Projeto Professores e Alunos Conectados
EDUCAÇÃO FÍSICA
ANO/SEGMENTO: 6º Ano – Anos Finais
OBJETO DO
CONHECIMENTO: Esportes de Precisão
HABILIDADES: (EF67EF03 / EF67EF04)
07 a 11 de dezembro
de 2020
PARTE 1 - ATIVIDADE
TEÓRICA
Leitura:
Esportes
O esporte é um fenômeno social que está extremamente difundido nas
mídias e assim, mobiliza um grande número de pessoas, movimenta economias
nacionais e internacionais, envolvendo instituições públicas e privadas. Agrega
ao consumidor e à sociedade diversos valores, como o cuidado consigo mesmo.
O esporte é uma prática corporal integrante da cultura corporal de
movimento, suas modalidades são caracterizadas por competição, regras
universais e federações e confederações que organizam a prática esportiva nos
níveis regional, estadual, federal e mundial. Existem inúmeras
modalidades esportivas que podem ser classificadas de maneiras diferentes,
dependendo da sua finalidade e intenção.
As modalidades esportivas podem ser classificadas de acordo com a
lógica interna que está relacionada à organização estrutural do jogo em si, à
prática que envolve os gestos motores, a relação com o adversário, entre
outras.
A divisão entre esportes coletivos e individuais consideram as
relações de colaboração. Nos esportes coletivos é necessária a colaboração de
todos os companheiros de equipe para que seja possível certo nível de
desempenho dentro da competição, como, por exemplo, o futsal, o vôlei, o
beisebol, entre outros. Já nos esportes individuais, o atleta compete sozinho e
seu desempenho só depende de si.
No esporte sempre haverá disputas entre adversários, as relações de oposição configuram a maneira como será essa disputa, divididas em duas categorias: a primeira é a relação com interação entre adversários, essa relação é definida dessa maneira porque as ações de um adversário interferem diretamente nas ações do outro, havendo ou não contato físico; a segunda categoria é a de relação sem interação entre adversários, nessa relação não há interferência da ação de um adversário sobre a ação de outro.
A classificação
dos esportes
·
Esportes de precisão: nesses esportes é comparado o desempenho de atingir com um
objeto algum tipo de alvo estático ou em movimento. A pontaria é a capacidade
mais importante nesses esportes. Exemplos: bocha, croquet, curling,
golfe, sinuca, tiro com arco, tiro esportivo, etc.
·
Esportes de marca;
·
Esportes
técnico-combinatórios;
·
Esportes de combate;
·
Esportes de campo e taco;
·
Esportes com rede
divisória ou parede de rebote;
·
Esportes de invasão.
PARTE 2 - ATIVIDADE
TEÓRICA
Responda:
1. Relacione cada esporte a sua classificação:
a) Esportes de precisão
b) Esportes de marca
c) Esportes técnico-combinatórios
d) Esportes de combate
e) Esportes de campo e taco
f) Esportes com rede divisória ou parede de rebote
g) Esportes de invasão
PARTE 3 - ATIVIDADE
PRÁTICA
Bocha:
O jogo será adaptado com bolas
pequenas, como bolas de meia. É jogado individualmente e, para seu desenrolar,
uma bola é lançada no espaço de jogo, os (as) jogadores (as) terão suas
próprias bolas cada e o objetivo é jogar as bolas e comparar quem consegue
jogar o mais próximo dessa primeira bola que foi jogada por uma pessoa
imparcial.
Modelos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário