09 dezembro, 2020

7º ANO CF CIÊNCIAS 27ª SEMANA - JOÃO MIRANDA

Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia

Projeto Professores e Alunos Conectados
 
7º ANO – CORREÇÃO DE FLUXO – ANOS FINAIS
ATIVIDADES DE CIÊNCIAS – 27ª SEMANA
Prof. João Miranda
 
ANO/SEGMENTO: 7º Ano – Correção de Fluxo – Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Ciências
UNIDADE TEMÁTICA: Terra e Universo.
 
OBJETO DO CONHECIMENTO: Sistema Sol, Terra e Lua. Clima.
 
HABILIDADES: (EF08CI14) Relacionar climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra. (# Estude em Casa vol. 03 - ativ.24).
(EF08CI16) Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana. (# Estude em Casa vol. 03 - ativ.25)
 
IDENTIFICAÇÃO
Nome Completo: _______________________________________________
Escola: ______________________________________________________
7º/8º ano/Turma: Correção de fluxo  Turno: ________ Data: ___/___/_____

 

Atividade 1

Ø  Latitude e clima

Existe um conjunto de fatores climáticos que interferem e modificam o clima. No entanto, para facilitar o compreendimento, costumamos analisá-los separadamente e conhecer melhor a influência de cada um desses fatores sobre a dinâmica climática. Nesta atividade vamos abordar a relação entre o clima e as latitudes, mas antes vamos lembrar que latitude é a distância, em graus, de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à Linha do Equador. Quanto menor a latitude, maiores são as temperaturas e vice-versa. Em outras palavras, quanto mais próximo se está da Linha do Equador (valores mais próximos de 0º), mais quente costuma ser o ambiente climático e quanto mais distante da linha do equador (valores mais próximos de 90º), menos quente costuma ser. A latitude e outros fatores climáticos são importantes para compreendermos os vários tipos de climas da Terra, que modifica a vida das pessoas em diferentes localizações e também o comportamento da fauna, da flora e demais elementos naturais.

Questão 1: Utilizamos a analogia da lanterna para simbolizar a incidência da radiação solar sobre a Terra. Sobre tudo que você leu e sobre as informações trazidas na imagem, explique a relação entre a latitude e o clima.


Imagem adaptada disponível em: https://pt.slideshare.net/zequin1/clima-40868704. Acesso em 23 de mai. de 2020.

 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 2: A latitude é medida em graus de um ponto da superfície terrestre em relação à linha do equador. Ela varia de 0º (no equador) a 90º para o norte e para o sul (nos polos).

Observe a tabela abaixo com o valor aproximado da latitude de cinco cidades brasileiras e indique as duas cidades que estão mais distantes da linha do equador e por isso apresentam temperaturas mais baixas.


Questão 3: A latitude é medida em graus de um ponto da superfície terrestre em relação à linha do equador. Ela varia de 0º (no equador) a 90º para o norte e para o sul (nos polos). Observe a tabela abaixo com o valor aproximado da latitude de cinco cidades brasileiras e indique a cidade que está mais distante da linha do equador e a cidade mais próxima da linha do equador, respectivamente.


Atividade 2

Ø  Efeito das ações antrópicas sobre o meio ambiente.

“Ação antrópica corresponde a uma ação realizada pelo homem. Em decorrência dos impactos ambientais provocados pelo homem, esse termo ganhou destaque nas discussões ambientais. A ação do homem e os impactos negativos causados por ele no meio ambiente ganharam força nos últimos 250 anos. A Revolução Industrial mudou todo o cenário mundial, o novo modo de produzir voltado à obtenção de lucro, à produção em massa e à mentalidade consumista estimulam cada vez mais alterações negativas no meio ambiente. Os impactos negativos causados pela ação do homem como a degradação ambiental, uso de energias não renováveis, desmatamento provocam  alguns problemas ambientais como: destruição da camada de ozônio e Chuva Ácida;   Além das mudanças de hábitos e do estímulo ao consumo consciente, há outras ações antrópicas positivas que podem diminuir os problemas ambientais, como: coleta seletiva; reflorestamento de áreas que foram desmatadas; reciclagem do lixo; uso de fontes renováveis de energia; preservação da biodiversidade; estabelecimento de leis de conservação do meio ambiente; não poluição de rios, lagos e mares; incentivo de políticas ambientais; recuperação de matas ciliares; uso de filtro que diminuam a emissão de gases tóxicos pelas indústrias; uso consciente da água”.

 

Questão 1: Relacione os problemas ambientais à ação antrópica positiva ou ao impacto causado pela ação antrópica negativa.

1ª coluna

2ª coluna

( 1 ) Ação antrópica positiva

(   )  Destruição da camada de ozônio

( 2 ) Ação antrópica negativa e seus impactos

(   )  Recuperação de matas ciliares

 

(   )  Chuva ácida

 

(   )  Desmatamento

 

(   )  Coleta seletiva

 

Questão 2: Assinale a alternativa que não representa uma ação antrópica positiva é o(a)

A) coleta seletiva.

B) reflorestamento de áreas desmatadas.

C) uso de fontes não renováveis de energia.

D) não poluição dos recursos hídricos.

 

Questão 3: Marque a alternativa que cita apenas os impactos negativos de ações antrópicas.

A) Desmatamento e recuperação de matas ciliares.

B) Uso de energias não renováveis e reciclagem do lixo.

C) Chuva ácida e destruição da camada de ozônio.

D) Chuva ácida e coleta seletiva.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

PROJETO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES – 2020

 

 

COMPONENTE CURRICULAR:CIÊNCIAS DA NATUREZA ANO: 7°/8º NºDE AULA: 12 E 13

ALUNO(A):____________________________________________   DATA____/____/______

 

HABILIDADE: (EF07CI11)

 

Leia o texto

“Pergunte aos seus familiares mais velhos se a tecnologia na infância deles era igual a que as crianças tem acesso hoje em dia. Depois mande uma mensagem para algum amigo e compartilhe com ele as mudanças na tecnologia. Entretanto, com o avanço da tecnologia e o consumo elevado de equipamentos gerou o que chamamos de lixo eletrônico. Toda essa tecnologia vem atualmente associada à internet, no entanto, devemos ficar atentos ao mau uso dessa ferramenta pois ela pode gerar propagandas enganosas, “fakes” – informações falsas, aumento do isolamento social, substituição de momentos de estudo por horas acessando redes sociais, invasão de privacidade e até riscos à saúde física como sérios problemas de audição causados por ouvir música usando fones de ouvido em volume altíssimo”.

 

01 - Com o avanço da tecnologia e o maior acesso à internet, inúmeras possibilidades surgiram em vários setores, um deles é na educação. Pensando nesse período de distanciamento social, pandemia e atividades escolares domiciliares, cite aspectos em que o avanço da tecnologia contribui com o processo de ensino.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

02 -  A vasta tecnologia utilizada hoje está atrelada à internet que surgiu com possibilidade de juntar informações de dados em um só local e hoje atende a inúmeras necessidades das pessoas. No ramo das Ciências, por exemplo, a internet possibilitou a difusão de notícias, favorecendo o compartilhamento de descobertas científicas. No entanto, devemos ter muito cuidado ao usar a internet. Cite dois aspectos positivos e dois riscos no uso dessa tecnologia.

__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário