Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia
Projeto
Professores e Alunos Conectados
7º ANO – CORREÇÃO DE FLUXO – ANOS FINAIS
ATIVIDADES DE CIÊNCIAS – 27ª SEMANA
Prof. João Miranda
ANO/SEGMENTO: 7º Ano – Correção de Fluxo –
Anos Finais
COMPONENTE
CURRICULAR: Ciências
UNIDADE
TEMÁTICA: Terra
e Universo.
OBJETO DO CONHECIMENTO: Sistema Sol, Terra e Lua. Clima.
HABILIDADES:
(EF08CI14) Relacionar climas regionais aos padrões de circulação
atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela forma e pelos
movimentos da Terra. (# Estude em Casa vol. 03 - ativ.24).
(EF08CI16)
Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a
partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas
pela intervenção humana. (# Estude em Casa vol. 03 - ativ.25)
IDENTIFICAÇÃO
Nome Completo:
_______________________________________________
Escola:
______________________________________________________
7º/8º ano/Turma: Correção de fluxo Turno: ________ Data: ___/___/_____
Atividade 1
Ø Latitude e clima
Existe
um conjunto de fatores climáticos que interferem e modificam o clima. No
entanto, para facilitar o compreendimento, costumamos analisá-los separadamente
e conhecer melhor a influência de cada um desses fatores sobre a dinâmica
climática. Nesta atividade vamos abordar a relação entre o clima e as
latitudes, mas antes vamos lembrar que latitude é a distância, em graus, de
qualquer ponto da superfície terrestre em relação à Linha do Equador. Quanto
menor a latitude, maiores são as temperaturas e vice-versa. Em outras palavras,
quanto mais próximo se está da Linha do Equador (valores mais próximos de 0º),
mais quente costuma ser o ambiente climático e quanto mais distante da linha do
equador (valores mais próximos de 90º), menos quente costuma ser. A latitude e
outros fatores climáticos são importantes para compreendermos os vários tipos
de climas da Terra, que modifica a vida das pessoas em diferentes localizações
e também o comportamento da fauna, da flora e demais elementos naturais.
Questão 1: Utilizamos a analogia
da lanterna para simbolizar a incidência da radiação solar sobre a Terra. Sobre
tudo que você leu e sobre as informações trazidas na imagem, explique a relação
entre a latitude e o clima.
Imagem adaptada disponível em: https://pt.slideshare.net/zequin1/clima-40868704. Acesso em 23 de mai. de 2020.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2: A latitude é medida
em graus de um ponto da superfície terrestre em relação à linha do equador. Ela
varia de 0º (no equador) a 90º para o norte e para o sul (nos polos).
Observe a tabela
abaixo com o valor aproximado da latitude de cinco cidades brasileiras e
indique as duas cidades que estão mais distantes da linha do equador e por isso
apresentam temperaturas mais baixas.
Questão 3: A latitude é medida em graus de um ponto da superfície terrestre em relação à linha do equador. Ela varia de 0º (no equador) a 90º para o norte e para o sul (nos polos). Observe a tabela abaixo com o valor aproximado da latitude de cinco cidades brasileiras e indique a cidade que está mais distante da linha do equador e a cidade mais próxima da linha do equador, respectivamente.
Atividade 2
Ø
Efeito das ações
antrópicas sobre o meio ambiente.
“Ação antrópica corresponde a uma
ação realizada pelo homem. Em decorrência dos impactos ambientais provocados
pelo homem, esse termo ganhou destaque nas discussões ambientais. A ação do
homem e os impactos negativos causados por ele no meio ambiente ganharam força
nos últimos 250 anos. A Revolução Industrial mudou todo o cenário mundial, o
novo modo de produzir voltado à obtenção de lucro, à produção em massa e à
mentalidade consumista estimulam cada vez mais alterações negativas no meio
ambiente. Os impactos negativos causados pela ação do homem como a degradação
ambiental, uso de energias não renováveis, desmatamento provocam alguns problemas ambientais como: destruição da camada de ozônio e Chuva Ácida;
Além das mudanças de hábitos e do estímulo ao consumo consciente, há
outras ações antrópicas positivas que podem diminuir os problemas ambientais,
como: coleta seletiva; reflorestamento de áreas que foram desmatadas;
reciclagem do lixo; uso de fontes renováveis de energia; preservação da
biodiversidade; estabelecimento de leis de conservação do meio ambiente; não
poluição de rios, lagos e mares; incentivo de políticas ambientais; recuperação
de matas ciliares; uso de filtro que diminuam a emissão de gases tóxicos pelas
indústrias; uso consciente da água”.
Questão 1: Relacione os
problemas ambientais à ação antrópica positiva ou ao impacto causado pela ação
antrópica negativa.
1ª coluna |
2ª coluna |
( 1 ) Ação antrópica positiva |
( )
Destruição da camada de ozônio |
( 2 ) Ação antrópica negativa e seus impactos |
( )
Recuperação de matas ciliares |
|
( )
Chuva ácida |
|
( )
Desmatamento |
|
( )
Coleta seletiva |
Questão 2: Assinale a alternativa que
não representa uma ação antrópica positiva é o(a)
A) coleta seletiva.
B) reflorestamento de áreas
desmatadas.
C) uso de fontes não
renováveis de energia.
D) não poluição dos recursos
hídricos.
Questão 3: Marque a alternativa que
cita apenas os impactos negativos de ações antrópicas.
A) Desmatamento e recuperação
de matas ciliares.
B) Uso de energias não
renováveis e reciclagem do lixo.
C) Chuva ácida e destruição
da camada de ozônio.
D) Chuva ácida e coleta
seletiva.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
PROJETO
DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES – 2020
COMPONENTE
CURRICULAR:CIÊNCIAS DA NATUREZA ANO:
7°/8º NºDE AULA: 12 E 13
ALUNO(A):____________________________________________ DATA____/____/______
HABILIDADE: (EF07CI11)
Leia o texto
“Pergunte aos seus familiares mais velhos se a tecnologia
na infância deles era igual a que as crianças tem acesso hoje em dia. Depois mande
uma mensagem para algum amigo e compartilhe com ele as mudanças na tecnologia.
Entretanto, com o avanço da tecnologia e o consumo elevado de equipamentos
gerou o que chamamos de lixo eletrônico. Toda essa tecnologia vem atualmente
associada à internet, no entanto, devemos ficar atentos ao mau uso dessa
ferramenta pois ela pode gerar propagandas enganosas, “fakes” – informações
falsas, aumento do isolamento social, substituição de momentos de estudo por
horas acessando redes sociais, invasão de privacidade e até riscos à saúde
física como sérios problemas de audição causados por ouvir música usando fones
de ouvido em volume altíssimo”.
01 - Com o avanço da tecnologia e o maior acesso à
internet, inúmeras possibilidades surgiram em vários setores, um deles é na
educação. Pensando nesse período de distanciamento social, pandemia e
atividades escolares domiciliares, cite aspectos em que o avanço da tecnologia
contribui com o processo de ensino.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
02 - A vasta
tecnologia utilizada hoje está atrelada à internet que surgiu com possibilidade
de juntar informações de dados em um só local e hoje atende a inúmeras necessidades
das pessoas. No ramo das Ciências, por exemplo, a internet possibilitou a
difusão de notícias, favorecendo o compartilhamento de descobertas científicas.
No entanto, devemos ter muito cuidado ao usar a internet. Cite dois aspectos
positivos e dois riscos no uso dessa tecnologia.
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário