Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia
Projeto Professores e Alunos
Conectados ARTE – 26ª SEMANA
30/11/2020
ANO/SEGMENTO: 7º Ano/ Anos Finais
Nessa atividade iremos abordar a temática proposta pelo caderno SP Faz Escola, usando a linguagem da dança como ponto de partida para o desenvolvimento das habilidades.
Para começar iremos ver uma breve descrição sobre a dança tradicional e a dança contemporânea.
Dança tradicional: Também conhecida como dança folclórica, são
danças típicas e tradicionais da cultura de um povo. A dança folclórica pode
ser realizada por qualquer homem, mulher, criança e/ou idoso, não se limitando
aos bailarinos ou dançarinos profissionais, embora existam grupos profissionais
de dança folclórica.
Dança
contemporânea:
A partir das décadas de 60 e 70, as coreografias e estruturas
formais do balé deram espaço a um novo contexto de produção artística. Uma nova
geração de coreógrafos experimenta e apresenta diferentes formas de expressão
corporal se apropriando de elementos de outros gêneros da dança, de outras
linguagens artísticas e de recursos tecnológicos.
Após
a leitura dessas descrições vamos aprofundar um pouco sobre nosso conhecimento
sobre os elementos do movimento em nosso dia a dia e na dança. Elementos
constitutivos do movimento cotidiano:
1. Movimento corporal – quando um corpo ou
parte dele se movimenta em um determinado tempo e espaço;
2. Percepção do tempo - velocidade do
movimento corporal (ritmo e duração), contrastes (rápido, médio, lento),
contratempo;
3. Exploração do espaço - direções (cima,
baixo, lado, frente, trás e diagonais), dimensões (pequeno, médio e grande),
níveis (baixo, médio e alto) e extensões (perto, médio e longe).
Elementos
constitutivos do movimento dançado:
1. Espaço
- forma direta ou flexível;
2. Tempo
– rápido, lento ou moderado;
3. Peso
- leve ou forte;
4. Fluência
(fluxo) – livre ou controlado.
ATIVIDADE 1: SONDAGEM
1.
Quais os elementos que compõem os nossos
movimentos? Será que nos movimentamos sempre da mesma maneira, em qualquer
situação cotidiana?
2.
Os movimentos que fazemos dentro da sala de
aula, entre as carteiras, são os mesmos que fazemos no pátio da escola? O espaço
interfere em nossos movimentos?
3.
Quando passeamos pelas ruas ou quando estamos
com muita pressa, utilizamos o mesmo ritmo para andar? Ou imprimimos ritmos
diferentes? O tempo interfere nos nossos movimentos?
4.
Os movimentos do dia-a-dia são iguais aos
movimentos representados nas danças? Por quê?
5.
A expressão e a representação do dançarino, ao
apresentar-se para o público, é igual à sua expressão e representação no seu
dia-a-dia? Você já viu
Nenhum comentário:
Postar um comentário