14 dezembro, 2020

8º ANOS - LÍNGUA PORTUGUESA - 28ª SEMANA - ATIVIDADE AVALIATIVA - TODOS

Ano/Etapa: 8º ano – Anos Finais Componente Curricular: Língua Portuguesa 

Escola: EEF Dalva Pontes da Rocha

Profs: Leonardo / Marcos/ Mariane

Objeto do conhecimento: Atividade Avaliativa

Aluno (a):                                                                                                                                  

 

 

ATIVIDADE AVALIATIVA- 4º BIMESTRE

 

Nas atividades anteriores, nós vimos o gênero verbete enciclopédico, vídeo-minuto e compreendemos melhor sobre o gênero resumo! Agora que você conhece um pouco mais sobre eles, vamos ver o que você aprendeu?

 

Observe a imagem abaixo para responder as questões 1 a 3.



QUESTÃO 01                      

 

Através da leitura do texto a cima e com o que você aprendeu sobre verbete enciclopédico, os verbetes são produzidos com o objetivo de:

A)              Informar e divulgar um conhecimento científico

B)              Dar um recado

C)              Resumir uma informação.

 D)              Ensinar crianças.


 QUESTÃO 02                     

 Em que situação o verbete enciclopédico normalmente é usado?

 

A)   Em apresentações teatrais

 B)   Em pesquisas escolares e exposições.

 C)   Nos eventos da escola.

 D)   Nas redes sociais.


QUESTÃO 03                      

 Onde podemos encontrar os verbetes, além do livro de enciclopédia?

 

 A)   Nos paradidáticos.

 B)   Em livro de fábulas.

 C)   Em sites e revistas ciêntíficas.

 D)   No instagram e facebook.


Nas atividades desse bimestre, nós conhecemos um tipo de vídeo chamado “vídeo-minuto”. De acordo com o que você aprendeu, responda as questões 4 e 5.


QUESTÃO 04                      

 







Qual é o principal objetivo do vídeo-minuto?

 

A)  Informar ou denunciar polêmicas da sociedade, tendo um tempo determinado de 1 minuto.

 B)   Criar vídeos pra plataforma youtube, tendo como obrigatório ser engraçado e ter 1 minuto.

C)   Anunciar e criticar sites e revistas ciêntíficas.

D)   Homenagear, crititar, informar ou gerar humor tendo um tempo determinado de 1 minuto.


   QUESTÃO 05                   

Uma das atividades da semana, você precisou criar um vídeo-minuto para enviar ao seu professor. Pensando na sua criação, o que é necessário para criar um vídeo-minuto?

 

A)  . O vídeo pode ter 1:59, desde que não seja 2 minutos e alcance nesse tempo o seu objetivo.

 B)   O vídeo precisa ter 1 minuto, se tiver 10 segundos a mais, não será considerado vídeo-minuto.

 C)   O vídeo precisa gerar humor e é feito com objetivo de chamar atenção dos jovens.

 D) O vídeo não pode ser engraçado, já que seu objetivo é informar e criticar assuntos sérios do cotidiano.


Leia o texto abaixo sobre o livro “Extraordinário”, no qual você viu o filme em uma das nossas atividades e responda as questões 6 a 8 sobre ele.



“O livro conta a história de August, um menino de 10 anos que nasceu com uma síndrome genética e por consequência possui uma severa deformidade facial. Sem nunca ter frequentado uma escola, devido às diversas cirurgias que fez no rosto, sua mãe lhe ensinava o que podia em casa até que ela e seu pai decidem que é hora de mudar.

 

Após muita resistência, e sabendo do desafio que irá enfrentar, August começa a cursar o 5º ano do ensino fundamental na escola Beecher Prep. Lá ele terá que enfrentar piadas e perguntas cruéis, olhares curiosos, e provar para todos que, apesar da aparência incomum, é um garoto igual a todos os outros.

 

 

Sendo o primeiro livro lançado da escritora R. J Palacio, Extraordinário é narrado em primeira pessoa, e possui uma linguagem simples que reflete exatamente a idade do personagem.


QUESTÃO 06                      

O gênero do texto que você acabou de ler é:

 

A)  .Sinopse, comentando todas as cenas mais importantes do filme.

B)   Resumo, selecionando os fatos mais relevantes do livro.

C)   Resenha, descrevendo os detalhes e dando opinião sobre o livro.

D)   Vídeo-minuto, gerando humor ao contar a história do livro.

 

 

   QUESTÃO 07                   


O gênero textual resenha é um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural, que pode ser um livro, um filme, peças teatrais, exposições, shows etc. Com base nessa informação e o com o que você aprendeu sobre o resumo, qual é a maior diferença entre esses dois tipos de texto?

 

A)   A resenha pode ter spoiler do livro/filme, contando o seu final, já o resumo não pode.

B)   O resumo conta todos os detalhes do livro/filme, já a resenha resume toda a história.

C)   A resenha descreve os detalhes, dando opinião sobre o livro/filme, já o resumo não pode incluir opinião.

D)   O resumo dar uma opinião positiva ou negativa do livro/filme, já a resenha seleciona as informações mais relevantes do livro/filme.

 

 

   QUESTÃO 08                   

Após assistir ao filme e ler o texto sobre o livro “extraordinário”, qual a mensagem que essa história quer passar:

 

 

A)   A aprender com todos os problemas e situações da escola.

B)   A saber lidar com o bullying, muito presente na escola.

C)   A sonhar alto, pois qualquer pessoa, independente da sua dificuldade, pode conseguir.

D)   A Aprender a se colocar no lugar do outro, não julgar e aceitar as diferenças

 

 

   QUESTÃO 09                   



O que gera humor neste texto?

 

 A)              A menina ficar preocupada com o sono do garoto.

 B)              A menina perguntar sobre a alimentação do garoto.

 C)              O menino achar entediante dormir sem pesadelos.

 D)        O menino querer comer muito antes de dormir.


QUESTÃO 10


Para leitor, não há motivo para impedir uso de bermuda no trabalho

Vi uma reportagem nessa semana sobre um cidadão que foi trabalhar de saia no Rio de

Janeiro porque no trabalho dele não é permitido para homens o uso de bermuda, e ele não estava mais aguentando o calor no escritório. [...]

O fato de a maioria das empresas brasileiras obrigarem os funcionários a usar calça é no mínimo ilógico. Somos um país tropical que importou os costumes de vestimenta oriundos   de países europeus, de clima temperado. [...]

Como seria bom se mais empresários brasileiros tivessem a coragem de  começar  a  mudar esse panorama e desenvolver uma cultura “made in Brazil”. vejo benefícios nisso:


1) É mais confortável para os funcionários, [...].

2) É mais barato para as empresas, pois poderiam ajustar os equipamentos de ar condicionado cerca de 2°C ou 3°C mais quente. Para um prédio grande, isso é uma economia de algumas centenas ou milhares de reais por mês.

Lembrando que não usar calça não significa andar esculhambado. É muito possível usar bermuda e camisa e estar alinhado. [...]


Nesse texto, o autor defende a ideia de que

 A)             as empresas deveriam adaptar os costumes ao clima brasileiro.

 B)              as vestimentas vindas da Europa são melhores para os brasileiros.

 C)              os empresários deveriam investir em mais equipamentos de ar condicionado.

 D)              os homens devem ser autorizados a usar saias no verão.

 

 

MARQUE AQUI SEU GABARITO

 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário