09 dezembro, 2020

6º ANO CIÊNCIAS 27ª SEMANA + COMPLEMENTAR - DJAN / JOÃO MIRANDA

Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia
Projeto Professores e Alunos Conectados
 
ATIVIDADES DE CIÊNCIAS – 27ª SEMANA
Prof. Djan e Prof. João Miranda
 
ANO/SEGMENTO: 6º Ano – Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Ciências
UNIDADE TEMÁTICA: Vida e evolução.

 

OBJETO DO CONHECIMENTO: Interação entre os sistemas locomotor e nervoso.

 

HABILIDADES: (EF06CI09) Deduzir que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso.

 

IDENTIFICAÇÃO

Nome Completo: _________________________________________

Escola: _________________________________________________

6º ano/Turma: ____  Turno: ________ Data: ___/___/_____

 

Atividade 1

Leia o texto abaixo referente ao sistema locomotor e suas interações com o nervoso.

“Os sistemas esquelético e muscular juntos sustentam nosso corpo e permitem uma enorme variedade de movimentos. Além disso, os ossos protegem os órgãos internos e suportam o peso do corpo, possibilitando que fiquemos em pé ou sentados ou ajoelhados. Os ossos ainda estocam cálcio e fósforo, que são elementos essenciais para a produção de células sanguíneas. Já os músculos e juntas puxam os ossos para um lado ou outro, permitindo inúmeros movimentos como o caminhar, correr, pegar objetos etc. A contração e relaxamento dos músculos são controlados pelo sistema nervoso. Podemos então dizer que nossa movimentação é resultado da interação de três sistemas, o nervoso, muscular e esquelético”.

Agora, responda aos exercícios a seguir no seu caderno:

 

Questão 1: Qual a importância da relação entre os sistemas muscular e esquelético?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 2: Quem controla os movimentos de contração e relaxamento dos músculos? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 3: A nossa movimentação é resultado de quais interações?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 4: Como você imaginaria o nosso corpo sem esses dois sitemas? Alguns deles não são importantes? Comente.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 5: Comente alguns movimentos, citado no texto, que só realizamos devido devido a interação desses sistemas e suas importâncias.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 6: Leia o texto abaixo.

“Droga não é só um xingamento, como você deve saber. É o nome que a gente dá para as substâncias que modificam o comportamento e o pensamento. Bebidas alcoólicas e cigarros são exemplos de drogas vendidas livremente, entretanto, há outras que são proibidas”. Adaptado de http://chc.cienciahoje.uol.com.br/a-turmado-ze-neurim/quedroga/moral-da-historia-que-droga

Assinale a alternativa que indica, corretamente, as reações do organismo a cada tipo de droga.

A) ÁLCOOL: no início do uso, provoca euforia. Se for usado com frequência, em doses altas, provoca excitação e diminuição dos reflexos.

B) CAFEÍNA: inicialmente, melhora o desempenho em tarefas de vigilância, mas o uso diário pode provocar alucinações e paranóias.

C) ANABOLIZANTES: utilizados em tratamentos de saúde, não representam nenhum risco à saúde.

D) CIGARRO: não provoca nenhum efeito negativo para a saúde do organismo.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

PROJETO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES – 2020

 

 

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS DA NATUREZA  ANO: 6°  Nº DE AULA: 12 E 13

ALUNO(A):____________________________________________   DATA____/____/______

 

HABILIDADE: (EF06CI02)

 

Leia o texto:

Formação da ferrugem Você sabe como se forma a ferrugem? O processo de oxidação do metal ferro, a ferrugem, é fruto da reação química gerada pelo contato do ferro com o oxigênio presente na água e no ar. O oxigênio penetra no ferro e começa a comprometer a resistência do metal, processo chamado de oxidação. O oxigênio também está presente na água, que acelera esse processo. A combinação com o ar vai desgastando a estrutura do ferro, de fora para dentro. O ferro oxidado, chamado de ferrugem, assume uma coloração alaranjada e começa a se esfarelar até a degradação total. Para impedir que a água e o ar ajam, a solução é revestir com tinta ou óleo para impossibilitar o contato direto deles com o metal.

 


01-  Nesta questão você deverá sair andando pela sua casa para pesquisar se existe alguma substância alaranjada nas grades das portas da sua casa, na bicicleta, esponja de aço ou até mesmo em pregos. Se sim, descreva aqui onde você encontrou e como você acha que era essa superfície antes do aparecimento desse material alaranjado.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

02- Como se chama esse processo que forma um material alaranjado nos pregos? Qual o metal presente nesses pregos e em outros materiais citados na primeira questão?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

03- Vamos imaginar, que para ter mais segurança em casa, sua mãe comprou uma grade de ferro para a porta principal. Após a instalação da grade, o que sua mãe deve fazer para garantir que a peça nova dure muitos e muitos anos? Justifique com base na ciência.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário