Secretaria Municipal de
Educação, Ciência e Tecnologia
Projeto Professores e Alunos Conectados
ATIVIDADES DE CIÊNCIAS – 27ª SEMANA
Prof. Djan e
Prof. João Miranda
ANO/SEGMENTO: 6º Ano – Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Ciências
UNIDADE TEMÁTICA: Vida e evolução.
OBJETO DO CONHECIMENTO: Interação entre os sistemas locomotor e nervoso.
HABILIDADES: (EF06CI09) Deduzir que a estrutura, a sustentação e a
movimentação dos animais resultam da interação entre os sistemas muscular,
ósseo e nervoso.
IDENTIFICAÇÃO
Nome Completo: _________________________________________
Escola:
_________________________________________________
6º ano/Turma: ____ Turno: ________ Data: ___/___/_____
Atividade 1
Leia o texto abaixo referente ao sistema locomotor e suas
interações com o nervoso.
“Os sistemas esquelético e muscular juntos sustentam nosso corpo e
permitem uma enorme variedade de movimentos. Além disso, os ossos protegem os
órgãos internos e suportam o peso do corpo, possibilitando que fiquemos em pé
ou sentados ou ajoelhados. Os ossos ainda estocam cálcio e fósforo, que são
elementos essenciais para a produção de células sanguíneas. Já os músculos e
juntas puxam os ossos para um lado ou outro, permitindo inúmeros movimentos
como o caminhar, correr, pegar objetos etc. A contração e relaxamento dos
músculos são controlados pelo sistema nervoso. Podemos então dizer que nossa
movimentação é resultado da interação de três sistemas, o nervoso, muscular e
esquelético”.
Agora, responda
aos exercícios a seguir no seu caderno:
Questão 1: Qual a importância da relação
entre os sistemas muscular e esquelético?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2: Quem controla os movimentos
de contração e relaxamento dos músculos? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 3: A nossa movimentação é resultado
de quais interações?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 4: Como você imaginaria o nosso
corpo sem esses dois sitemas? Alguns deles não são importantes? Comente.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 5: Comente alguns movimentos, citado no texto, que só realizamos devido
devido a interação desses sistemas e suas importâncias.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 6: Leia o texto abaixo.
“Droga não é só um xingamento,
como você deve saber. É o nome que a gente dá para as substâncias que modificam
o comportamento e o pensamento. Bebidas alcoólicas e cigarros são exemplos de
drogas vendidas livremente, entretanto, há outras que são proibidas”. Adaptado de http://chc.cienciahoje.uol.com.br/a-turmado-ze-neurim/quedroga/moral-da-historia-que-droga
Assinale
a alternativa que indica, corretamente, as reações do organismo a cada tipo de
droga.
A)
ÁLCOOL: no início do uso, provoca euforia. Se for usado com frequência, em
doses altas, provoca excitação e diminuição dos reflexos.
B)
CAFEÍNA: inicialmente, melhora o desempenho em tarefas de vigilância, mas o uso
diário pode provocar alucinações e paranóias.
C)
ANABOLIZANTES: utilizados em tratamentos de saúde, não representam nenhum risco
à saúde.
D)
CIGARRO: não provoca nenhum efeito negativo para a saúde do organismo.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
PROJETO
DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES – 2020
COMPONENTE
CURRICULAR: CIÊNCIAS DA NATUREZA ANO: 6° Nº DE AULA: 12 E 13
ALUNO(A):____________________________________________ DATA____/____/______
HABILIDADE: (EF06CI02)
Leia o texto:
Formação
da ferrugem Você sabe como se forma a ferrugem? O processo de oxidação do metal
ferro, a ferrugem, é fruto da reação química gerada pelo contato do ferro com o
oxigênio presente na água e no ar. O oxigênio penetra no ferro e começa a
comprometer a resistência do metal, processo chamado de oxidação. O oxigênio
também está presente na água, que acelera esse processo. A combinação com o ar
vai desgastando a estrutura do ferro, de fora para dentro. O ferro oxidado,
chamado de ferrugem, assume uma coloração alaranjada e começa a se esfarelar
até a degradação total. Para impedir que a água e o ar ajam, a solução é
revestir com tinta ou óleo para impossibilitar o contato direto deles com o
metal.
01-
Nesta questão você deverá sair andando pela sua casa para pesquisar se
existe alguma substância alaranjada nas grades das portas da sua casa, na
bicicleta, esponja de aço ou até mesmo em pregos. Se sim, descreva aqui onde
você encontrou e como você acha que era essa superfície antes do aparecimento
desse material alaranjado.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
02- Como se chama esse processo que forma um
material alaranjado nos pregos? Qual o metal presente nesses pregos e em outros
materiais citados na primeira questão?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
03- Vamos imaginar, que para ter mais
segurança em casa, sua mãe comprou uma grade de ferro para a porta principal.
Após a instalação da grade, o que sua mãe deve fazer para garantir que a peça
nova dure muitos e muitos anos? Justifique com base na ciência.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário