14 dezembro, 2020

9º ANO LÍNGUA PORTUGUESA 28ª SEMANA - PROF. LEONARDO

 

 

 

9º ANO – ANOS FINAIS

LÍNGUA PORTUGUESA

Ano/Etapa: 9º ano – Anos Finais

Componente Curricular: Língua Portuguesa

28ª Semana

Escola: EEF Dalva Pontes da Rocha

Prof: Leonardo Trajano

Objeto do conhecimento: Leitura

Aluno (a):

 

Leia o texto a seguir.



1. Qual a função do texto lido?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2. A expressão “Entre essas causas”, presente no primeiro parágrafo, estabelece no texto relação de

a) comparação.

b) oposição.

c) causalidade.

d) anterioridade.

 

3. No trecho “Além da influência direta da obesidade infantil” (3º parágrafo), a expressão destacada serve para

a) contradizer uma ideia anterior.

b) apresentar uma alternância de informações.

c) justificar uma ideia anterior.

d) acrescentar uma outra ideia.

 

4. No último parágrafo do texto, a expressão “segundo ele” se refere a quem?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

5. Liste os quatro cuidados que as crianças devem ter para que não se tornem obesas?

a) ______________________________________________________________

b) ______________________________________________________________

c) ______________________________________________________________

d) ______________________________________________________________

 

Leia o texto a seguir.

 


 

6. De acordo com o infográfico, a violência doméstica disparou por causa

a) da quantidade de corona virus no Rio Grande do Norte.

b) das denúncias de violência doméstica terem aumentado.

c) do número de violência doméstica ser maior no estado.

d) do confinamento da quarentena que intensificou os casos.

 

7. A que “terror” o título do infográfico se refere?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia o texto a seguir.

 


 

8. Em relação à causa do agravamento dos problemas dos povos indígenas do Ceará, isso se explica devido ao fato que:

a) o G1 ouviu lideranças indígenas e representantes do setor da saúde indígena e esse fato interferiu no agravamento dos problemas.

b) o Estado possui 26 Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSIs) e nove Polos-Base de saúde e esses números impactaram.

c) a chegada da pandemia agravou a situação de uma população com direitos já negligenciados no Ceará.

d) os dados do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Ceará, unidade da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) contribuíram para o agravamento.

Leia o texto a seguir.

 


Fonte: Fabio Coala, no Mentirinhas. https://www.pavablog.com/2013/05/31/o-pior-cego-e-o-que-naoquer-ver/. Acesso: 29/07/2020.

 

9. No texto, o tom irônico está presente

a) na expressão facial do senhor que pede ajuda.

b) na forma do senhor pedir ajuda apresentando exigências preconceituosas.

c) ao fato do senhor só aceitar ajuda impondo condições preconceituosas.

d) ao fato do rapaz ter o exato estereótipo que contraria os preconceitos do senhor.

 

10. Por que o comportamento do senhor está errado?

___________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Leia o texto a seguir.

 


11. Em relação ao texto, percebe-se ironia no fato

a) de existirem mulheres e homens na imagem, ambos em situação de privilégio.

b) de as mulheres aparecerem no texto em situação de privilégio em relação aos homens.

c) de as mulheres serem colocadas em segundo plano em relação aos homens mesmo sendo responsáveis pelo sucesso deles.

d) de os homens serem responsáveis pelo sucesso das mulheres mas não serem reconhecidos por isso.

12. Apresente três ações que poderiam promover a igualdade de gênero.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________













Nenhum comentário:

Postar um comentário