ESCOLA DALVA PONTES DA ROCHA
ALUNO
(A) : _______________________________ SÉRIE/ANO:7º/ 8º ANO -CF
PROFESSORA:
FRANCIANE SALES TURNO:
_________ DATA:
__/12/2020
AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA- 4ª ETAPA
1)
Além de pertencer, por herança, à casa de Bragança, família
aristocrática portuguesa da linhagem de João VI, Dom Pedro II também tinha o
sangue aristocrático da:
a) Casa
de Hanover
b) Casa
de Habsburgo
c) Casa
de Médice
d) Casa de Hohestaufen
2) Como era apenas uma criança
de cinco anos no ano em que seu pai abdicou do trono em seu favor (1831), Dom
Pedro II passou cerca de nove anos sendo preparado para cumprir as suas
obrigações de monarca. Esse período ficou conhecido como “Regencial”. O fim do
Período Regencial ocorreu com:
a) a
morte de Deodoro da Fonseca
b) a
morte de Leopoldina
c) o
Golpe da Maioridade
d) a Revolta de Juazeiro
3) O
Segundo Reinado foi importante para o Brasil. A rápida expansão da cafeicultura
permitiu que o país: a) Atraísse investimentos
b) Aumentasse
o poder de compra
c) Se
desenvolvesse industrialmente
d) Superasse
a crise econômica
4) As disputas políticas entre o Partido Conservador e o Partido
Liberal provocaram, na década de 1840, as últimas rebeliões provinciais do
Império: a) A de São Paulo e Rio de Janeiro
b) A de
Pernambuco e Rio de Janeiro
c) A
de São Paulo e Minas Gerais e a de Pernambuco
d) A de
Minas Gerais e Acre
5) No
Brasil, adotou-se o parlamentarismo por etapas. O nosso parlamentarismo diferia
do europeu em função da existência, no Brasil, do: a) Poder fiscalizador
b) Poder
investigador
c) Poder
conservador
d) Poder
moderador
6)
(Faap) A Lei Eusébio de Queirós visava, a partir de 1850: a) extinguir o
tráfico negreiro.
b) implantar
o divórcio em substituição ao desquite.
c) regularizar
a prática do aborto.
d) permitir
legalmente a eutanásia.
7) (FURG/RS) Em ordem
cronológica, as leis que gradualmente extinguiram a escravidão no Brasil foram:
a) Ventre
Livre, Áurea, Sexagenários, Eusébio de Queiroz.
b) Sexagenários,
Eusébio de Queiroz, Áurea, Ventre Livre.
c) Eusébio
de Queiroz, Ventre Livre, Sexagenários, Áurea.
d) Ventre
Livre, Eusébio de Queiroz, Sexagenários, Áurea.
e) Áurea,
Eusébio de Queiroz, Ventre Livre, Sexagenários.
8) (UFPE) Sobre
o movimento do republicanismo e do abolicionismo, indique a alternativa
correta.
a)
A Abolição da Escravatura e o republicanismo no
Brasil foram movimentos que caminharam associados, pois estiveram inspirados no
Positivismo.
b)
O movimento republicano só ganhou força após a
abolição, pois significativas parcelas da classe dominante republicana eram
proprietárias de escravos e não apoiavam a luta abolicionista. .
c)
O movimento abolicionista e o movimento
republicano não caminharam associados, pois o primeiro tinha grande apoio do
monarca, a ponto de a Lei Áurea ter sido assinada pela Princesa Isabel.
d)
O movimento republicano no Brasil, na década de
1870, esteve dissociado da luta abolicionista, porque republicanos e
abolicionistas pertenciam a classes sociais divergentes.
9) A respeito da
Lei dos Sexagenários, selecione a alternativa INCORRETA:
a) Ficou
também conhecida como Lei Saraiva-Cotegipe.
b) Determinava
a liberdade dos escravos com mais de 60 anos.
c) A
liberdade dos escravos seria imediata a partir da aprovação da lei.
d) Os escravos libertados pela lei eram obrigados a fixar residência onde foram alforriados por cinco anos.
10) (Ufrs) No
Império Brasileiro, a Lei de Terras (1850) determinou, para a política
territorial,
a) a
ocupação das terras devolutas mediante título de compra.
b) a
suspensão definitiva da concessão de sesmarias.
c) o
início da concessão de terras aos escravos.
d) a extinção do morgadio
GABARITO
1ª |
2ª |
3ª |
4ª |
5ª |
6ª |
7ª |
8ª |
9ª |
10ª |
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