08 dezembro, 2020

8º ANOS - MATEMÁTICA - PROF: STENIO AGUIAR - 27ª SEMANA - (B/C)

 Projeto Professores e Alunos Conectados  + Atividades complementares

MATEMÁTICA – SEMANA (07 a 11) DE DEZEMBRO

ANO/SEGMENTO: 8º Ano/ Anos Finais

COMPONENTE CURRICULAR: Matemática

UNIDADES TEMÁTICAS: GEOMETRIA / ALGÉBRA / Probabilidade e estatística.

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Medidas de tendência central e de dispersão.

HABILIDADE: (EF08MA25) / (EF08MA01) / (EF09MA04) / (EF08MA17) / (EF07MA23) e (EF09MA10)

DESENVOLVIMENTO DO PLANO:

 

Moda, média e mediana:

Médiamoda e mediana são medidas obtidas de conjuntos de dados que podem ser usadas para representar todo o conjunto. A tendência dessas medidas é resultar em um valor central. Por essa razão, elas são chamadas de medidas de centralidade.

 

Moda:

 

É chamado de moda o dado mais frequente de um conjunto.

Veja um exemplo:

Em uma escola de música, as turmas são formadas por apenas 8 alunos. Na turma “A”, estão matriculados Mateus, Mateus, Rodrigo, Carolina, Ana, Ana, Ana e Teresa.

Observe que há dois meninos chamados de Mateus e três meninas chamadas de Ana. O nome que mais se repete é Ana e, por isso, é a moda desse conjunto de dados.

Agora um exemplo com números: em uma escola de música, os oito alunos da turma “A” possuem as seguintes idades: 12 anos, 13 anos, 13 anos, 12 anos, 11 anos, 10 anos, 14 anos e 11 anos.

Perceba que as idades 11, 12 e 13 repetem-se o mesmo número de vezes e nenhuma idade aparece mais que essas três. Nesse caso, o conjunto possui três modas (11, 12 e 13) e é chamado de trimodal.

 

Também podem existir conjuntos bimodais, isto é, com duas modasamodais, com nenhuma moda etc.


Mapa Mental: Medidas de Tendência Central



Mediana:

Se o conjunto de informações for numérico e estiver organizado em ordem crescente ou decrescente, a sua mediana será o número que ocupa a posição central da lista. Considere que a escola de música já citada possui nove professores e que suas idades são:

 

32 anos, 33 anos, 24 anos, 31 anos, 44 anos, 65 anos, 32 anos, 21 anos e 32 anos

 

Para encontrar a mediana das idades dos professores, devemos organizar a lista de idades em ordem crescente:

21, 24, 31, 32, 32, 32, 33, 44 e 65

Observe que o número 32 é o quinto. À sua direita, existem outras 4 idades, assim como à esquerda. Logo, 32 é a mediana da lista das idades dos professores.

 

21, 24, 31, 32, 32, 32, 33, 44, 65

 

Se a lista possuir um número par de informações, para encontrar a mediana (Ma), devemos encontrar os dois valores centrais (a1 e a2) da lista, somá-los e dividir o resultado por 2.

Ma = a1 + a2
        2

Se as idades dos professores fossem 19 anos, 19 anos, 18 anos, 22 anos, 44 anos, 45 anos, 46 anos, 46 anos, 47 anos e 48 anos, a lista crescente com as duas medidas centrais seria:

 

18, 19, 19, 22, 4445, 46, 46, 47, 48

 

Observe que a quantidade de informações à direta e à esquerda desses dois números é exatamente a mesma. A mediana desse conjunto de dados é, portanto:

 

Ma = a1 + a2
        2

Ma = 44 + 45
        2

Ma = 89
        2

Ma = 44,5 anos

Média:

 

Média (M), mais precisamente chamada de média aritmética simples, é o resultado da soma de todas as informações de um conjunto de dados dividida pelo número de informações que foram somadas. A média aritmética simples entre 14, 15 e 25, por exemplo, é a seguinte:

M = 14 + 15 + 25
3

Como há três dados na lista, dividimos a soma desses dados pelo número 3. O resultado é:

M = 54
       3

M = 18

média é a medida de centralidade mais usada por ser a que mescla de maneira mais uniforme os valores mais baixos e os mais altos de uma lista. No conjunto anterior, por exemplo, a mediana é igual a 44,5, mesmo com tantas idades próximas de 20 anos. Observe a média aritmética simples desse mesmo conjunto:

 

M = 18 + 19 + 19 + 22 + 44 + 45 + 46 + 46 + 47 + 48
10

M = 35,4 anos

Média ponderada:

 

média ponderada (Mp) é uma extensão da média simples e considera pesos para as informações do conjunto de dados. É feita por meio da soma do produto de uma informação pelo seu respectivo peso e, em seguida, a divisão desse resultado pela soma de todos os pesos usados.

