8º ANO – ANOS FINAIS
LÍNGUA PORTUGUESA
Ano/Etapa: 8º ano – Anos Finais Componente Curricular: Língua Portuguesa
27ª Semana
Escola: EEF
Dalva Pontes da Rocha
Profs: Leonardo
Trajano/ Marcos Batista/ Mariane Frota
Objeto do conhecimento: Reconstrução
das condições de produção e recepção dos textos e adequação do texto à
construção composicional e ao estilo de gênero. (Gênero textual: Artigo de divulgação científica)
Aluno (a):
Habilidade: (EF69LP35)
Atenção! Para melhor
visualização e leitura
dos textos trabalhados nessa atividade, você pode
clicar no link a seguir:
http://capes.cienciahoje.org.br/viewer/?file=/revistas/pdf/chc_245.pdf
01 - O texto que você vai ler a seguir é um artigo científico que foi publico na revista “Ciência hoje das crianças” em maio de 2013. A partir do nome da revista e da observação de sua capa, podemos afirmar que o texto que iremos ler tratará sobre qual tema?
02) A partir da
observação da capa acima, qual informação está em destaque, isto é, chama mais
atenção do leitor?
Leia o artigo científico a seguir para responder as questões abaixo:
03 |
03) Além da gripe, quais outras doenças ou vírus podem causar?
04) É verdade que apenas
os seres humanos são prejudicados pelos vírus? Explique: o que o artigo
científico fala sobre isso?
05)
O texto afirma
que “Cada tipo de vírus tem um formato diferente, mas todos eles têm
duas características básicas em comum”. Descreva quais são essas duas características.
06) De acordo com o
artigo científico, como acontece a reprodução do vírus? Para responder essa pergunta, organize,
através de sequência
enumerativa (1º, 2º, 3,º...) o passo
a passo que o vírus realiza durante o seu processo de reprodução.
07) Toda pessoa possui
em seu organismo um mecanismo de defesa chamado Sistema Imunológico. A partir
do que é afirmado no texto, explique com suas palavras como ele funciona em
nosso corpo.
08) Na última página do
artigo científico, a autora afirma o seguinte: “Na fabricação de vacinas são utilizados os vírus causadores das
doenças. (...) Mas há um detalhe importante... Nas vacinas os vírus são
atenuados ou inativados.” Explique o que isso quer dizer, ou seja, explique
como acontece esse processo de atenuação ou de inativação dos vírus para a
produção de vacinas.
09) Além da vacina,
quais outros mecanismos podem ser usados no combate a infecção viral?
10) Hoje nós vivemos um período pandêmico que
foi causado pelo aparecimento de um novo vírus que já matou milhares de pessoas
ao redor do mundo, o Sars-Cov-2. Infelizmente ainda não existe uma vacina
pronta para proteger a população, no entanto, há algumas atitudes que podem
amenizar o crescimento da taxa de contágio desse vírus. Através de um desenho,
registre no espaço
abaixo (ou no seu caderno)
uma maneira eficaz de nos protegermos contra o Sars-Cov-2.
Leia o texto abaixo
Quando olhei a terra ardendo Qual fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai Por que tamanha judiação
Eu perguntei a Deus do céu, ai Por que tamanha judiação
Quando olhei a terra ardendo Qual fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai Por que tamanha judiação
Eu perguntei a Deus do céu, ai Por que tamanha judiação
Que braseiro, que fornaia Nem um pé de plantação
Por falta d'água perdi meu gado Morreu de sede meu alazão
Por farta d'água perdi meu gado Morreu de sede meu alazão
Inté mesmo a asa branca Bateu asas do sertão
Entonce eu disse, adeus Rosinha Guarda contigo meu coração
Hoje longe, muitas légua Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar ai pro meu sertão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar ai pro meu sertão
Quando o verde dos teus olhos Se espalhar na plantação
Eu te asseguro não chore não, viu Que eu voltarei, viu
Meu coração
Eu te asseguro não chore não, viu Que eu voltarei, viu
Meu coração
01.
O
Rei do Baião, como ficou conhecido Luiz
Gonzaga, nasceu em Exu – Pernambuco. Foi responsável por levar para o Brasil e para o mundo a riquíssima
cultura musical nordestina. São
31 anos da sua morte, mas a música Asa Branca tornou-se imortal trazendo
uma variedade linguística marcante
e um contexto histórico que representam o povo do
a-centro-oeste
b-nordeste
c- norte
d-sudeste
Observe a imagem.
Disponível em: http://cearensidade.com.br/grupo-de-voluntarios-presta- apoio-emocional-e-psicologicodurante-pandemia-que- comete-o-pais/.
Acesso em 01 de ago. de 2020
02.
Qual a opinião defendida
pela campanha?
a)
que podemos desabafar, pois
não estamos sós.
b)
que a pandemia é uma situação passageira.
c)
que precisamos fazer trabalhos relacionados à pandemia.
d)
que podemos desenvolver
problemas psicológicos a
toda hora
Leia o texto abaixo
03. De acordo com a estrutura do texto e
o suporte em que ele foi veiculado, pode-se
dizer que o gênero textual
é
a- anúncio publicitário
b- notícia
c- panfleto
d-propaganda
“Intertextualidade”.
Leia os poemas a seguir:
MEUS OITO ANOS (Casimiro de Abreu)
Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida, Da minha infância querida
Que os anos não trazem
mais! Que amor, que sonhos,
que flores, Naquelas tardes
fagueiras
À sombra das bananeiras, Debaixo dos laranjais!
(...)
Trepava a tirar as mangas, Brincava à beira do mar;
Rezava às Ave-Marias, Achava o céu sempre lindo, Adormecia sorrindo,
E despertava a cantar ! (...)
MEUS OITO ANOS (Oswald de Andrade)
Das horas
Que os anos não trazem mais Naquele quintal de terra
Da Rua de Santo Antônio Debaixo da bananeira Sem nenhum laranjais
Eu tinha doces visões Da cocaína da infância Nos banhos deastro-rei
Do quintal de minha ânsia A cidade progredia
Em roda de minha casa
Que os anos não trazem mais
Debaixo da bananeira Sem nenhum laranjais”
04.
A intertextualidade é um recurso utilizado
entre textos, quando um texto
já criado exerce influência
na criação de um novo texto e são várias as maneiras de produzir a intertextualidade.
Observando os poemas acima,
pode-se afirmar que o autor
Oswald de Andrade utilizou
um tipo de intertextualidade chamada de
a) citação
b) epígrafe
c) paráfrase
d) paródia
Observe as imagens
05.
.Ao comparar as duas imagens, percebe-se que
há uma relação de diálogo entre as mesmas.
Essa relação pode ser chamada de
a) comparação
b) cópia
c) imitação
d) intertextualidade
06.
O anúncio publicitário
do produto alimentício faz referência à música de Rita
Lee, Mania de você. Nesse
caso, tem-se uma:
a- alusão
b- intertextualidade
c- paráfrase
d- paródia
Leia o artigo de divulgação
científica a seguir.
Contribuições da biologia à luta contra o racismo As ciências
biológicas, assim como as ciências sociais, deram, durante muito tempo,
estatuto científico ao racismo. Nelas, ele
baseava- se especialmente na afirmação de que a espécie humana era composta de três grandes
raças e cada uma delas tinha
atributos intelectuais e comportamentais
específicos que justificavam uma hierarquia biologicamente
estabelecida. Quem pensava assim via na prática social a
comprovação dessa hierarquia. O conceito
de raça – ou subespécie
– era, portanto, o alicerce
científico para o passo seguinte, o racismo
e seu corolário,
a superioridade racial de um grupo privilegiado.
A principal
pergunta pertinente às ciências
biológicas sobre esta questão é: a espécie
humana é, objetivamente, composta por
raças diferentes? Respondida esta
pergunta poderíamos, então, partir para a seguinte: uma raça
é superior a outra?
