MATEMÁTICA – 6ª SEMANA
ANO/SEGMENTO:7ºAno/ CORREÇÃO DE FLUXO
COMPONENTECURRICULAR:Matemática
UNIDADETEMÁTICA:Números.
OBJETOS DE CONHECIMENTO:
I) Fração e seus significados: como parte de inteiros, resultado da divisão, razão e operador;
II) Números racionais na representação fracionária e na decimal: usos, ordenação e associação com pontos da reta numérica e operações.
HABILIDADES:
(EF07MA08) Comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros, resultado da divisão, razão e operador.
(EF07MA10) Comparar e ordenar números racionais em diferentes contextos e associá- los a pontos da reta numérica.
DESENVOLVIMENTO DO PLANO:
Objetivo: Compreender o comportamento do operador multiplicativo, quando ele é uma fração.
Atividade 01: Aluno responde
Atividade 02: Aluno responde
Atividade 03: Aluno responde
Objetivo: Realizar uma análise de várias situações problema envolvendo o uso de frações como operador.
Atividade 04: Aluno responde
Atividade 05: Aluno responde
Atividade 06: Aluno responde
Atividade 07: Aluno responde
Atividade 08: Aluno responde
Objetivo: Realizar uma análise de várias situações problema envolvendo o uso de frações como razão entre duas grandezas.
Pense um pouco e resolva:
Atividade 09: Aluno responde
Atividade 10: Aluno responde
Comparar e ordenar números racionais:
Links para estudo:
Números Racionais:
Definição:
Os números racionais são aqueles representados na forma de uma razão, ou seja na forma de uma fração. O grupo numérico é representado pela letra Q.
Observação 1: Na fração a/b , o a representa o numerador e o b representa o denominador.
Observação 2: Quando lemos a E Z, isto significa que o numerador a pertence ao conjunto dos números Z (conjunto dos inteiros), ou seja pertence a todos os números naturais, assim como aos números negativos.
Observação 3: A letra Z*, são todos os números inteiros (positivos e negativos) sem a presença do zero (0), ou seja o zero nunca pode estar no denominador de uma fração, pois significaria uma indeterminação, fazendo com que a fração fique sem solução.
Atividade 01: Aluno responde
Objetivo: Representar números fracionários em forma de números decimais e vice e versa.
Definição:
Para representarmos números fracionarios em números decimais é só fazer a divisão do numerador pelo denominador, ou seja:
Exemplo:
a) 1/2 = 0,5 , pois 1 dividido por 2 dá como solução 0,5
Para representarmos um decimal na forma de fração temos procurar uma forma fracionaria desse decimal, ou seja:
a) 0,5 = 5/10 = 1/2
Observação: No número 0,5 podemos observar que a virgula esta a esquerda do 5, ou seja o numero 5, foi dividido uma vez pelo número 10.
Conclusão: Sempre que a virgula anda uma casa para a esquerda o número será dividido por 10. Se a virgula anda duas casas para a esquerda então o número será dividido por 100 e assim sucessivamente.
Exemplo resolvido 01:
Exemplo resolvido 02:
Atividade 02: Aluno resolve
Objetivo: Comparar e ordenar os números racionais em suas representações decimais e fracionárias, sendo elas positivas ou negativas.
Atividade 03: Aluno resolve
Atividade 04: Aluno responde
Objetivo: Representar números racionais em uma reta numérica.
Algumas observações importantes sobre a representação dos racionais na reta numérica:
1. Ao representar a reta numérica, devemos encontrar o número zero, que se encontra no meio da reta.
2. Todos os números a direita do zero são os positivos e todos os números a esquerda do zero são os negativos.
3. Na comparação entre números negativos, quanto mais próximo do zero o número negativo será classificado como sendo o maior, ou seja o – 1 é maior que o – 3.
4. Na comparação entre um número positivo e um negativo, o positivo sempre será o maior.
Atividade 05: Aluno resolve
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