Considere como exemplo os dados na tabela a seguir, que contém uma lista com as idades dos alunos do sexto ano da escola A. Vamos calcular a média das idades.




Existe a possibilidade de calcular a média simples ao somar 10 anos quatro vezes, 11 anos quinze vezes etc. Entretanto, por meio de uma média ponderada, podemos considerar a quantidade de alunos com 11 anos como o peso dessa idade nessa sala de aula; a quantidade de alunos que possuem 10 anos como peso dessa idade, e assim por diante até que todas as idades tenham sido somadas. Assim, o cálculo da média ponderada seria:

 

Mp = 4·10 + 15·11 + 10·12 + 1·13
      4 + 15 + 10 + 1

Mp = 40 + 165 + 120 + 13
       30

Mp = 338
        30

Mp = 11,26 anos.

 

ATIVIDADE PROPOSTA:

      01.   FAÇA UM RESUMO NO SEU CADERNO SOBRE MODA, MÉDIA E MEDIANA. PARA UMA MELHOR ILUSTRAÇÃO DO RESUMO ESCOLHA ALGUNS EXEMPLOS DO LIVRO (PÁGINA 218 A 221).

 


ATIVIDADES COMPLEMENTARES:

1. A costa litorânea brasileira possui aproximadamente 7367 quilômetros. Este número expresso em notação científica é igual a:

 

a) 7,367 . 106 km.     b) 7,367 . 103  km.     c) 7,367 . 109  km.     d) O,7367 . 106 km

 

2. O número de glóbulos vermelhos em 1 litro de sangue é de, aproximadamente, 5000000000, em notação científica, a quantidade de glóbulos vermelhos em 500 ml de sangue é:

 

a) 5 . 10-9       b) 2,5 . 1011       c) 2,5 . 109       d) 5 . 109

 

 

3. Um livro tem 1000 folhas e possui 5 cm de espessura, desconsiderando a capa, qual a medida de cada folha, em centímetros?

 

a) 5 . 10-3       b) 5 . 103       c) 5 . 104      d) 5 . 10-4

 

 

4. A distância da Terra ao Sol é de 150 milhões de quilômetros. Represente essa distância em notação científica.

 

 

5. (Enem/2015) As exportações de soja no Brasil totalizaram 4,129 milhões em toneladas no mês de julho de 2012 e registraram um aumento em relação ao mês de julho de 2011, embora tenha havido uma baixa em relação ao mês de maio de 2012. A quantidade, em quilogramas, de soja exportada pelo Brasil no mês de julho de 2012 foi de:

 

a) 4,129 x 103      b) 4,129 x 106      c) 4,129 x 109     d) 4,129 x 1012     e) 4,129 x 1015

 

 

6. (Enem/2017) Uma das principais provas de velocidade do atletismo é a prova dos 400 metros rasos. No Campeonato Mundial de Sevilha, em 1999, o atleta Michael Johnson venceu essa prova, com a marca de 43,18 segundos. Esse tempo, em segundo, escrito em notação científica é:

 

a) 0,4318 x 10²     b) 4,318 x 10¹      c) 43,18 x 100      d) 431,8 x 10-1      e) 4 318 x 10-2

 

 

7. Escreva os números abaixo na forma decimal:

a) 1,2 . 106

b) 2,34 . 107

c) 5 . 10-7

d) 4,25 . 10-5

e) 1,58 . 10-8

f) 7,80 . 105

g) 8,3 . 10-3

h) 2 . 103

 

8. Escreva em notação científica:

a) 0,0000012

 

b) 0,234234

 

c) 0,0000000223

 

d) 0,0204    

 

e) 23.000.000

 

f) 1.325.000

 

g) 8.532.000.000

 

h) 12.000.000.000.000





















































HABILIDADES (EF08MA09) e (EF09MA09)

 

1.            Um retângulo possui a medida de seu lado maior igual ao quádruplo do lado menor, e área medindo 256 m², como ilustra a figura a seguir. Determine a medida de seus lados.


4x

256 m²


  x





 

2.            Uma Smart TV de tela retangular com área de 9600 cm2 tem de largura uma vez e meia a sua altura.

 

a) Construa uma figura para ilustrar essa situação.

 

b) Quais são as dimensões desta tela?

 

 

 

3.            Uma praça será construída em um terreno de formato retangular de 512 m2 de área, em que um lado tem o dobro da medida do outro. Nesse terreno serão construídas também duas passarelas perpendiculares que dividirão a praça em quatro retângulos congruentes. As passarelas terão 2 m de largura.

 

a)  construa uma figura que ilustre a situação descrita acima

 

b)  determine as dimensões do terreno.

 

c)  determine qual será a área ocupada pelas passarelas?

 


4. Resolva as equações:


a)  x² = 9

b)  x² -25 = 0

C) 4x² -36 = 0

 

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