MATEMÁTICA – 7ª / 8ª SEMANA
ANO / SEGMENTO: 7º ANO - E / CORREÇÃO DE FLUXO
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
UNIDADE TEMÁTICA: NÚMEROS
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Números racionais na representação fracionária e na decimal: usos, ordenação e associação com pontos da reta numérica e operações.
HABILIDADES:
(EF07MA10) Comparar e ordenar números racionais em diferentes contextos e associá- los a pontos da reta numérica.
(EF07MA12) Resolver e elaborar problemas que envolvam as operações com números racionais.
DESENVOLVIMENTO DO PLANO:
Comparar e ordenar números racionais em diferentes contextos e associá- los a pontos da reta numérica:
Atividade 01: Aluno Resolve.
Utilizando o sinal de maior (>) ou de menor (<), faça o comparativo entre os racionais.
a) ½ ____ 1/3
b) 0,9 ____ 0,2
c) 2/3 ____ 1/5
d) 2,7 ____ 8/5
e) -3,2 ____ 2,5
f ) -7,3 ____ -1,8
g) -7/2 ____ - 3,2
Atividade 02: Aluno Resolve.
Obs: Para ordenar os números racionais é indicado transformar as frações em números decimais e depois colocar em ordem.
Coloque os números abaixo na ordem decrescente (do maior para o menor).
0,8 ; 0,2 ; 7/3 ; - 7,5 ; - 4/3 ; 3,2 ; 9/2 ; - 2,8 ;
Atividade 03: Aluno Resolve.
Coloque os números da atividade 02, ou seja 0,8 ; 0,2 ; 7/3 ; - 7,5 ; - 4/3 ; 3,2 ; 9/2 ; - 2,8 ; em uma reta numérica, lembrando que sempre começamos localizando o zero no meio da reta, sempre a esquerda do zero são os números negativos e a direita do zero são os números positivos.
Resolver e elaborar problemas que envolvam as operações com números racionais:
Links para estudo:
Algumas observações importantes:
1. Para fazermos a soma e a subtração de questões que envolvam números decimais e frações, podemos transformar as frações em números decimais e depois fazer os cálculos.
2. Quando a questão apresentar só frações podemos utilizar o MMC e resolver a questão.
3. Quando a questão for de multiplicação de frações, devemos fazer a multiplicação do numerador do primeiro número com o numerador do segundo números, assim como a multiplicação do denominador do primeiro com o denominador do segundo número.
4. Quando a questão for de divisão entre frações, primeiro devemos repetir a primeira fração e multiplicar pelo inverso da segunda fração e depois fazer o cálculo.
5. Assista aos vídeos indicados a cima para um melhor entendimento da máteria.
Atividade 01: Aluno Resolve.
Faça o cálculo dos números racionais abaixo:
a) 2,3 + 5,8 + 2,7 – 4,9 – 3,5 + 1,8
b) 1/3 + 2/5 + 5/4 – 3/2 – 4/3 + 7/2
c) 2/5 x 3/2
d) 10/6 : 3/2
Atividade 02: Aluno Resolve.
Com 16 litros de leite, quantas garrafas de 2/3 de litros poderão ser cheias?
Atividade 03: Aluno Resolve.
Para ladrilhar 3/4 de uma área, 9375 ladrilhos foram usados. Para ladrilhar 7/8 da mesma área, quantos ladrilhos serão necessários?
Atividade 04: Aluno Resolve.
Para encher um álbum de figurinhas, Karina contribuiu com 1/6 das figurinhas, enquanto Cristina contribuiu com 3/4 das figurinhas. Com que fração das figurinhas as duas juntas contribuíram?
Atividade 05: Aluno Resolve.
Ana está lendo um livro. Em um dia ela leu ¼ do livro e no dia seguinte leu 1/6 do livro.
Então calcule:
a) a fração do livro que ela já leu.
b) a fração do livro que falta para ela terminar a leitura.
Atividade 06: Aluno Resolve.
Em um pacote há 4/5 de 1 Kg de açúcar. Em outro pacote há 1/5. Quantos quilos de açúcar o primeiro pacote tem a mais que o segundo?
Atividade 07: Aluno Resolve.
Roberta tem uma caixa d’agua cuja capacidade total é de 1800 litros. Em um certo dia seu pai precisou tirar 1/9 da água para fazer um conserto na caixa d’agua.
a) Quanto de água ele retirou?
b) Qual a fração da água que ficou na caixa?
Atividade 08: Aluno Resolve.
Marcos tinha o seguinte problema matemático: 30% de 60 mais 40% de 80 menos 50% de 100. Seu colega de sala de aula afirmou que a resposta era zero. O colega de Marcos acertou ou errou? Faça os cálculos para justificar sua resposta.
Atividade 09: Aluno Resolve.
Patrícia fez 350 salgados e 280 docinhos para a festa de seu aniversário. Quando a festa terminou, ela fez o cálculo e percebeu que seus convidados comeram 3/5 dos salgados e 2/7 dos docinhos. Quantos salgados e docinhos foram comidos? Quantos salgados e docinhos sobraram?
Atividade 10: Aluno Resolve.
Em um tornei de futsal o time A ganhou 3/5 das partidas, já o time B ganhou 6/8 das partidas. Qual foi o time campeão, sabendo que foram feitas 40 partidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário