14 dezembro, 2020

Prova Português 4ª etapa 9º Professor: Leonardo

 

Prova de Português. - 4ª etapa

Aluno(a): _____________________________________________________________________


TEXTO 1

 

IGUAL A VOCÊ? IMPOSSÍVEL.

 

Meu amigo Serginho ficou preocupado com essa história da Dolly*.... É que ele tem um irmão com quem ele briga muito e, se alguém fizesse um irmão igual ao irmão dele, ele ia apanhar sempre.

Não sei se você tem o mesmo problema do Serginho, mas não precisa ficar preocupado...

É que eu tenho primos gêmeos, sabe? Os dois nasceram no mesmo dia e têm a mesma cara! Nas festas, a gente até confunde! Eles ficam bem bravos... Mas, mesmo os meus primos sendo assim parecidos, puxa, como um é diferente do outro!

É por isso que eu sei que ser igual por fora é só uma parte bem pequena de cada um.

Porque o que interessa é o que está dentro. Como a gente vê o céu, a terra, o time para o qual a gente torce, a comida de que a gente mais gosta, o que a gente acha das outras pessoas...

O que faz a gente ser único, assim como a gente é, é o jeito que a gente sente cada uma dessas coisas.

Ter alguém parecido, com a cara do irmão do Serginho, por exemplo, não quer dizer muita coisa.

O que tem no pensamento e no sentimento é o que importa, e isso os cientistas nunca vão conseguir imitar, viu, Serginho?

(BONASSI, Fernando. Vida de gente. Belo Horizonte: Formato, 1999 – com adaptações.)

 

Dolly: primeiro mamífero clonado na história da Ciência, feito esse ocorrido em meados da década de 90 do século XX.

 

01.   Após a leitura do texto 1, fica claro que:

a)    é impossível às pessoas serem parecidas ou iguais.

b)    ser igual, obrigatoriamente, implica mesmo comportamento.

c)    aparência física e atitudes têm, sempre, uma relação de igualdade.

d)    mesmo quando as pessoas são parecidas externamente, as características interiores tornam-nas singulares e, portanto, únicas.

 

02.   A leitura do texto 1 permite interpretar que:

a)    o narrador dirige-se a seu amigo Serginho, exclusivamente.

a)    Serginho, narrador, dirige-se a um amigo e aos possíveis leitores do texto.

b)    o narrador e Serginho dirigem-se, exclusivamente, aos possíveis leitores do texto.

c)    o narrador dirige-se ao amigo Serginho e, também, aos possíveis leitores do texto.

 

03.   Para o narrador do texto, “O que faz a gente ser único” (linha 13) é:

 

a)       não ter sido clonado como a Dolly.

b)      ter uma maneira própria de ver as coisas.

c)       dar importância à aparência das pessoas.

d)      gostar de futebol.

 

 

TEXTO 2

A Raposa e o Cancão

 

Passara a manhã chovendo, e o Cancão todo molhado, sem poder voar, estava tristemente pousado à beira de uma estrada. Veio a raposa e levou-o na boca para os filhinhos. Mas o caminho era longo e o sol ardente. Mestre Cancão enxugou e começou a cuidar do meio de escapar à raposa. Passam perto de um povoado. Uns meninos que brincavam começam a dirigir desaforos à astuciosa caçadora. Vai o Cancão e fala:

— Comadre raposa, isto é um desaforo! Eu se fosse você não aguentava! Passava uma descompostura!...

A raposa abre a boca num impropério terrível contra a criançada. O Cancão voa, pousa triunfantemente num galho e ajuda a vaiá-la...

 

CASCUDO, Luís Câmara. Contos tradicionais do Brasil. 16ª ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.

 

04.   Ao final da história do texto 2, a raposa foi:

 

a)    cuidadosa.

b)    esperta.

c)    ingênua.

d)    Delicada.

 

05.   “Eu se fosse você não aguentava! Passava uma descompostura!...” A palavra em destaque, no trecho retirado do texto 2, tem sentido de:

a)    lição de moral.

b)    mau comportamento.

c)    traição.

d)    vingança.

 

06.   De acordo com a narrativa do texto 2, é correto afirmar que:

 

a)    A raposa era uma péssima caçadora.

b)    O Cancão era amigo da raposa.

c)    O Cancão enganou a raposa.

d)    A raposa não tinha intenção de matar o Cancão.

 

TEXTO 3



 

A Fênix remonta ao antigo Egito, sendo depois transmitido para os gregos e outras civilizações. Entre os egípcios, esta ave era conhecida como Bennu, porém ambas eram associadas ao culto do Deus-Sol, chamado no Egito. Ao morrer, este pássaro era devorado pelas chamas, ressurgindo delas uma nova Fênix, a qual juntava as cinzas de seu progenitor e, compassivamente, as conduzia ao altar do deus solar, localizado em Heliópolis, cidade egípcia.

 

07.   A história do texto 3 demonstra uma temática:

 

a)    religiosa.

b)    extrovertida.

c)    humorística.

d)    infantil.

 

08.   Percebe-se do texto 3 que:

 

a)    A Fênix era facilmente derrotada.

b)    A ave tinha medo do fogo.

c)    Esse mito era desconhecido dos egípcios.

d)    Ao morrer este pássaro era devorado pelas chamas.

 

TEXTO 4



 

Oráculo de Delfos era dedicado principalmente a Apolo e centrado num grande templo, ao qual vinham os antigos gregos para colocar questões aos deuses. Situado na Grécia, no que foi a antiga cidade chamada Delfos (que hoje já não existe), no sopé do monte Parnaso, nas encostas das montanhas da Fócida, a 700 m sobre o nível do mar e a 9,5 km de distância do golfo de Corinto.

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Or%C3%A1culo_de_Delfos

 

09.   Percebe-se do texto 4 que:

 

a)    o templo era dedicado a sacrifício humano.

b)    o oráculo era dedicado a deusa Era.

c)    o oráculo era dedicado ao deus Apolo.

d)    Delfos era localizado distante da Grécia antiga.

e)    Delfos era o principal deus dos gregos.

 

Texto 5

 

Amigo

 

que um amigo se reconheça

sempre

na face de outro amigo

e nesse espelho descanse

seus olhos

e derrame sua alma

como a crina de um cavalo

levemente pousada no vento

(...)

 

10.   O texto 5 valoriza o sentimento de:

a)    amizade.

b)    angustia.

c)    dor.

d)    tristeza.

 

Bom desempenho!

 

 

MARQUE AQUI SEU GABARITO

 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário