Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia
Projeto
Professores e Alunos Conectados
ATIVIDADES DE CIÊNCIAS – 27ª SEMANA
Prof. João Miranda
ANO/SEGMENTO: 9º Ano – Anos Finais
COMPONENTE
CURRICULAR: Ciências
UNIDADE
TEMÁTICA: Vida
e Evolução.
OBJETO DO CONHECIMENTO: Preservação da
biodiversidade.
HABILIDADES: (EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a
solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise
de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.
IDENTIFICAÇÃO
Nome Completo: _________________________________________
Escola:
_________________________________________________
9º ano/Turma: ____ Turno: ________ Data: ___/___/_____
ATIVIDADE 1
Leia o texto
“O Dia da Ecologia é comemorado em 5 de junho,
mesma data em que se comemora o Dia do Meio Ambiente, em virtude de um encontro
promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, a fim de tratar de
assuntos ambientais. O Dia da Ecologia é importante para gerar discussões e
reflexões sobre vários problemas que o nosso planeta enfrenta”.
FONTE: https://pixabay.com/pt/proteger-m%C3%A3os-ecologia-prote%C3%A7%C3%A3o-450596/
“A
poluição do ar, do
solo e da
água; o desmatamento; a diminuição
da biodiversidade e da água potável; a destruição da camada de ozônio; a
destruição das espécies vegetais e das florestas; a extinção de espécies
animais e vegetais, entre outros, são alguns dos temas que merecem atenção”.
Sobre
esse assunto, responda o que se pede a seguir:
Questão 1: Para você, qual a importância de preservarmos o meio ambiente?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2: Comente alguns tipos de poluição citado no texto e suas consequências.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 3: Todos
os fatores abaixo contribuem para a perda de biodiversidade, EXCETO:
A) ( ) A destruição de habitat
B) ( ) A contaminação da água, do solo e do ar
C) ( ) O aquecimento global
D) ( ) O uso sustentável dos recursos naturais
Questão 4: De acordo
com os seus conhecimentos, defina o conceito de biodiversidade. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 5: Sobre a
biodiversidade é correto afirmar que:
A)
( ) O tráfico de animais não prejudica
a biodiversidade de um determinado local, visto que a reprodução ocorre com
rapidez.
B)
( ) A biodiversidade é um conjunto de
espécies de animais de um determinado local, não incluindo a fauna, pois essa
não é um organismo vivo.
C)
( ) O desenvolvimento urbano e
econômico não ocasionou nenhuma perda para a biodiversidade em âmbito mundial.
D)
( ) A biodiversidade é o conceito que
abrange todas as formas de vida na natureza, incluindo as espécies animais,
vegetais e os micro-organismos.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
PROJETO
DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES – 2020
COMPONENTE
CURRICULAR: CIÊNCIAS DA NATUREZA ANO: 9°
Nº DE AULA: 12 E 13
ALUNO(A):____________________________________________ DATA____/____/______
HABILIDADE: (EF09CI04)
Leia o texto
“A luz branca é formada por uma mistura de ondas
de várias frequências. Quando a luz branca atravessa um prisma ou uma gota de
água, cada uma das ondas que a compõe sofre refração durante sua trajetória
(formando um arco-íris). Esse fenômeno é chamado de dispersão da luz. As cores dos objetos do nosso cotidiano, que não
tem luz própria e refletem a luz do Sol ou de uma lâmpada, são vistas porque
eles absorvem determinadas frequências de ondas que compõe a luz branca e
refletem outras. Essa cor não absorvida é a cor que vemos o objeto. Isso quer
dizer que quando vemos um carro verde, o mesmo absorveu todas as cores e apenas
refletiu a tonalidade verde do carro, com isso vemos apenas a cor verde e
dizemos que este veículo possui essa coloração. Já a folha branca absorve pouca
energia luminosa, refletindo praticamente toda a luz que incide sobre ela, por
isso vemos a cor branca. Já um objeto preto absorve quase toda a luz que incide
sobre ele, então é visto a cor preta”.
1 - Por que quando um feixe de luz branca passa
por um prisma se revelam as mesmas cores que podemos ver em um arco-íris?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 - Digamos que a luz solar do meio dia, que possui as
três cores primárias (verde, vermelho, azul) incida sobre uma maçã, como visto
na imagem A o que ocorre neste processo é que a textura da maçã acaba
absorvendo parte desta radiação, permitindo apenas a reflexão de uma faixa de
radiação, que aos olhos humanos é sentida com o tom vermelho. Na imagem B, a
textura do objeto gera uma reflexão total da radiação, gerando a percepção visual
da cor:
A) vermelho.
B) azul.
C) branco.
D) preto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário