01 dezembro, 2020

7º ANOS - ARTES - 26ª SEMANA - (A/B/C/D)

                               Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia

Projeto Professores e Alunos 


Conectados ARTE – 26ª SEMANA  


30/11/2020


ANO/SEGMENTO: 7º Ano/ Anos Finais 

 

Nessa atividade iremos abordar a temática proposta pelo caderno SP Faz Escola, usando a linguagem da dança como ponto de partida para o desenvolvimento das habilidades.


Para começar iremos ver uma breve descrição sobre a dança tradicional e a dança contemporânea.



 

Dança tradicional: Também conhecida como dança folclórica, são danças típicas e tradicionais da cultura de um povo. A dança folclórica pode ser realizada por qualquer homem, mulher, criança e/ou idoso, não se limitando aos bailarinos ou dançarinos profissionais, embora existam grupos profissionais de dança folclórica.

Dança contemporânea:

A partir das décadas de 60 e 70, as coreografias e estruturas formais do balé deram espaço a um novo contexto de produção artística. Uma nova geração de coreógrafos experimenta e apresenta diferentes formas de expressão corporal se apropriando de elementos de outros gêneros da dança, de outras linguagens artísticas e de recursos tecnológicos.

 

Após a leitura dessas descrições vamos aprofundar um pouco sobre nosso conhecimento sobre os elementos do movimento em nosso dia a dia e na dança. Elementos constitutivos do movimento cotidiano:

 

1.       Movimento corporal – quando um corpo ou parte dele se movimenta em um determinado tempo e espaço;

2.       Percepção do tempo - velocidade do movimento corporal (ritmo e duração), contrastes (rápido, médio, lento), contratempo;

3.       Exploração do espaço - direções (cima, baixo, lado, frente, trás e diagonais), dimensões (pequeno, médio e grande), níveis (baixo, médio e alto) e extensões (perto, médio e longe).

 

Elementos constitutivos do movimento dançado:

 

Rudolf Laban foi um dançarino, coreógrafo e artista que se dedicou ao estudo e sistematização da linguagem do movimento. Por meio de seus estudos e notações, ele dividiu os fatores do movimento em 4 categorias. 

 

 

1.   Espaço - forma direta ou flexível;

2.   Tempo – rápido, lento ou moderado;

3.   Peso - leve ou forte;

4.   Fluência (fluxo) – livre ou controlado.

ATIVIDADE 1: SONDAGEM

 

1.       Quais os elementos que compõem os nossos movimentos? Será que nos movimentamos sempre da mesma maneira, em qualquer situação cotidiana?

2.       Os movimentos que fazemos dentro da sala de aula, entre as carteiras, são os mesmos que fazemos no pátio da escola? O espaço interfere em nossos movimentos?

3.       Quando passeamos pelas ruas ou quando estamos com muita pressa, utilizamos o mesmo ritmo para andar? Ou imprimimos ritmos diferentes? O tempo interfere nos nossos movimentos?

4.       Os movimentos do dia-a-dia são iguais aos movimentos representados nas danças? Por quê?

5.       A expressão e a representação do dançarino, ao apresentar-se para o público, é igual à sua expressão e representação no seu dia-a-dia? Você já viu 


Nenhum comentário:

Postar um comentário