ESCOLA DALVA PONTES DA ROCHA
ALUNO (A) :
_______________________________________ SÉRIE/ANO: 8º ANO ____
PROFESSORA: FRANCIANE SALES TURNO: _________ DATA: __/12/2020
AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA- 4ª ETAPA
1) A
crescente tensão existente entre abolicionistas e escravocratas a partir da
década de 1870 causava incômodo no governo monárquico do Brasil. O grande temor
era que o debate causasse uma guerra civil no país, assim como havia acontecido
em outra nação do continente americano. Selecione a alternativa que menciona
que guerra civil é essa: a) Guerra Mexicano-Americana
b) Guerra
de Secessão
c) Guerra
do Pacífico
d) Guerra
do Chaco
2) Após a
proibição do tráfico negreiro, em 1850, iniciou-se um processo de transição
para a abolição que foi conduzido da maneira mais lenta possível pelas elites
econômicas do Brasil. Desse processo foram criadas algumas leis, que, embora
ampliando a liberdade para determinados grupos de escravos no país, foram
vistas como mecanismos para retardar a abolição. Selecione a alternativa que
apresenta o nome das duas leis: a) Lei Feijó e Ato Adicional
b) Lei
Eusébio de Queirós e Lei Saraiva
c) Lei
de Terras e Lei Saraiva-Cotejipe
d) Lei
do Ventre Livre e Lei Saraiva-Cotejipe.
3) (Ufrs) A
imigração europeia, do século XIX, oportunizou mudanças para o
Rio Grande do Sul, tendo como resultado
a) o predomínio da grande exploração agrícola, utilizando
uma mão-de-obra extensiva. b) o desenvolvimento de culturas tropicais, aliado à
formação de comunidades de pequenos proprietários.
c)
a ampliação da mão-de-obra escrava devido à
ineficiência do imigrante europeu.
d)
o aparecimento de um campesinato voltado para a
produção de alimentos básicos e a utilização da mão-de-obra familiar.
4) (Ufrs) No Império Brasileiro, a Lei de
Terras (1850) determinou, para a política territorial,
a) a
ocupação das terras devolutas mediante título de compra.
b) a
suspensão definitiva da concessão de sesmarias.
c) o
início da concessão de terras aos escravos.
d) a
extinção do morgadio.
.5) (Ufrgs 2018)
Após o fim da Guerra Civil norte-americana (1861-1865), antigos soldados
confederados e proprietários rurais sulistas organizaram a Ku Klux Klan, grupo
que teria influência duradoura na história política norteamericana.
Assinale a alternativa que indica características
ideológicas e práticas dessa organização.
a) Defesa
da supremacia branca e da segregação racial nos Estados Unidos.
b) Tentativa
de construção de um governo socialista no Sul norte-americano.
c) Adoção
de uma plataforma de integração racial em todo o país.
d) Rejeição
ao Cristianismo como a principal religião dos Estados Unidos.
6) (Unesp 2017)
A expansão territorial dos Estados Unidos, no século XIX, foi o resultado da
compra da Luisiana francesa pelo governo central, da anexação de territórios
mexicanos, da distribuição de pequenos lotes de terra para colonos pioneiros,
da expansão das redes de estradas de ferro, assim como da anexação de terras
indígenas. Esse processo expansionista foi ideologicamente justificado pela
doutrina do Destino Manifesto, segundo a qual:
a) o direito pertence aos povos mais democráticos e laboriosos.
b) o
mundo deve ser transformado para o engrandecimento da humanidade.
c) a
nação deve conquistar o continente que a Providência lhe reservou.
d) o
povo americano deve garantir a sobrevivência econômica das sociedades
pagãs.
7) (Espm 2017)
Assinale a alternativa que apresente o grande americano, citado no texto,
responsável pela Proclamação da Emancipação, bem como o contexto em que tal lei
foi aprovada:
a) George
Washington – Independência dos EUA;
b) Abraham
Lincoln – Guerra de Secessão.
c) James
Monroe – Lançamento da Doutrina Monroe;
d) James
Polk – Expansão Territorial e Doutrina do Destino Manifesto;
8) (Mackenzie) – Sobre o parlamentarismo praticado durante quase todo o
Segundo Reinado e a atuação dos partidos Liberal e Conservador, podemos afirmar
que:
a)
ambos colaboraram
para suprimir qualquer fraude nas eleições e faziam forte oposição ao
centralismo imperial.
b)
as divergências
entre ambos impediram períodos de conciliação, gerando acentuada instabilidade
no sistema parlamentar.
c)
organizado de baixo
para cima, o parlamentarismo brasileiro chocou-se com os partidos Liberal e
Conservador de composição elitista.
d)
Liberal e
Conservador, sem diferenças ideológicas significativas, alternavamse no poder,
sustentando o parlamentarismo de fachada, manipulado pelo imperador.
9) (UNESP) – A expansão da economia do café para o Oeste Paulista, na
segunda metade do século XIX, e a grande imigração para a lavoura de café
trouxeram modificações na história do Brasil, como:
a) o fortalecimento da economia de subsistência e a
manutenção da escravidão.
b) a diversificação econômica e o avanço do processo de
urbanização.
c) a divisão dos latifúndios no Vale do Paraíba e a crise da
economia paulista.
d) o fim da república oligárquica e o crescimento do
movimento camponês.
10) (UCSAL) – A Tarifa “Alves
Branco”, de 1844, como ficou conhecido o decreto do Ministro da Fazenda, foi
uma medida de caráter: a) reformista
b) monopolista
c) protecionista
d) mercantilista
GABARITO
1ª |
2ª |
3ª |
4ª |
5ª |
6ª |
7ª |
8ª |
9ª |
10ª |
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