01 dezembro, 2020

7º ANOS - LÍNGUA PORTUGUESA - 26ª SEMANA - TODOS

 

Projeto Professores e Alunos Conectados

LÍNGUA PORTUGUESA – 26ª SEMANA  30/11/2020

ANO/SEGMENTO: 7º Ano/ Anos Finais 

Leia o texto abaixo e depois responda as questões:

O JUMENTO

Era uma vez, numa fazenda muito distante da cidade, um fazendeiro que possuía um jumento que sabia falar.

Esse animal era muito sabido, tudo que o dono dele pedia, ele prontamente fazia.

Mas o pobre do animal, apesar da sua capacidade de falar e entender o que seu dono dizia, não era valorizado, alimentava-se da pior comida e dormia no relento da noite fria.

Certa vez, o fazendeiro precisava ir à cidade, uma viagem muito longa, que demoraria dois dias para chegar. Levou consigo seu jumento para trazer as mercadorias que compraria. Durante o percurso, o fazendeiro tropeçou e caiu dentro de um buraco, mas logo conseguiu se levantar. O jumento começou a caçoar do seu dono, rindo e relinchando sem parar.

O fazendeiro não se conteve e se revoltou com o pobre, além de batê-lo, falava muitos palavrões com o desprovido animal. Não demorou em chamar a atenção das pessoas que por ali transitavam. Um camponês que passava por perto se admirou da sabedoria do animal em compreender toda aquela situação e se encantou com o bicho. O fazendeiro, com muita raiva do jumento, foi até onde estava aquele pobre camponês e disse:

__Você quer comprar este jumento?

__Quero, mas só tenho dez moedas. Respondeu o homem.

__Tá bom, você leva o jumento e eu fico com suas dez moedas! Disse o fazendeiro.

Assim, o fazendeiro vendeu seu animal pelas míseras dez moedas de tão pouco valor que não davam para comprar nem sequer um saco de milho. Retornou para sua casa e desistiu da sua viagem.

Dias depois, o fazendeiro estava despreocupado, deitado em sua rede feliz, pois não precisava alimentar o jumento, quando de repente chegou seu amigo, outro fazendeiro, e lhe apresentou o jornal que destacava um camponês que possuía um jumento que sabia falar, muito feliz e rico, pois o animal estava fazendo um sucesso tremendo na cidade.

__ Minha nossa senhora, olha onde está meu jumento!!! Admirou-se o fazendeiro.

__ Como é que é seu jumento, se você o vendeu? Ponderou seu amigo.

O fazendeiro ficou pensativo ao descobrir que o jumento foi parar no jornal. Então, quando na rua passava, as soas perguntavam a razão de ter vendido seu animal, já que ele era diferente e sabia falar. Mas nem ele

compreendia a burrice que havia feito.

E assim o fazendeiro ficou sem o jumento, na pobreza, todo o resto da sua vida. Não aproveitou a sabedoria do bicho. Agora, dizem que o jumento vive comendo da melhor comida e bebendo do melhor vinho.

De Sousa, Raylane Furtado. 6º ano de 2018. Escola João Moreira Barroso. 

São Gonçalo do Amarante. 

Adaptado pelo professor Francisco Maurício Araújo 

1ª) O gênero do texto é

a)   crônica, porque apresenta fatos do cotidiano.

b)  conto, porque narra uma história ficcional, criada pela imaginação da autora.

c)   lenda, pois apresenta personagens místicos e enredo fantasioso.

d) relato, porque o narrador apenas apresenta fatos vividos por ele.


2ª)O acontecimento central do texto é 


a)   o jumento que caçoou do homem numa viagem.

b)  a fazenda distante da cidade.

c)   um jumento que sabia falar e fazia o que o dono pedia.

d)  a venda do jumento por dez míseras moedas.

3ª) Segundo o texto, o jumento


a)   era bem tratado na fazenda.

b)  dormia dentro de casa.

c)   se revoltou com seu dono.

d)  era bem alimentado pelo camponês.

4ª) O jumento foi vendido porque


a)   estava dando muito prejuízo para o fazendeiro.

b)  caçoou do dono ao cair no buraco.

c)   o camponês ofereceu uma boa quantia pelo animal.

d)  relinchava todos os dias, fazendo um barulho ensurdecedor.

5ª) Há uma opinião em


a)                  “O fazendeiro não se conteve e se revoltou com o pobre...”.

b)                 “O fazendeiro ficou pensativo ao descobrir que o jumento foi parar no jornal.”. c) “Esse animal era muito sabido...”.

  d) “E assim o fazendeiro ficou sem o jumento, na pobreza, todo o resto da sua vida.”.

  6ª) A finalidade do texto é

a)   informar algo ocorrido no passado.

b)  noticiar um fato inusitado sobre um jumento.

c)   entreter o leitor com uma história ficcional.

d)  criticar as pessoas que maltratam os animais.

 7ª) O trecho abaixo que apresenta uma linguagem informal é


a)   “__Tá bom, você leva o jumento...”.

b)  “... o fazendeiro precisava ir à cidade...”.

c)   “Era uma vez, numa fazenda muito distante da cidade...”.

d)  “...o fazendeiro tropeçou e caiu dentro de um buraco...”.

8ª) No trecho: “... e eu fico com suas dez moedas...”, a palavra destaca se refere  


a) ao fazendeiro.

b)  ao camponês.

c)   ao jumento.

d)  ao amigo do fazendeiro.

9ª) No fragmento: “Esse animal era muito sabido...”, a palavra destacada estabelece ideia de 


a) tempo.

b)  modo.

c)   intensidade.

d)  lugar.

10ª) “__ Minha nossa senhora, olha onde está meu jumento!!!”, a repetição do ponto de exclamação foi usado com

intuito de

a)   provocar humor.

b)  tornar a admiração da personagem mais expressiva.

c)   advertir o leitor durante a leitura do texto.

md)mostrar a felicidade da personagem ao descobrir o que aconteceu com seu jumento.


11) No trecho: “... pois o animal estava fazendo um sucesso tremendo na cidade.”, a palavra destacada tem o mesmo significado de 


a) importante

b) assustador

c) aterrorizante

d) grandioso


12) No final do texto, percebe-se que:


a) o jumento continuava se alimentando da mesma comida que ganhava do fazendeiro.

b) o fazendeiro ficou feliz quando descobriu o que o seu antigo animal ficou famoso.

c)  o jumento se alimentava melhor na casa do campones.

d) o fazendeiro ficou rico, bebendo do melhor vinho e comendo da melhor comida.



ATIVIDADES COMPLEMENTARES ABAIXO


COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA

ANO: 7º ANO

Nº DE AULA: AULA 10


ATIVIDADE X

 

 

Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

Caro aluno, as figuras de linguagem são recursos linguísticos a que os autores recorrem para tornar a linguagem mais rica e expressiva. Esses recursos revelam a sensibilidade de quem os utiliza, traduzindo particularidades do emissor da linguagem. As figuras de linguagem exprimem também o pensamento de modo original e criativo, exploram o sentido não literal das palavras, realçam sonoridade de vocábulos e frases e até mesmo, organizam orações, afastando-a, de algum modo, de uma estrutura gramatical padrão, a fim de dar destaque a algum de seus elementos. A ironia é uma figura de linguagem que consiste no emprego de uma palavra ou expressão de forma que ela tenha um sentido diferente do habitual e produza um humor sutil. Para que a ironia funcione, esse jogo com as palavras deve ser feito com elegância, de uma maneira que não deixe transparecer imediatamente a intenção. Por isso, muitas vezes é necessária uma leitura atenta do texto para que possamos perceber a ironia ou o efeito de humor presentes nele. Para ficar mais claro, observe a questão a seguir.

 

Leia o texto.

 

 

Tarefa difícil

Ainda é cedo quando um jovem entra na fazenda à procura de serviço. Logo é atendido pelo fazendeiro, que lhe dá a primeira tarefa.

Tome este banquinho e este balde. Vá ali naquele galpão e tire o leite da Malhada. É minha vaquinha leiteira.

Certamente, senhor! Vou agora mesmo! Bastante animado, lá vai o rapaz. Não demora muito e ouvem-se mugidos e gritaria. O rapaz sai apressadamente do galpão segurando o banquinho em uma mão e o balde, sem nenhuma gota de leite, na outra.

O que houve? - Perguntou o fazendeiro. Senhor, tirar leite da vaca até que é fácil, mas fazer ela sentar no banquinho, não dá mesmo!

Fonte: Livro Bem-te-li. 4ª série. FTD. p. 98.

1. O humor da tirinha se dá pelo fato do rapaz

a)  ir trabalhar bastante animado.

b) procurar serviço na fazenda.

c) tentar sentar a vaca no banquinho

d) tirar leite da vaca malhada


Observe a imagem a seguir.





Fonte: https://lista10.org/humor/10-printsengracadoswhatsapp/. Acessado em 08 de abril de 2019.


2 - A imagem retrata um print de uma conversa no aplicativo Whatsapp. Explique o que causa o efeito humorístico na conversa.



Observe a charge.





Fonte: https://br.pinterest.com/jonasreiscorrea/charges-e-cartoons/. Acesso em 3 abr 2020.


O humor do texto se dá pelo fato de as senhoras não 


a) compreenderem a leitura do código de barras.

b) conseguirem utilizar o caixa eletrônico

c) enxergarem direito o que está escrito no boleto.

d) saberem apertar as teclas corretamente.



COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA

ANO: 7º ANO

Nº DE AULA: AULA 11



ATIVIDADE XI


Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.  Caro aluno, os sinais de pontuação são marcações gráficas utilizadas para compor a coesão e a coerência textual. São recursos característicos da língua escrita que auxiliam, por exemplo, a dar sentido às frases, a definir a entonação de leitura, a destacar palavras, expressões e orações, desfazer possíveis ambiguidades e, até mesmo, a transmitir sentimentos. A pontuação funciona como uma espécie de sinalização, guiando e organizando o texto a ser lido. Entre os sinais de pontuação mais utilizados estão o ponto (.), a vírgula (,), o ponto e vírgula (;), os dois pontos (:), o ponto de exclamação (!), o ponto de interrogação (?), as reticências (...), as aspas (“”), os parênteses ( ) e o travessão (—). Além dos sinais de pontuação, existem outros recursos que possibilitam uma leitura que transborda o texto e auxilia o leitor na construção de novos significados. Nessa perspectiva, o conhecimento de diferentes gêneros textuais proporciona ao leitor o desenvolvimento de estratégias de antecipação de informações que o levam à construção de sentidos. Em alguns gêneros textuais, principalmente os multimodais, ou seja, que aliam linguagem verbal e não verbal, como a charge, os quadrinhos e a propaganda, são utilizados diversos recursos expressivos, como caixa alta (geralmente utilizada para sinalizar que um personagem está falando muito alto), negrito, itálico, sublinhado, entre outros. O gênero poema também lança mão desses recursos, o que exige uma leitura atenta e sensível para que sejam percebidos os efeitos de sentido subjacentes ao texto. É importante salientar que tanto os sinais de pontuação quanto os recursos expressivos podem expressar sentidos diversos. O ponto de exclamação, por exemplo, nem sempre indica surpresa; um tamanho maior de fonte pode indicar algo além de uma fala em destaque. É preciso estar atento à maneira como esses elementos constroem a significação na situação comunicativa na qual estão inseridos. Para ficar mais claro, observe a questão que segue. 



Leia o texto abaixo.

 

Sono pesado

 

Toca o despertador e meu pai vem me chamar:

— Levanta, filho, levanta, tá na hora de acordar.

Uma coisa, no entanto, impede que eu me levante: sentado nas minhas costas, há um enorme elefante.

Ele tem essa mania, todo dia vem aqui. Senta em cima de mim, e começa a ler gibi.

O sono, que estava bom, fica ainda mais pesado. Como eu posso levantar com o bichão aí sentado?

O meu pai não vê o bicho, deve estar ruim de vista. Podia me deixar dormindo, enquanto ia ao oculista... Espera um pouco, papai... Não precisa ser agora.


