Projeto Professores e Alunos Conectados LÍNGUA PORTUGUESA – 26ª SEMANA
30/11/2020 ANO/SEGMENTO: 7º Ano/ Anos Finais
Leia o texto abaixo e depois responda as questões: O JUMENTO Era uma vez, numa fazenda muito distante da cidade, um fazendeiro
que possuía um jumento que sabia falar. Esse animal era muito sabido, tudo que o dono dele pedia, ele
prontamente fazia. Mas o pobre do animal, apesar da sua capacidade de falar e entender
o que seu dono dizia, não era valorizado, alimentava-se da pior comida e
dormia no relento da noite fria. Certa vez, o fazendeiro precisava ir à cidade, uma viagem muito
longa, que demoraria dois dias para chegar. Levou consigo seu jumento para
trazer as mercadorias que compraria. Durante o percurso, o fazendeiro
tropeçou e caiu dentro de um buraco, mas logo conseguiu se levantar. O
jumento começou a caçoar do seu dono, rindo e relinchando sem parar. O fazendeiro não se conteve e se revoltou com o pobre, além de
batê-lo, falava muitos palavrões com o desprovido animal. Não demorou em
chamar a atenção das pessoas que por ali transitavam. Um camponês que passava
por perto se admirou da sabedoria do animal em compreender toda aquela
situação e se encantou com o bicho. O fazendeiro, com muita raiva do jumento,
foi até onde estava aquele pobre camponês e disse: __Você quer comprar este jumento? __Quero, mas só tenho dez moedas. Respondeu o homem. __Tá bom, você leva o jumento e eu fico com suas dez moedas! Disse o
fazendeiro. Assim, o fazendeiro vendeu seu animal pelas míseras dez moedas de
tão pouco valor que não davam para comprar nem sequer um saco de milho.
Retornou para sua casa e desistiu da sua viagem. Dias depois, o fazendeiro estava
despreocupado, deitado em sua rede feliz, pois não precisava alimentar o
jumento, quando de repente chegou seu amigo, outro fazendeiro, e lhe
apresentou o jornal que destacava um camponês que possuía um jumento que sabia
falar, muito feliz e rico, pois o animal estava fazendo um sucesso tremendo
na cidade. __ Minha nossa senhora, olha onde está meu jumento!!! Admirou-se o
fazendeiro. __ Como é que é seu jumento, se você o vendeu? Ponderou seu amigo. O fazendeiro ficou pensativo ao descobrir que o jumento foi parar no
jornal. Então, quando na rua passava, as soas perguntavam a razão de ter
vendido seu animal, já que ele era diferente e sabia falar. Mas nem ele compreendia a burrice que havia feito. E assim o fazendeiro ficou sem o jumento, na pobreza, todo o resto
da sua vida. Não aproveitou a sabedoria do bicho. Agora, dizem que o jumento
vive comendo da melhor comida e bebendo do melhor vinho. De Sousa, Raylane Furtado. 6º ano de 2018. Escola João Moreira
Barroso. São Gonçalo do Amarante. Adaptado pelo professor Francisco Maurício Araújo 1ª) O gênero do texto é a) crônica,
porque apresenta fatos do cotidiano. b) conto,
porque narra uma história ficcional, criada pela imaginação da autora. c) lenda,
pois apresenta personagens místicos e enredo fantasioso. d) relato, porque o narrador apenas apresenta fatos vividos por ele. 2ª)O acontecimento central do texto é
md)mostrar a felicidade da personagem ao descobrir o que aconteceu com seu jumento. 11) No trecho: “... pois o animal estava fazendo um sucesso tremendo na cidade.”, a palavra destacada tem o mesmo significado de a) importante b) assustador c) aterrorizante d) grandioso 12) No final do texto, percebe-se que: a) o jumento continuava se alimentando da mesma comida que ganhava do fazendeiro. b) o fazendeiro ficou feliz quando descobriu o que o seu antigo animal ficou famoso. c) o jumento se alimentava melhor na casa do campones. d) o fazendeiro ficou rico, bebendo do melhor vinho e comendo da melhor comida. ATIVIDADES COMPLEMENTARES ABAIXO COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA ANO: 7º ANO Nº DE AULA: AULA 10 ATIVIDADE X Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados. Caro aluno, as figuras de linguagem são recursos
linguísticos a que os autores recorrem para tornar a linguagem mais rica e
expressiva. Esses recursos revelam a sensibilidade de quem os utiliza,
traduzindo particularidades do emissor da linguagem. As figuras de linguagem
exprimem também o pensamento de modo original e criativo, exploram o sentido
não literal das palavras, realçam sonoridade de vocábulos e frases e até mesmo,
organizam orações, afastando-a, de algum modo, de uma estrutura gramatical
padrão, a fim de dar destaque a algum de seus elementos. A ironia é uma figura
de linguagem que consiste no emprego de uma palavra ou expressão de forma que
ela tenha um sentido diferente do habitual e produza um humor sutil. Para que a
ironia funcione, esse jogo com as palavras deve ser feito com elegância, de uma
maneira que não deixe transparecer imediatamente a intenção. Por isso, muitas
vezes é necessária uma leitura atenta do texto para que possamos perceber a
ironia ou o efeito de humor presentes nele. Para ficar mais claro, observe a
questão a seguir. Leia o texto. Tarefa difícil Ainda é cedo quando um jovem entra na fazenda à
procura de serviço. Logo é atendido pelo fazendeiro, que lhe dá a primeira
tarefa. — Tome este banquinho e este balde. Vá ali naquele
galpão e tire o leite da Malhada. É minha vaquinha leiteira. — Certamente, senhor! Vou agora mesmo! Bastante
animado, lá vai o rapaz. Não demora muito e ouvem-se mugidos e gritaria. O
rapaz sai apressadamente do galpão segurando o banquinho em uma mão e o balde,
sem nenhuma gota de leite, na outra. — O que houve? - Perguntou o fazendeiro. —
Senhor,
tirar leite da vaca até que é fácil, mas fazer ela sentar no banquinho, não dá
mesmo! Fonte: Livro Bem-te-li. 4ª série. FTD. p. 98. 1. O humor da tirinha se dá pelo fato do rapaz a) ir trabalhar bastante animado. b) procurar serviço na fazenda. c) tentar sentar a vaca no banquinho d) tirar leite da vaca malhada Observe
a imagem a seguir. Fonte:
https://lista10.org/humor/10- 2 - A imagem retrata um print de uma conversa no aplicativo Whatsapp. Explique o que causa o efeito humorístico na conversa. Observe a charge. Fonte:
https://br.pinterest.com/jonasreiscorrea/charges-e- O humor do texto se dá
pelo fato de as senhoras não a) compreenderem a leitura do código de barras. b) conseguirem utilizar o caixa eletrônico c) enxergarem direito o que está escrito no boleto. d) saberem apertar as teclas corretamente. COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA ANO: 7º ANO Nº DE AULA: AULA 11 ATIVIDADE XI Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. Caro aluno, os sinais de pontuação são marcações gráficas utilizadas para compor a coesão e a coerência textual. São recursos característicos da língua escrita que auxiliam, por exemplo, a dar sentido às frases, a definir a entonação de leitura, a destacar palavras, expressões e orações, desfazer possíveis ambiguidades e, até mesmo, a transmitir sentimentos. A pontuação funciona como uma espécie de sinalização, guiando e organizando o texto a ser lido. Entre os sinais de pontuação mais utilizados estão o ponto (.), a vírgula (,), o ponto e vírgula (;), os dois pontos (:), o ponto de exclamação (!), o ponto de interrogação (?), as reticências (...), as aspas (“”), os parênteses ( ) e o travessão (—). Além dos sinais de pontuação, existem outros recursos que possibilitam uma leitura que transborda o texto e auxilia o leitor na construção de novos significados. Nessa perspectiva, o conhecimento de diferentes gêneros textuais proporciona ao leitor o desenvolvimento de estratégias de antecipação de informações que o levam à construção de sentidos. Em alguns gêneros textuais, principalmente os multimodais, ou seja, que aliam linguagem verbal e não verbal, como a charge, os quadrinhos e a propaganda, são utilizados diversos recursos expressivos, como caixa alta (geralmente utilizada para sinalizar que um personagem está falando muito alto), negrito, itálico, sublinhado, entre outros. O gênero poema também lança mão desses recursos, o que exige uma leitura atenta e sensível para que sejam percebidos os efeitos de sentido subjacentes ao texto. É importante salientar que tanto os sinais de pontuação quanto os recursos expressivos podem expressar sentidos diversos. O ponto de exclamação, por exemplo, nem sempre indica surpresa; um tamanho maior de fonte pode indicar algo além de uma fala em destaque. É preciso estar atento à maneira como esses elementos constroem a significação na situação comunicativa na qual estão inseridos. Para ficar mais claro, observe a questão que segue. Leia
o texto abaixo. Sono
pesado Toca
o despertador e meu pai vem me chamar: —
Levanta, filho, levanta, tá na hora de acordar. Uma coisa, no entanto, impede que eu me levante:
sentado nas minhas costas, há um enorme elefante. Ele
tem essa mania, todo dia vem aqui. Senta em cima de mim, e começa a ler gibi. O sono, que estava bom, fica ainda mais pesado.
Como eu posso levantar com o bichão aí sentado? O
meu pai não vê o bicho, deve estar ruim de vista. Podia me deixar dormindo,
enquanto ia ao oculista... Espera um pouco, papai... Não precisa ser agora.
Daqui
a cinco minutos o elefante vai embora! Mas meu pai insiste tanto, que eu levanto, carrancudo. Vou pra escola, que remédio, Com o bicho nas costas e tudo!
Observe a imagem a seguir.
a) apresenta um formato que facilita seu consumo. b) contribui para o bom funcionamento de intestino. c) faz as
pessoas emagrecerem rapidamente. d) possui
ingredientes que não são encontrados em outros pães. Observe a tirinha a seguir. 3. O uso das aspas na palavra “batalha”, no primeiro quadrinho, indica que a menina a) confirmou
o ato de heroísmo do pai ao se librar da barata. b) demonstrou
pouco interesse em ouvir a história do pai. c) reconheceu
a dificuldade do pai em lidar com a barata. d) repetiu de forma irônica a palavra utilizada pelo pai. COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA ANO: 7º ANO Nº DE AULA: AULA 12 ATIVIDADE XII Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos
ortográficos e/ou morfossintáticos. Caro aluno, além da pontuação, outros recursos podem ser explorados no
texto para a construção de seu sentido. O uso, por exemplo, de recursos
morfossintáticos, como uma palavra no diminutivo, pode indicar desprezo, ironia
ou até mesmo, carinho. Observe uma frase simples, como “Ele é um homenzinho
desprezível” e procure identificar com qual propósito o diminutivo foi
utilizado nesse contexto. Será que o homem realmente era pequeno ou a intenção
era realçar o quanto ele era desprezível? Além disso, alguns textos,
principalmente os literários, utilizam recursos estilísticos que os enriquecem
e os tornam mais sugestivos, como, por exemplo, as figuras de linguagem, tais
como a onomatopeia, aliteração, assíndeto e polissíndeto. Para ficar mais
claro, observe a questão que se segue. Observe a tirinha a seguir. 1. O uso da palavra “HUMPF!”, no quarto quadrinho, indica que a menina está a) aborrecida. b) enjoada. c) faminta. d) satisfeita. Leia o texto abaixo. SAÚDE É uma coceira Que sobe, desce E de repente Desaparece. Mas logo volta mais insistente e a gente (ora essa, um lenço depressa) faz ah.. . AH... TCHIN! Fonte: José Paulo Paes. Lé com crê. São Paulo:
Ática,1993. 2. Por que o autor escreveu a
palavra “AH... TCHIN!” dessa forma no poema? Leia o texto a seguir. Lá vai São
Francisco São
Francisco Pelo
caminho No
seu surrão De pé descalço Dizendo ao
vento Tão
pobrezinho Bom
dia, amigo Dormindo à noite Dizendo ao fogo Junto ao moinho Saúde, irmão. Bebendo a água Lá vai São
Francisco Doribeirinho. Pelo
caminho Levando ao colo Lá vai São Francisco Jesuscristinho De pé no chão Fazendo festa Levando nada No menininho Contando
histórias Pros passarinhos MORAES, Vinícius. A arca de Noé : Poesias
infantis. São Paulo, Cia das Letras, 1991 3.
O texto apresenta muitas palavras no diminutivo: pobrezinho, menininho,
passarinho. O uso do diminutivo, no texto, reforça a ideia de que o autor tem
por São
Francisco um sentimento de a) carinho. b) desprezo. c) incompreensão.
d) tristeza. |
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