29 junho, 2020

MATEMÁTICA - 7ª / 8ª SEMANA - PROF: STENIO AGUIAR - 7º A - CORREÇÃO FLUXO

MATEMÁTICA – 7ª / 8ª  SEMANA
ANO / SEGMENTO: 7º ANO -  E / CORREÇÃO DE FLUXO
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
UNIDADE TEMÁTICA: NÚMEROS

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Números racionais na representação fracionária e na decimal: usos, ordenação e associação com pontos da reta numérica e operações.

HABILIDADES:

(EF07MA10) Comparar e ordenar números racionais em diferentes contextos e associá- los a pontos da reta numérica.

(EF07MA12) Resolver e elaborar problemas que envolvam as operações com números racionais.

DESENVOLVIMENTO DO PLANO:


Comparar e ordenar números racionais em diferentes contextos e associá- los a pontos da reta numérica:

Atividade 01: Aluno Resolve.

Utilizando o sinal de maior (>) ou de menor (<), faça o comparativo entre os racionais.

      a)    ½   ____  1/3
      b)    0,9  ____  0,2
      c)    2/3  ____  1/5
      d)    2,7  ____  8/5
      e)    -3,2 ____  2,5
      f )     -7,3 ____ -1,8
      g)    -7/2 ____ - 3,2


Atividade 02: Aluno Resolve.

Obs: Para ordenar os números racionais é indicado transformar as frações em números decimais e depois colocar em ordem.

Coloque os números abaixo na ordem decrescente (do maior para o menor).
0,8 ;  0,2 ; 7/3 ; - 7,5 ; - 4/3 ; 3,2 ; 9/2 ; - 2,8 ;






Atividade 03: Aluno Resolve.

Coloque os números da atividade 02, ou seja 0,8 ;  0,2 ; 7/3 ; - 7,5 ; - 4/3 ; 3,2 ; 9/2 ;  - 2,8 ; em uma reta numérica, lembrando que sempre começamos localizando o zero no meio da reta, sempre a esquerda do zero são os números negativos e a direita do zero são os números positivos.







Resolver e elaborar problemas que envolvam as operações com números racionais:

Links para estudo:




Algumas observações importantes:

1.    Para fazermos a soma e a subtração de questões que envolvam números decimais e frações, podemos transformar as frações em números decimais e depois fazer os cálculos.

2.    Quando a questão apresentar só frações podemos utilizar o MMC e resolver a questão.


3.    Quando a questão for de multiplicação de frações, devemos fazer a multiplicação do numerador do primeiro número com o numerador do segundo números, assim como a multiplicação do denominador do primeiro com o denominador do segundo número.

4.    Quando a questão for de divisão entre frações, primeiro devemos repetir a primeira fração e multiplicar pelo inverso da segunda fração e depois fazer o cálculo.

5.    Assista aos vídeos indicados a cima para um melhor entendimento da máteria.





Atividade 01: Aluno Resolve.

Faça o cálculo dos números racionais abaixo:

     a)    2,3 + 5,8 + 2,7 – 4,9 – 3,5 + 1,8
     b)    1/3 + 2/5 + 5/4 – 3/2 – 4/3 + 7/2
     c)    2/5 x 3/2
     d)    10/6 : 3/2



Atividade 02: Aluno Resolve.

Com 16 litros de leite, quantas garrafas de 2/3 de litros poderão ser cheias? 





Atividade 03: Aluno Resolve.

Para ladrilhar 3/4 de uma área, 9375 ladrilhos foram usados. Para ladrilhar 7/8 da mesma área, quantos ladrilhos serão necessários?






Atividade 04: Aluno Resolve.

Para encher um álbum de figurinhas, Karina contribuiu com 1/6 das figurinhas, enquanto Cristina contribuiu com 3/4 das figurinhas. Com que fração das figurinhas as duas juntas contribuíram?





Atividade 05: Aluno Resolve.

Ana está lendo um livro. Em um dia ela leu ¼ do livro e no dia seguinte leu 1/6 do livro.
Então calcule:

a) a fração do livro que ela já leu.

b) a fração do livro que falta para ela terminar a leitura.




Atividade 06: Aluno Resolve.
Em um pacote há 4/5 de 1 Kg de açúcar. Em outro pacote há 1/5. Quantos quilos de açúcar o primeiro pacote tem a mais que o segundo?







Atividade 07: Aluno Resolve.
Roberta tem uma caixa d’agua cuja capacidade total é de 1800 litros. Em um certo dia seu pai precisou tirar 1/9 da água para fazer um conserto na caixa d’agua.

a)      Quanto de água ele retirou?

b)      Qual a fração da água que ficou na caixa?   





Atividade 08: Aluno Resolve.


Marcos tinha o seguinte problema matemático: 30% de 60 mais 40% de 80 menos 50% de 100. Seu colega de sala de aula afirmou que a resposta era zero. O colega de Marcos acertou ou errou? Faça os cálculos para justificar sua resposta.






Atividade 09: Aluno Resolve.

Patrícia fez 350 salgados e 280 docinhos para a festa de seu aniversário. Quando a festa terminou, ela fez o cálculo e percebeu que seus convidados comeram 3/5 dos salgados e 2/7 dos docinhos. Quantos salgados e docinhos foram comidos? Quantos salgados e docinhos sobraram?






Atividade 10: Aluno Resolve.

Em um tornei de futsal o time A ganhou 3/5 das partidas, já o time B ganhou 6/8 das partidas. Qual foi o time campeão, sabendo que foram feitas 40 partidas.

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