Daqui a cinco minutos o elefante vai embora! 

Mas meu pai insiste tanto, que eu levanto, carrancudo. Vou pra escola, que remédio, Com o bicho nas costas e tudo!


Cláudio Thebas. Fonte: http://profhelena4e5ano.blogspot.com/2010/11/sono-pesado.html. Acesso em 14 abr 2020

 

1. “Toca o despertador e meu pai vem me chamar:

— Levanta, filho, levanta, tá na hora de acordar”. O uso do travessão nesse trecho indica a) a fala do menino com o pai.

b)   a fala do pai do menino.

c)    o comentário do narrador.

d)   o pensamento do pai do menino.

 

Observe a imagem a seguir. 



2. uso dos parênteses no formato de pão de forma antes da frase “Busca uma alimentação equilibrada” reforça a ideia de que o pão do anúncio

a) apresenta um formato que facilita seu consumo.

b) contribui para o bom funcionamento de intestino.

c)  faz as pessoas emagrecerem rapidamente.

d)  possui ingredientes que não são encontrados em outros pães.

Observe a tirinha a seguir.



 3. O uso das aspas na palavra “batalha”, no primeiro quadrinho, indica que a menina

a)  confirmou o ato de heroísmo do pai ao se librar da barata.

b)  demonstrou pouco interesse em ouvir a história do pai.

c)  reconheceu a dificuldade do pai em lidar com a barata.

d) repetiu de forma irônica a palavra utilizada pelo pai.



COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA

 ANO: 7º ANO 

Nº DE AULA: AULA 12


ATIVIDADE XII

 

Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.

Caro aluno, além da pontuação, outros recursos podem ser explorados no texto para a construção de seu sentido. O uso, por exemplo, de recursos morfossintáticos, como uma palavra no diminutivo, pode indicar desprezo, ironia ou até mesmo, carinho. Observe uma frase simples, como “Ele é um homenzinho desprezível” e procure identificar com qual propósito o diminutivo foi utilizado nesse contexto. Será que o homem realmente era pequeno ou a intenção era realçar o quanto ele era desprezível? Além disso, alguns textos, principalmente os literários, utilizam recursos estilísticos que os enriquecem e os tornam mais sugestivos, como, por exemplo, as figuras de linguagem, tais como a onomatopeia, aliteração, assíndeto e polissíndeto. Para ficar mais claro, observe a questão que se segue.

 

Observe a tirinha a seguir.



 
1. O uso da palavra “HUMPF!”, no quarto quadrinho, indica que a menina está 

a) aborrecida.

b)  enjoada.

c)  faminta.

d) satisfeita.


Leia o texto abaixo.

SAÚDE

É uma coceira

Que sobe, desce E de repente

Desaparece.

Mas logo volta mais insistente

e a gente (ora

essa, um lenço depressa) faz

ah..

.

AH...

TCHIN!

Fonte: José Paulo Paes. Lé com crê. São Paulo: Ática,1993.

2. Por que o autor escreveu a palavra “AH... TCHIN!” dessa forma no poema?

Leia o texto a seguir.

Lá vai São Francisco                                                               São Francisco

Pelo caminho                                                                            No seu surrão

De pé descalço                                                                        Dizendo ao vento

Tão pobrezinho                                                                        Bom dia, amigo

Dormindo à noite     Dizendo ao fogo Junto ao moinho           Saúde, irmão.

Bebendo a água                                                                       Lá vai São Francisco

Doribeirinho.                                                                             Pelo caminho Levando ao colo

Lá vai São Francisco          Jesuscristinho De pé no chão      Fazendo festa

Levando nada      No menininho



Contando histórias Pros passarinhos

 

MORAES, Vinícius. A arca de Noé : Poesias infantis. São Paulo, Cia das Letras, 1991

3. O texto apresenta muitas palavras no diminutivo: pobrezinho, menininho, passarinho. O uso do diminutivo, no texto, reforça a ideia de que o autor tem por

São Francisco um sentimento de

a)  carinho.

b)  desprezo.

c)  incompreensão.

d) tristeza. 



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