09 dezembro, 2020

6º ANO CF CIÊNCIAS 27ª SEMANA + COMPLEMENTAR - DJAN

Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia
Projeto Professores e Alunos Conectados
6º ANO – CORREÇÃO DE FLUXO – ANOS FINAIS
ATIVIDADES DE CIÊNCIAS – 27ª SEMANA
Prof. Djan
 
ANO/SEGENTO: 6º Ano – Correção de Fluxo – Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Ciências
UNIDADE TEMÁTICA: Matéria e Energia / Terra e universo
 
OBJETO DO CONHECIMENTO: Máquinas simples. / Fenômenos naturais (vulcões, terremotos e tsunamis). Placas tectônicas e deriva continental.
 
HABILIDADES: (EF07CI01) Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas. (# Estude em Casa vol. 03 - ativ.24);
(EF07CI15) Interpretar fenômenos naturais (como vulcões, terremotos e tsunamis) e justificar a rara ocorrência desses fenômenos no Brasil, com base no modelo das placas tectônicas.  (# Estude em Casa vol. 03 - ativ.25)
 
IDENTIFICAÇÃO
Nome Completo: _______________________________________________

Escola:  ______________________________________________

6º/7º ano/Turma: Correção de fluxo  Turno: ________ Data: ___/___/_____

 

Atividade 1

Ø  Força e trabalho.

“Muitas vezes em nosso dia a dia aplicamos uma força como empurrar uma mesa ou puxar uma corda. Os corpos podem ser colocados em movimento, seu movimento interrompido ou, ainda, sofrer deformação, por causa da aplicação de uma determinada força. No entanto, ao arrastar uma mesa, por exemplo, a força aplicada realiza um trabalho pois provocou um deslocamento no corpo. Quanto mais uma pessoa desloca a mesa, por exemplo, maior será o trabalho realizado. Agora, imagine que você está segurando um objeto, sem desloca-lo, nesse caso podemos concluir que você não está realizando trabalho”.

 

Questão 1: Observe a imagem de um homem parado segurando a namorada no colo.

Sorocaba leva namorada no colo para ela não sujar os pés


O homem está realizando um trabalho? Justifique sua resposta. ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

 

QUESTÃO 02. Você já brincou de cabo de guerra? Para brincar, o ideal é ter pelo menos seis crianças, três de cada lado, uma corda e um lenço ou algo para determinar o meio da corda. Também é necessário marcar no chão com um giz no meio para indicar o limite entre os dois times. Analisando a brincadeira e os conceitos de força e trabalho, qual time ganhará o jogo?

Brincadeira Cabo de Guerra - Muzeez


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QUESTÃO 03.  Na situação 1, há um homem parado apoiando um carrinho de supermercado e na situação 2, há um homem apressado empurrando um carrinho de supermercado.



Analise as imagens e responda, em quais das situações está havendo realização de um trabalho segundo o conceito da física. Justifique. ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

Atividade 2

Ø  Formação geológica das placas tectônicas do Brasil e sua influência sobre a baixa ocorrência de terremotos e tsunamis.

 

“Você sabe explicar porque terremotos são tão raros no Brasil?  As placas tectônicas são grandes blocos rochosos que compõe a Terra e que se movimentam de forma lenta e uniforme em virtude das altas temperaturas no interior da Terra. A movimentação das placas resulta na formação de terremotos, tsunamis, etc. A maioria dos abalos sísmicos é é provocada pela pressão aplicada em duas placas contrárias. Portanto, as regiões mais vulneráveis à ocorrência dos terremotos são aquelas próximas às bordas das placas tectônicas. O Brasil está situado no centro da placa Sul-Americana, que atinge até 200 quilômetros de espessura. No entanto, existe a ocorrência de leve 


de terremotos no território brasileiro, causados por desgastes na placa tectônica, promovendo possíveis falhas geológicas. Essas falhas, causadoras de abalos sísmicos, estão presentes em todo o território nacional, proporcionando terremotos de pequena magnitude; alguns deles são considerados imperceptíveis na superfície terrestre”.

 

QUESTÃO 01. Por que os terremotos, tsunamis e erupções vulcânicas acontecem mais em algumas regiões do planeta? ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

 

QUESTÃO 02. Terremotos e tsunamis podem ocorrer:

A) pelo aquecimento das águas dos oceanos

B) em regiões situadas no centro das placas tectônica.

C) devido a erupções vulcânicas nos continentes.

D) devido à movimentação das placas tectônicas.

 

QUESTÃO 03. Por que no Brasil, quando acontecem terremotos, eles são de baixíssima intensidade? ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

 

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

PROJETO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES – 2020

 

 

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS DA NATUREZA ANO: 6°/7º Nº DE AULA:12 E 13

ALUNO(A):____________________________________________   DATA____/____/______

 

HABILIDADE: (EF06CI02)

Leia o texto:

Formação da ferrugem Você sabe como se forma a ferrugem? O processo de oxidação do metal ferro, a ferrugem, é fruto da reação química gerada pelo contato do ferro com o oxigênio presente na água e no ar. O oxigênio penetra no ferro e começa a comprometer a resistência do metal, processo chamado de oxidação. O oxigênio também está presente na água, que acelera esse processo. A combinação com o ar vai desgastando a estrutura do ferro, de fora para dentro. O ferro oxidado, chamado de ferrugem, assume uma coloração alaranjada e começa a se esfarelar até a degradação total. Para impedir que a água e o ar ajam, a solução é revestir com tinta ou óleo para impossibilitar o contato direto deles com o metal.



 01-  Nesta questão você deverá sair andando pela sua casa para pesquisar se existe alguma substância alaranjada nas grades das portas da sua casa, na bicicleta, esponja de aço ou até mesmo em pregos. Se sim, descreva aqui onde você encontrou e como você acha que era essa superfície antes do aparecimento desse material alaranjado.

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02- Como se chama esse processo que forma um material alaranjado nos pregos? Qual o metal presente nesses pregos e em outros materiais citados na primeira questão?

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03- Vamos imaginar, que para ter mais segurança em casa, sua mãe comprou uma grade de ferro para a porta principal. Após a instalação da grade, o que sua mãe deve fazer para garantir que a peça nova dure muitos e muitos anos? Justifique com base na ciência.

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