09 dezembro, 2020

9º ANOS CIÊNCIAS 27ª SEMANA - JOÃO MIRANDA

Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia
Projeto Professores e Alunos Conectados
 ATIVIDADES DE CIÊNCIAS – 27ª SEMANA
Prof. João Miranda
ANO/SEGMENTO: 9º Ano – Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Ciências
UNIDADE TEMÁTICA: Vida e Evolução.
OBJETO DO CONHECIMENTO: Preservação da biodiversidade.
HABILIDADES: (EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.
IDENTIFICAÇÃO
Nome Completo: _________________________________________
Escola: _________________________________________________
9º ano/Turma: ____  Turno: ________ Data: ___/___/_____
 

ATIVIDADE 1

Leia o texto

“O Dia da Ecologia é comemorado em 5 de junho, mesma data em que se comemora o Dia do Meio Ambiente, em virtude de um encontro promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, a fim de tratar de assuntos ambientais. O Dia da Ecologia é importante para gerar discussões e reflexões sobre vários problemas que o nosso planeta enfrenta”.



FONTE: https://pixabay.com/pt/proteger-m%C3%A3os-ecologia-prote%C3%A7%C3%A3o-450596/

 

“A   poluição   do   ar, do   solo   e   da   água; o   desmatamento; a   diminuição   da biodiversidade e da água potável; a destruição da camada de ozônio; a destruição das espécies vegetais e das florestas; a extinção de espécies animais e vegetais, entre outros, são alguns dos temas que merecem atenção”.

Sobre esse assunto, responda o que se pede a seguir:

 

Questão 1: Para você, qual a importância de preservarmos o meio ambiente?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 2: Comente alguns tipos de poluição citado no texto e suas consequências.

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Questão 3: Todos os fatores abaixo contribuem para a perda de biodiversidade, EXCETO:

A) (    ) A destruição de habitat

B) (    ) A contaminação da água, do solo e do ar

C) (    ) O aquecimento global

D) (    ) O uso sustentável dos recursos naturais

 

Questão 4: De acordo com os seus conhecimentos, defina o conceito de biodiversidade. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 5: Sobre a biodiversidade é correto afirmar que:

A) (    ) O tráfico de animais não prejudica a biodiversidade de um determinado local, visto que a reprodução ocorre com rapidez.

B) (    ) A biodiversidade é um conjunto de espécies de animais de um determinado local, não incluindo a fauna, pois essa não é um organismo vivo.

C) (    ) O desenvolvimento urbano e econômico não ocasionou nenhuma perda para a biodiversidade em âmbito mundial.

D) (    ) A biodiversidade é o conceito que abrange todas as formas de vida na natureza, incluindo as espécies animais, vegetais e os micro-organismos.

                                                                                                                                         

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

PROJETO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES – 2020

 

 

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS DA NATUREZA  ANO: 9°  Nº DE AULA: 12 E 13

ALUNO(A):____________________________________________   DATA____/____/______

 

HABILIDADE: (EF09CI04)

 

Leia o texto

“A luz branca é formada por uma mistura de ondas de várias frequências. Quando a luz branca atravessa um prisma ou uma gota de água, cada uma das ondas que a compõe sofre refração durante sua trajetória (formando um arco-íris). Esse fenômeno é chamado de dispersão da luz. As cores dos objetos do nosso cotidiano, que não tem luz própria e refletem a luz do Sol ou de uma lâmpada, são vistas porque eles absorvem determinadas frequências de ondas que compõe a luz branca e refletem outras. Essa cor não absorvida é a cor que vemos o objeto. Isso quer dizer que quando vemos um carro verde, o mesmo absorveu todas as cores e apenas refletiu a tonalidade verde do carro, com isso vemos apenas a cor verde e dizemos que este veículo possui essa coloração. Já a folha branca absorve pouca energia luminosa, refletindo praticamente toda a luz que incide sobre ela, por isso vemos a cor branca. Já um objeto preto absorve quase toda a luz que incide sobre ele, então é visto a cor preta”.

 

1 - Por que quando um feixe de luz branca passa por um prisma se revelam as mesmas cores que podemos ver em um arco-íris? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 


2 - Digamos que a luz solar do meio dia, que possui as três cores primárias (verde, vermelho, azul) incida sobre uma maçã, como visto na imagem A o que ocorre neste processo é que a textura da maçã acaba absorvendo parte desta radiação, permitindo apenas a reflexão de uma faixa de radiação, que aos olhos humanos é sentida com o tom vermelho. Na imagem B, a textura do objeto gera uma reflexão total da radiação, gerando a percepção visual da cor:

A) vermelho.

B) azul.

C) branco.

D) preto.



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