10 dezembro, 2020

6º ano - Educação Física - 27ª semana - Felipe / Helder

 

Projeto Professores e Alunos Conectados

EDUCAÇÃO FÍSICA

ANO/SEGMENTO: 6º Ano – Anos Finais

OBJETO DO CONHECIMENTO: Esportes de Precisão

HABILIDADES: (EF67EF03 / EF67EF04)

07 a 11 de dezembro de 2020

 

PARTE 1 - ATIVIDADE TEÓRICA

Leitura:

Esportes

O esporte é um fenômeno social que está extremamente difundido nas mídias e assim, mobiliza um grande número de pessoas, movimenta economias nacionais e internacionais, envolvendo instituições públicas e privadas. Agrega ao consumidor e à sociedade diversos valores, como o cuidado consigo mesmo.

O esporte é uma prática corporal integrante da cultura corporal de movimento, suas modalidades são caracterizadas por competição, regras universais e federações e confederações que organizam a prática esportiva nos níveis regional, estadual, federal e mundial.  Existem inúmeras modalidades esportivas que podem ser classificadas de maneiras diferentes, dependendo da sua finalidade e intenção.

As modalidades esportivas podem ser classificadas de acordo com a lógica interna que está relacionada à organização estrutural do jogo em si, à prática que envolve os gestos motores, a relação com o adversário, entre outras.

A divisão entre esportes coletivos e individuais consideram as relações de colaboração. Nos esportes coletivos é necessária a colaboração de todos os companheiros de equipe para que seja possível certo nível de desempenho dentro da competição, como, por exemplo, o futsal, o vôlei, o beisebol, entre outros. Já nos esportes individuais, o atleta compete sozinho e seu desempenho só depende de si.

No esporte sempre haverá disputas entre adversários, as relações de oposição configuram a maneira como será essa disputa, divididas em duas categorias: a primeira é a relação com interação entre adversários, essa relação é definida dessa maneira porque as ações de um adversário interferem diretamente nas ações do outro, havendo ou não contato físico; a segunda categoria é a de relação sem interação entre adversários, nessa relação não há interferência da ação de um adversário sobre a ação de outro.

A classificação dos esportes

·         Esportes de precisão: nesses esportes é comparado o desempenho de atingir com um objeto algum tipo de alvo estático ou em movimento. A pontaria é a capacidade mais importante nesses esportes. Exemplos: bocha, croquet, curling, golfe, sinuca, tiro com arco, tiro esportivo, etc.

·         Esportes de marca;

·         Esportes técnico-combinatórios;

·         Esportes de combate;

·         Esportes de campo e taco;

·         Esportes com rede divisória ou parede de rebote;

·         Esportes de invasão.

 

PARTE 2 - ATIVIDADE TEÓRICA

Responda:

1. Relacione cada esporte a sua classificação:

a)    Esportes de precisão

b) Esportes de marca

c) Esportes técnico-combinatórios

d) Esportes de combate

e) Esportes de campo e taco

f) Esportes com rede divisória ou parede de rebote

g) Esportes de invasão

(      )    

(      )

(      )

(      )

(      )

(      )

(      )


PARTE 3 - ATIVIDADE PRÁTICA

Bocha:

O jogo será adaptado com bolas pequenas, como bolas de meia. É jogado individualmente e, para seu desenrolar, uma bola é lançada no espaço de jogo, os (as) jogadores (as) terão suas próprias bolas cada e o objetivo é jogar as bolas e comparar quem consegue jogar o mais próximo dessa primeira bola que foi jogada por uma pessoa imparcial.

 

Modelos:

   



Boa atividade!



Nenhum comentário:

Postar um comentário