Essas questões receberam respostas diferentes ao longo dos últimos 200 anos. Hoje, o desenvolvimento e o acúmulo dos
conhecimentos sobre a evolução da espécie humana, fornecidos principalmente pela paleoantropologia
e pela genética, estabeleceram
provas irrefutáveis sobre a inexistência
de raças na espécie humana e desmascararam a camisa de força imposta
por cientistas para adequar a realidade à prática social e
à ideologia. (...)
Disponível em: http://projetoseeduc.cecierj.edu.br/eja/recurso-multimidia-
professor/portugues/novaeja/m4u05/4_Lendo_um_artigo_importante.pdf. Acesso em: 01 de set. 2020.
07. No texto, existem 3 palavras
destacadas, que são: assim como; portanto e então. O sentido que
elas estabelecem no texto é
de
a)
conclusão.
b)
oposição.
c)
concordância.
d)
dúvida.
Leia o texto.
A HISTÓRIA DA SAÚDE INDÍGENA NO BRASIL E OS DESAFIOS
DA PANDEMIA DE COVID-19
Carolina
Arouca G. de Brito*
Ao
longo dos últimos anos, a saúde indígena tem sido tema de importantes
levantamentos e estudos sistemáticos no campo das Ciências Sociais (Brito,
2019, 2014; Cardoso et al,2012; Coimbra, 2013; Costa, 1987; Garnelo et al,
2003; Garnelo, 2012, 2014; Pontes et al, 2019; Santos; Langdon, 2004; Verani,
1999; entre outros). Nesse conjunto de reflexões, figuram os temas das
epidemias, das iniciativas de assistência sanitária, das especificidades
socioculturais, das carências nutricionais, da demografia e da criação da
política de saúde indígena brasileira.
Em tempos
de pandemia de Covid-19, recorremos a essa literatura sob a metodologia de análise da História
da Saúde, com foco nas populações indígenas, em busca de elementos processuais
que contribuam para ampliar nosso conhecimento, nossa empatia e nosso
compromisso social e acadêmico com os povos indígenas do Brasil.
Há
tempos, nossas populações indígenas enfrentam inúmeras tensões no âmbito da
saúde, desde os primeiros contatos com os não indígenas, ainda no século
16, passando pelas epidemias de gripe e sarampo,
no século 20, mais recentemente com a gripe
H1N1, em 2009, até a pandemia de Covid-19, em 2020. Cada uma dessas epidemias e/ou crises
sanitárias impactaram de diferentes formas os grupos indígenas atingidos, seja
social, econômica ou demograficamente, sendo, portanto, importante um olhar
para as especificidades de cada região e de cada povo na compreensão e no
enfrentamento de questões de saúde pública entre os povos indígenas (...).
Disponível em: http://coc.fiocruz.br/index.php/pt/todas-as-noticias/1779-a-historia-da-saude-indigena-no-brasil-
e-os-
desafios-da-pandemia-de-covid-19.html#.X05OyshKhPY. Acesso em: 01 de set. 2020.
08.
No texto acima as
expressões Em tempos de e Há tempos indicam
a)
modo.
b)
intensidade.
c)
tempo.
d)
dúvida.
Leia o texto
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: REVISÃO SISTEMÁTICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL NO PERÍODO DE 2009 A 2013
No Brasil, esta condição apresenta elevada prevalência e coloca a VCM como um dos problemas
prioritários a ser combatidos pela saúde pública e pelos organismos de defesa
dos direitos humanos, assim como um desafio ao setor saúde. Apesar de
caracterizar-se como um problema relevante, a VCM apenas ganhou maior
notoriedade no Brasil com a criação da Lei 11.340/2006 – conhecida como Lei
Maria da Penha. Este tipo de violência passou, então, a ser definido como um
crime específico e possíveis mudanças
na forma de punição aos agressores foram
proporcionadas.
09. A expressão Ademais, presente no último parágrafo, pode ser substituída por
a) desse jeito.
b) além disso.
c) outrora.
d) demasiado.
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