29 junho, 2020

MATEMÁTICA - 6ª SEMANA - PROF: STENIO AGUIAR - 7º A - CORREÇÃO DE FLUXO


MATEMÁTICA – 6ª SEMANA

ANO/SEGMENTO:7ºAno/ CORREÇÃO DE FLUXO

COMPONENTECURRICULAR:Matemática

UNIDADETEMÁTICA:Números.

OBJETOS DE CONHECIMENTO:

 

I)  Fração e seus significados: como parte de inteiros, resultado da divisão, razão e operador;

II)    Números racionais na representação fracionária e na decimal: usos, ordenação e associação com pontos da reta numérica e operações.


HABILIDADES:


(EF07MA08) Comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros, resultado da divisão, razão e operador.

(EF07MA10) Comparar e ordenar números racionais em diferentes contextos e associá- los a pontos da reta numérica.

 

DESENVOLVIMENTO DO PLANO:

Objetivo: Compreender o comportamento do operador multiplicativo, quando ele é uma fração.

Atividade 01: Aluno responde

Atividade 02: Aluno responde

Atividade 03: Aluno responde

Objetivo: Realizar uma análise de várias situações problema envolvendo o uso de frações como operador.

Atividade 04: Aluno responde


Atividade 05: Aluno responde



Atividade 06: Aluno responde


Atividade 07: Aluno responde





Atividade 08: Aluno responde

Objetivo: Realizar uma análise de várias situações problema envolvendo o uso de frações como razão entre duas grandezas.

Pense um pouco e resolva:

Atividade 09: Aluno responde




Atividade 10: Aluno responde




Comparar e ordenar números racionais:



Links para estudo:


Números Racionais:

Definição:

Os números racionais são aqueles representados na forma de uma razão, ou seja na forma de uma fração. O grupo numérico é representado pela letra Q. 

Observação 1: Na fração  a/b ,  representa o numerador e o representa o denominador.

Observação 2: Quando lemos a E  Z, isto significa que o numerador pertence ao conjunto dos números Z (conjunto dos inteiros), ou seja pertence a todos os números naturais, assim como aos números negativos.

Observação 3: A letra Z*são todos os números inteiros (positivos e negativos) sem a presença do zero (0), ou seja o zero nunca pode estar no denominador de uma fração, pois significaria uma indeterminação, fazendo com que a fração fique sem solução.


Atividade 01: Aluno responde


Objetivo: Representar números fracionários em forma de números decimais e vice e versa.

Definição:

Para representarmos números fracionarios em números decimais é só fazer a divisão do numerador pelo denominador, ou seja:

Exemplo:

a)    1/2 = 0,5 , pois 1 dividido por 2 dá como solução 0,5

Para representarmos um decimal na forma de fração temos procurar uma forma fracionaria desse decimal, ou seja:

a)    0,5 = 5/10 = 1/2


Observação: No número 0,5 podemos observar que a virgula esta a esquerda do 5, ou seja o numero 5, foi dividido uma vez pelo número 10.


Conclusão: Sempre que a virgula anda uma casa para a esquerda o número será dividido por 10. Se a virgula anda duas casas para a esquerda então o número será dividido por 100 e assim sucessivamente. 


Exemplo resolvido 01: 

Exemplo resolvido 02:

Atividade 02: Aluno resolve



Objetivo: Comparar e ordenar os números racionais em suas representações decimais e fracionárias, sendo elas positivas ou negativas.


Atividade 03: Aluno resolve

Atividade 04: Aluno responde

Objetivo: Representar números racionais em uma reta numérica.

Algumas observações importantes sobre a representação dos racionais na reta numérica:

1.    Ao representar a reta numérica, devemos encontrar o número zero, que se encontra no meio da reta.
2.    Todos os números a direita do zero são os positivos e todos os números a esquerda do zero são os negativos.
3.    Na comparação entre números negativos, quanto mais próximo do zero o número negativo será classificado como sendo o maior, ou seja o – 1 é maior que o – 3.
4.    Na comparação entre um número positivo e um negativo, o positivo sempre será o maior.


Atividade 05: Aluno resolve


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