Educação
Física - 7ª Semana
Ano/Segmento: EJA
III e IV
Componente
curricular: Educação Física
Objeto do
Conhecimento: Ginástica de Condicionamento Físico
Unidade Temática:
Ginásticas Esportes
Habilidades: (EF 89
EF 08)
Parte 1:
Atividade Teórica
Leitura: Ginástica
A
ginástica é um conceito que engloba modalidades competitivas e não competitivas
e envolve a prática de uma série de movimentos exigentes de força,
flexibilidade e coordenação motora para fins únicos de aperfeiçoamento físico e
mental. Desenvolveu-se, efetivamente, a partir dos exercícios físicos
realizados pelos soldados da Grécia Antiga, incluindo habilidades para montar e
desmontar um cavalo e habilidades semelhantes a executadas em um circo, como fazem
os chamados acrobatas. Naquela época, os ginastas praticavam o exercício nus
(gymnos – do grego, nu), nos chamados gymnasios, patronados pelo deus Apolo. A
prática só voltou a ser retomada - com ênfase desportiva e militar - no final
do século XVIII, na Europa, através de Jean Jacques Rousseau, do posterior
nascimento da escola alemã de Friedrich Ludwig Jahn - de movimentos lentos,
ritmados, de flexibilidade e de força - e da escola sueca, de Pehr Henrik Ling,
que introduziu a melhoria dos aparelhos na prática do esporte. Tais avanços
geraram a chamada ginástica moderna, agora subdividida.
Parte 2:
Atividade Teórica
Responda:
1 – Onde surgiu
a ginástica?
2 – Quais são
os tipos de ginástica?
3 – O que é
Ginástica de Condicionamento Físico?
4 – O que é condicionamento
corporal?
5 – Quais são os
benefícios da prática da ginástica
Parte 3:
Atividade Teórica
- O aluno deve executar o exercício de pular corda (1min 30seg),
agachamento e polichinelo (30 segundos), corrida no mesmo lugar (1min 30seg) e abdominal
(25 repetições)
- Gravar vídeo se possível executando as atividades.
- Não sendo possível descrever com suas palavras a atividade que
sentiu maior dificuldade em realizar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário