre-se de que seu texto deve envolver um conflito contra o Coronavírus.
PLANEJAMENTO
E ELABORAÇÃO DO TEXTO: primeiro faça um rascunho
contendo os personagens e os espaços com as características criadas por você,
além disso decida se seu texto será contado por um narrador-personagem (aquele
que participa do texto) ou um narrador-observador (aquele conta a história de
fora do texto). Use a tabelinha acima como guia durante sua elaboração;
LINGUAGEM
DO TEXTO: lembre-se de que em
sua narrativa deve haver pontuação expressiva: ponto de exclamação, de
interrogação, de reticências, travessão antes dos diálogos.
AVALIAÇÃO
E REESCRITA DO TEXTO: você mesmo irá avaliar e
reescrever seu texto, mas é claro que você pode pedir ajuda em casa. Veja se se
os personagens estão bem caracterizados, se o narrador participa da história ou
está fora dela, se o seu conto gira em torno de um conflito, se a história não
está repetitiva, se o título está adequado ao texto, se há diálogos não muito
extensos, se o seu conto mantém o interesse do leitor até o desfecho.
CIRCULAÇÃO:
durante esse período de afastamento social, seria importante você publicar seu
texto em suas redes sociais ou pedir ajuda aos seus responsáveis para que eles
façam essa publicação, exaltando sua criatividade. Por isso capriche na imaginação! Quando
voltarmos às aulas presenciais, seu texto será publicado em nosso livro e será
disponibilizado na biblioteca da nossa escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário