Secretaria Municipal de
Educação, Ciência e Tecnologia
Projeto Professores e Alunos Conectados
6º ANO – CORREÇÃO DE FLUXO –
ANOS FINAIS
ATIVIDADES
DE CIÊNCIAS – 27ª SEMANA
Prof. Djan
ANO/SEGENTO: 6º Ano – Correção de Fluxo – Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Ciências
UNIDADE TEMÁTICA: Matéria e Energia / Terra e universo
OBJETO
DO CONHECIMENTO: Máquinas
simples. / Fenômenos naturais (vulcões, terremotos e tsunamis). Placas
tectônicas e deriva continental.
HABILIDADES: (EF07CI01) Discutir a aplicação, ao longo da história,
das máquinas simples e propor soluções e invenções para a realização de tarefas
mecânicas cotidianas. (# Estude em Casa vol. 03 - ativ.24);
(EF07CI15)
Interpretar fenômenos naturais (como vulcões, terremotos e tsunamis) e
justificar a rara ocorrência desses fenômenos no Brasil, com base no modelo das
placas tectônicas. (# Estude em Casa
vol. 03 - ativ.25)
IDENTIFICAÇÃO
Nome Completo: _______________________________________________
Escola: ______________________________________________
6º/7º ano/Turma: Correção de fluxo Turno: ________ Data: ___/___/_____
Atividade 1
Ø
Força e trabalho.
“Muitas vezes em
nosso dia a dia aplicamos uma força como empurrar uma mesa ou puxar uma corda.
Os corpos podem ser colocados em movimento, seu movimento interrompido ou,
ainda, sofrer deformação, por causa da aplicação de uma determinada força. No
entanto, ao arrastar uma mesa, por exemplo, a força aplicada realiza um
trabalho pois provocou um deslocamento no corpo. Quanto mais uma pessoa desloca
a mesa, por exemplo, maior será o trabalho realizado. Agora, imagine que você
está segurando um objeto, sem desloca-lo, nesse caso podemos concluir que você
não está realizando trabalho”.
Questão 1: Observe a imagem de um homem parado
segurando a namorada no colo.
O homem está realizando um trabalho?
Justifique sua resposta.
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QUESTÃO 02.
Você já brincou de cabo de guerra? Para brincar, o ideal é ter pelo menos seis
crianças, três de cada lado, uma corda e um lenço ou algo para determinar o
meio da corda. Também é necessário marcar no chão com um giz no meio para
indicar o limite entre os dois times. Analisando a brincadeira e os conceitos
de força e trabalho, qual time ganhará o jogo?
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QUESTÃO 03. Na situação 1, há um homem parado apoiando um
carrinho de supermercado e na situação 2, há um homem apressado empurrando um
carrinho de supermercado.
Analise as imagens
e responda, em quais das situações está havendo realização de um trabalho
segundo o conceito da física. Justifique.
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Atividade 2
Ø Formação geológica das placas tectônicas do Brasil e sua influência
sobre a baixa ocorrência de terremotos e tsunamis.
“Você sabe explicar porque terremotos são tão raros no Brasil? As placas tectônicas são grandes blocos rochosos que compõe a Terra e que se movimentam de forma lenta e uniforme em virtude das altas temperaturas no interior da Terra. A movimentação das placas resulta na formação de terremotos, tsunamis, etc. A maioria dos abalos sísmicos é é provocada pela pressão aplicada em duas placas contrárias. Portanto, as regiões mais vulneráveis à ocorrência dos terremotos são aquelas próximas às bordas das placas tectônicas. O Brasil está situado no centro da placa Sul-Americana, que atinge até 200 quilômetros de espessura. No entanto, existe a ocorrência de leve
de terremotos no território brasileiro, causados por desgastes na placa tectônica, promovendo possíveis falhas geológicas. Essas falhas, causadoras de abalos sísmicos, estão presentes em todo o território nacional, proporcionando terremotos de pequena magnitude; alguns deles são considerados imperceptíveis na superfície terrestre”.
QUESTÃO 01. Por que os
terremotos, tsunamis e erupções vulcânicas acontecem mais em algumas regiões do
planeta?
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QUESTÃO 02. Terremotos e tsunamis podem ocorrer:
A)
pelo aquecimento das águas dos oceanos
B)
em regiões situadas no centro das placas tectônica.
C)
devido a erupções vulcânicas nos continentes.
D)
devido à movimentação das placas tectônicas.
QUESTÃO 03. Por que no Brasil, quando acontecem terremotos, eles são de baixíssima
intensidade?
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SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
PROJETO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES – 2020
COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS DA NATUREZA ANO: 6°/7º Nº DE
AULA:12 E 13
ALUNO(A):____________________________________________ DATA____/____/______
HABILIDADE: (EF06CI02)
Leia o texto:
Formação da ferrugem Você sabe como se forma a ferrugem? O processo de oxidação do metal ferro, a ferrugem, é fruto da reação química gerada pelo contato do ferro com o oxigênio presente na água e no ar. O oxigênio penetra no ferro e começa a comprometer a resistência do metal, processo chamado de oxidação. O oxigênio também está presente na água, que acelera esse processo. A combinação com o ar vai desgastando a estrutura do ferro, de fora para dentro. O ferro oxidado, chamado de ferrugem, assume uma coloração alaranjada e começa a se esfarelar até a degradação total. Para impedir que a água e o ar ajam, a solução é revestir com tinta ou óleo para impossibilitar o contato direto deles com o metal.
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02- Como se chama esse processo que forma um
material alaranjado nos pregos? Qual o metal presente nesses pregos e em outros
materiais citados na primeira questão?
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03- Vamos imaginar, que para ter mais
segurança em casa, sua mãe comprou uma grade de ferro para a porta principal.
Após a instalação da grade, o que sua mãe deve fazer para garantir que a peça
nova dure muitos e muitos anos? Justifique com base na ciência.
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