14 dezembro, 2020

7º ANOS - ARTES - 28ª SEMANA - ATIVIDADE AVALIATIVA - (A/B/C/D)


Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia

Projeto Professores e Alunos Conectados

ATIVIDADE AVALIATIVA DE ARTES (4° BIMESTRE) ANO/SEGMENTO: 7º Ano/ Anos Finais 

 

TEXTO SOBRE HISTÓRIA DO TEATRO COM ATIVIDADE


ARTE CÊNICA


Introdução ao Teatro: O teatro é o lugar onde um grupo de pessoas assiste a outro grupo de pessoas que representam. Os que representam são chamados de atores e o local onde desempenham sua função é chamado palco. O público ou espectadores são aqueles que   assistem à representação e a plateia é o local onde ficam acomodados. Os atores que estão no palco interpretam papéis e personagens, ou seja, "representam" ou tornam presentes os gestos e ações de outras pessoas, de animais, ou até de objetos. 


Teatro como uma Arte: No teatro é interessante saber estão presentes as mais diversas

modalidades artísticas: música, dança, desenho, pintura, literatura, escultura, expressão corporal,

maquiagem. O teatro e os profissionais que nele atuam (diretor, ator, atriz), bem como os elementos que

a ele pertencem (cenário, figurino, trilha sonora, iluminação), nos oferecem a oportunidade de conhecer

e confrontar culturas em momentos históricos distintos, possibilitando a ampliação dos nossos

conhecimentos e do nosso repertório artístico. Esses elementos, entretanto, só terão significados se você

souber decodificar as expressões faciais, os gestos, as ações, os cenários, o fundo musical, os figurinos.

No teatro, os atores representam ou interpretam papéis comunicando as idéias por meio do diálogo entre palco e platéia. Papel é o personagem representado pelo ator, e palco ou espaço cênico é o local onde os atores trabalham, atuando, representando, fazendo-se passar por outra pessoa.


Teatro Grego: O teatro nasceu, mais ou menos, no século VI a.C na velha Grécia. A consolidação do teatro, enquanto espetáculo, na Grécia antiga deu-se em função das manifestações em homenagem ao deus do vinho, Dionísio. A cada nova safra de uva, era realizada uma festa em agradecimento ao deus, através de procissões. Com o passar do tempo, essas procissões, que eram conhecidas como "Ditirambos", foram ficando cada vez mais elaboradas, e surgiram os “diretores de coro” (os organizadores das procissões). Nas procissões, os participantes se embriagavam, cantavam, dançavam e apresentavam diversas cenas das peripécias de Dionísio. Em procissões urbanas, se reuniam aproximadamente vinte mil pessoas, enquanto que em procissões de localidades rurais (procissões campestres), as festas eram menores. O primeiro diretor de coro foi Téspis, que foi convidado pelo tirano Préstato para dirigir a procissão de Atenas. Téspis desenvolveu o uso de máscaras para representar, pois, em razão do grande número de participantes, era impossível todos escutarem os relatos, porém podiam visualizar o sentimento da cena pelas máscaras.


O "Coro" era composto pelos narradores da história, que através de representação, canções e dancas, relatavam as histórias do personagem. Ele era o intermediário entre o ator e a platéia, e trazia os pensamentos e sentimentos à tona, além de trazer também a conclusão da peça. Também podia haver o “Corifeu”,  que era um representante do coro que se comunicava com a platéia. Em uma dessas procissões, Téspis inovou ao subir em um "tablado" (Thymele - altar), para responder ao coro, e assim, tornou-se o primeiro respondedor de coro (hypócrites). Em razão disso, surgiram os diálogos e Téspis tornou-se- o primeiro ator grego. O teatro da tragédia passou para a comédia que foram os gêneros básicos do Teatro Grego. Viveu a proibição da Igreja no início da Era Cristã, e se tornou mambembe, sendo apresentado em praças e feiras por saltimbancos. Depois a Igreja passou a dedicar maior atenção ao teatro e surgiram peças  de caráter litúrgico, marcando o período do teatro sagrado ou teatro de mistérios, ou farsa. Com a Renascença foi eletizado, pois só era apresentado em palácios, para um pequeno público, constituído por elementos da nobreza. Nessa época, surgiu a preocupação com os cenários e grandes mestres da pintura foram convidados para confeccioná-los.             

Montagem de uma peça teatral

O sucesso de uma peça teatral depende do trabalho conjunto de várias pessoas, começando pelo diretor e

terminando pelo simples mister da camareira.  

A equipe Artística

a)   Diretor: planifica o espetáculo, ensaia os atores, orienta as cenas etc.

b)  Ator: a pessoa que representa

c)   Cenarista ou cenógrafo: encarregado dos cenários

d)  Figurinista

e)   Maquiador - A equipe Técnica

a)   Contra – regra: o sucesso de uma peça teatral depende  muito do contra-egra, pois sua função é a de

fiscalizar todos os elementos que compõem o espetáculo.

b)  Iluminador

c)   Sonoplasta

d)  Maquinista: Encarregado pela armação dos cenários, pelas mudanças de cena, abertura e fechamento da

cortina.   

- A equipe Auxiliar 

a) Camareira

b) Zelador.

Fases da montagem de uma peça - Uma peça antes de ser apresentada ao público, passa por diversas fases que chamamos de fases de montagem de uma peça teatral. A primeira fase de uma montagem teatral é a interpretação oral. Nesta fase a leitura da peça deve ser repetida várias vezes, para que os atores percebam o sentido de cada palavra e a intenção do autor. A segunda fase é a atuação em cena.  Nesta fase o diretor se preocupa pela expressão corporal, procurando aperfeiçoar os gestos e a movimentação dos atores no palco, dentro dos limites dos cenários. Esta fase é conhecida como marcação da peça. A terceira e última fase é a do ensaio geral. Neste ensaio, os cenários, os figurinos, a sonoplastia e a iluminação deverão estar como se fosse o dia da estreia. Este é o momento de se corrigir as últimas falhas de interpretação e de montagem.

SOBRE O TEXTO, RESPONDA:

 

QUESTÃO 01 - O sucesso de uma peça teatral depende do trabalho conjunto de várias pessoas como:  a) Ator, cenário e grafite.

b)  Figurino, roteiro e rótulo.

c)   Espaço cênico, cena e rap.

d)  Alçapão, camarins e grafite.

e)   Ator, cenarista e sonoplasta.  

 

QUESTÃO 02 - No teatro estão presentes as mais diversas modalidades artísticas é correto afirmar: a) Música, dança e desenho;

b)  Pintura, literatura e arcadismo;

c)   Literatura, caricatura e expressão corporal;

d)  Maquiagem, design e pintura;

e)   Trilha sonora, fotografia e academismo.  

 

QUESTÃO 03 - Entre os tipos de peças ou gêneros teatrais na Grécia estão: a) A tragédia e a mancha;

b)  A comédia e a pantomima;

c)   A sátira e a comédia;

d)  A sátira  e corifeu;

e)   Tragédia e comédia.  

 

QUESTÃO 04 - É o conjunto de elementos organizados no espaço cênico, representando o lugar, ou lugares onde acontecem as ações dramáticas interpretadas pelo ator que representa uma peça. É correto afirmar: a) Ator;

b)  Personagem;

c)   Ato;

d)  Cena;

e)   Cenário.  

 

QUESTÃO 05 - O teatro viveu a proibição da Igreja no inicio da:  a) Idade Média

b)  Idade Moderna

c)   Era Cristã

d)  Idade Contemporânea

e)   Era Paleolítica.  

 

MARQUE ABAIXO O SEU GABARITO, TIRE FOTO E ENVIE PARA O PROFESSOR


1

2

3

4

5

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário