17 dezembro, 2020

8º ANO AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA 4º BIMESTRE - FRANCIANE SALES

ESCOLA DALVA PONTES DA ROCHA

ALUNO (A) : _______________________________________ SÉRIE/ANO: 8º ANO ____ 

PROFESSORA: FRANCIANE SALES          TURNO: _________             DATA: __/12/2020 

 

AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA- 4ª ETAPA

1) A crescente tensão existente entre abolicionistas e escravocratas a partir da década de 1870 causava incômodo no governo monárquico do Brasil. O grande temor era que o debate causasse uma guerra civil no país, assim como havia acontecido em outra nação do continente americano. Selecione a alternativa que menciona que guerra civil é essa: a) Guerra Mexicano-Americana

b)  Guerra de Secessão

c)   Guerra do Pacífico

d)  Guerra do Chaco

 

2) Após a proibição do tráfico negreiro, em 1850, iniciou-se um processo de transição para a abolição que foi conduzido da maneira mais lenta possível pelas elites econômicas do Brasil. Desse processo foram criadas algumas leis, que, embora ampliando a liberdade para determinados grupos de escravos no país, foram vistas como mecanismos para retardar a abolição. Selecione a alternativa que apresenta o nome das duas leis: a) Lei Feijó e Ato Adicional

b)  Lei Eusébio de Queirós e Lei Saraiva

c)   Lei de Terras e Lei Saraiva-Cotejipe

d)  Lei do Ventre Livre e Lei Saraiva-Cotejipe.

 

3) (Ufrs) A imigração europeia, do século XIX, oportunizou mudanças para o

Rio Grande do Sul, tendo como resultado 

a) o predomínio da grande exploração agrícola, utilizando uma mão-de-obra extensiva. b) o desenvolvimento de culturas tropicais, aliado à formação de comunidades de pequenos proprietários. 

c)              a ampliação da mão-de-obra escrava devido à ineficiência do imigrante europeu. 

d)              o aparecimento de um campesinato voltado para a produção de alimentos básicos e a utilização da mão-de-obra familiar.

 

4) (Ufrs) No Império Brasileiro, a Lei de Terras (1850) determinou, para a política territorial, 

a)  a ocupação das terras devolutas mediante título de compra.

b)  a suspensão definitiva da concessão de sesmarias.

c)   o início da concessão de terras aos escravos. 

d)  a extinção do morgadio.

 

.5) (Ufrgs 2018) Após o fim da Guerra Civil norte-americana (1861-1865), antigos soldados confederados e proprietários rurais sulistas organizaram a Ku Klux Klan, grupo que teria influência duradoura na história política norteamericana.

Assinale a alternativa que indica características ideológicas e práticas dessa organização. 

a)  Defesa da supremacia branca e da segregação racial nos Estados Unidos. 

b)  Tentativa de construção de um governo socialista no Sul norte-americano. 

c)   Adoção de uma plataforma de integração racial em todo o país. 

d)  Rejeição ao Cristianismo como a principal religião dos Estados Unidos. 

 

6) (Unesp 2017) A expansão territorial dos Estados Unidos, no século XIX, foi o resultado da compra da Luisiana francesa pelo governo central, da anexação de territórios mexicanos, da distribuição de pequenos lotes de terra para colonos pioneiros, da expansão das redes de estradas de ferro, assim como da anexação de terras indígenas. Esse processo expansionista foi ideologicamente justificado pela doutrina do Destino Manifesto, segundo a qual:   a) o direito pertence aos povos mais democráticos e laboriosos.

b)  o mundo deve ser transformado para o engrandecimento da humanidade.

c)   a nação deve conquistar o continente que a Providência lhe reservou.

d)  o povo americano deve garantir a sobrevivência econômica das sociedades pagãs. 

 

7) (Espm 2017) Assinale a alternativa que apresente o grande americano, citado no texto, responsável pela Proclamação da Emancipação, bem como o contexto em que tal lei foi aprovada: 

a)  George Washington – Independência dos EUA; 

b)  Abraham Lincoln – Guerra de Secessão.

c)   James Monroe – Lançamento da Doutrina Monroe; 

d)  James Polk – Expansão Territorial e Doutrina do Destino Manifesto; 

 

 

 

8) (Mackenzie) Sobre o parlamentarismo praticado durante quase todo o Segundo Reinado e a atuação dos partidos Liberal e Conservador, podemos afirmar que:

a)              ambos colaboraram para suprimir qualquer fraude nas eleições e faziam forte oposição ao centralismo imperial.

b)              as divergências entre ambos impediram períodos de conciliação, gerando acentuada instabilidade no sistema parlamentar.

c)              organizado de baixo para cima, o parlamentarismo brasileiro chocou-se com os partidos Liberal e Conservador de composição elitista.

d)              Liberal e Conservador, sem diferenças ideológicas significativas, alternavamse no poder, sustentando o parlamentarismo de fachada, manipulado pelo imperador.

9) (UNESP) A expansão da economia do café para o Oeste Paulista, na segunda metade do século XIX, e a grande imigração para a lavoura de café trouxeram modificações na história do Brasil, como:

a)  o fortalecimento da economia de subsistência e a manutenção da escravidão.

b)  a diversificação econômica e o avanço do processo de urbanização.

c)   a divisão dos latifúndios no Vale do Paraíba e a crise da economia paulista.

d)  o fim da república oligárquica e o crescimento do movimento camponês.

10) (UCSAL) A Tarifa “Alves Branco”, de 1844, como ficou conhecido o decreto do Ministro da Fazenda, foi uma medida de caráter: a) reformista

b)  monopolista

c)   protecionista

d)  mercantilista

GABARITO

 

 

10ª

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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