EDUCAÇÃO RELIGIOSA – 6ª SEMANA
ANO/SEGMENTO: 9º Ano C Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Religiosa
TEMA: Expressões de valorização a vida / Respeito e
desrespeito.
UNIDADES TEMÁTICAS: Crenças religiosas e filosofias de vida.
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Vida e Morte.
HABILIDADE:
(EF09ER02) Discutir as diferentes expressões de valorização
e de desrespeito a vida por meio da análise de matérias nas diferentes mídias.
DESENVOLVIMENTO DO PLANO:
Se eu quiser falar com Deus – Gilberto Gil
Se eu quiser falar com Deus
tenho que ficar a sós, tenho que apagar a luz,
tenho que calar a voz, tenho que encontrar a paz,
tenho que folgar os nós dos sapatos, da gravata,
dos desejos, dos receios, tenho que esquecer a data,
tenho que perder a conta,
tenho que ter mãos vazias, ter a alma e o corpo nus.
Se eu quiser falar com Deus
tenho que aceitar a dor, tenho que comer o pão
que o diabo amassou. Tenho que virar um cão,
tenho que lamber o chão dos palácios, dos castelos suntuosos
do meu sonho,
tenho que me ver tristonho, tenho que me achar medonho
e apesar de um mal tamanho alegrar meu coração.
Se eu quiser falar com Deus tenho que me aventurar,
tenho que subir aos céus sem cordas pra segurar,
tenho que dizer adeus, dar as costas, caminhar decidido,
pela estrada
que ao findar vai dar em nada, nada, nada, nada, nada, (3 X)
do que eu pensava encontrar.
ATIVIDADES:
§ Um trecho da letra diz: “Se eu quiser falar com Deus
/ (...) tenho que ter mãos vazias / ter a alma e o corpo nus”. Como você
entendeu isso?
§ Qual a imagem dessa letra que mais tocou você?
Justifique sua escolha.
§ Por que Gilberto Gil diz que, no final, não vai
encontrar nada do que esperava?
EDUCAÇÃO RELIGIOSA – 7ª SEMANA
ANO/SEGMENTO: 9º Ano C Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Religiosa
TEMA: Mitos religiosos.
UNIDADES TEMÁTICAS: Crenças religiosas e filosofias de vida.
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Vida e morte.
HABILIDADE:
(EF09ER03) Identificar sentidos do viver e do morrer em
diferentes tradições religiosas, através do estudo de mitos fundantes.
DESENVOLVIMENTO DO PLANO
Política e Politicalha
Política e politicalha não se confundem, não se parecem, não se relacionam uma
com a outra. Antes se negam, se excluem, se repulsam mutuamente. A política é a
arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis
escritas, ou tradições respeitáveis. A politicalha é a indústria de o explorar
a benefício de interesses pessoais. Constitui a política uma função, ou o
conjunto das funções do organismo nacional: é o exercício normal das forças de
uma nação consciente e senhora de si mesma. A politicalha, pelo contrário, é o
envenenamento crônico dos povos negligentes e viciosos pela contaminação de
parasitas inexoráveis. A política é a higiene dos países moralmente sadios. A
politicalha, a malária dos povos de moralidade estragada.
Rui Barbosa
ATIVIDADE:
Explique a relação entre cidadania e o conceito de política
descrito por Rui Barbosa:
EDUCAÇÃO RELIGIOSA – 8ª SEMANA
ANO/SEGMENTO: 9º Ano C Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Religiosa
TEMA: Religiões e suas doutrinas.
UNIDADES TEMÁTICAS: Crenças religiosas e filosofias de vida
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Vida e morte.
HABILIDADE:
(EF09ER03) Identificar sentidos do viver e do morrer em
diferentes tradições religiosas, através do estudo de mitos fundantes.
DESENVOLVIMENTO DO PLANO:
Religiosidade e Religião
Religiosidade é própria ao ser humano, isto significa que
ele nasce com esta dimensão.
A religiosidade pode ser desenvolvida de uma forma positiva
a partir da educação ou formação do senso ético. Essa educação pode acontecer
principalmente na família e na comunidade religiosa. Se refere a uma das forças
mais profundas de movimentação humana e intensa busca pelo sentido de tudo que
nos cerca.Trata-se de uma percepção e uma conexão com a Vida que procura
captar, fruir e proteger tudo aquilo que ultrapassa a materialidade e
imediaticidade do Mundo.
Religião significa religação do ser humano consigo mesmo,
com os outros, com a natureza, com o sagrado e com o transcendente. É a maneira
concreta de vivenciar o sentimento religioso por meio das práticas religiosas
ou espiritualidades, dos ritos ou cerimônias, símbolos, textos sagrados e
normas éticas de conduta.
Muitas religiões contribuem para a humanização das
sociedades humanas quando buscam ajudar as pessoas a serem felizes e solidárias
umas com as outras, bem como, quando promovem a defesa da vida, do bem comum,
da justiça, da paz, da fraternidade e do respeito entre todos os povos.
A religião faz parte da vida de muitas pessoas, sendo um valor
importante para elas. Todas as pessoas, não importa a religião que professam,
merecem nosso respeito e consideração.
Adaptado de Borres Guilouski http://edmaatividadesbiblicas.blogspot.com/2011/03/religiosidade-e-religiao.html
CORTELLA, Mario Sergio. Educação, Ensino Religioso e
formação docente. In. SENA, Luzia (org.) Ensino Religioso e formação docente:
ciências da religião e ensino religioso em diálogo. São Paulo: Paulinas, 2006.
Adaptado de Borres Guilouski
ATIVIDADE
1) O que é religião? E religiosidade?
2) Como as religiões podem contribuir para a humanização das
sociedades humanas?
3) Você conhece ou frequenta alguma religião ou igreja? Cite
um ensinamento importante desta religião ou igreja que ajuda as pessoas serem mais
éticas:
4) Reflita: o desamor, a intolerância e outros males estão
relacionados à falta de religiosidade?
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