PROF.
MANOEL GOMES OLIVEIRA
EDUCAÇÃO
RELIGIOSA – 5ª SEMANA DE 08 JUN A 12 JUN/2020.
ANO/SEGMENTO:
9º Ano C Anos Finais
COMPONENTE
CURRICULAR: Educação Religiosa
TEMA:
Mensagem do que fala a música: O dia em que a terra parou (Raul de Seixas).
UNIDADES
TEMÁTICAS: Crenças religiosas e filosofias de vida.
OBJETOS
DE CONHECIMENTO: Vida e morte.
HABILIDADE:
(EF09ER02)
Discutir as diferentes expressões de valorização e de desrespeito á vida por
meio da análise de matérias nas diferentes mídias.
Leiam
esse texto:
Direitos
e Deveres
Todos
nós sabemos que temos direitos. Muitos de nós, no entanto, nos esquecemos de
que os direitos são irmãos siameses dos deveres, assim, gozar dos direitos nos
obriga a respeitar e cumprir os deveres.
Ter
direitos e poder usufruir deles faz parte de uma das lutas mais duradouras da
humanidade.
Ser
livre, falar o que se sente e pensa, ter uma casa, constituir família, ir e
vir, alimentar-se bem, estudar em boas escolas, ser cuidado em caso de doença,
votar são os nossos direitos sociais, civis e políticos. Há também os chamados
direitos "difusos", que são dirigidos à sociedade como um todo:
direito à paz, a viver em um ambiente saudável e equilibrado, a usar os bens
públicos comuns. No entanto, mesmo estando registrados em leis - é até na
Constituição - nem sempre é fácil fazer valer esses direitos. Observar e
reclamar nossos direitos é mais fácil que cumprir os deveres.
Os
verbos que usamos nesses casos - gozar os direitos e cumprir os deveres -
passam uma falsa noção de que é gostoso ter e usufruir os direitos, mas que é
penoso cumprir os deveres, pois eles soam apenas como obrigação. Mas os deveres
também podem - e devem - ser cumpridos com o mesmo prazer que o gozo dos
direitos proporciona.
Por
exemplo, um professor que cumpre o seu dever de dar uma boa aula deve sentir
prazer nisso, pois está respeitando o direito que o aluno tem a frequentar uma
boa escola. Um aluno responsável e cumpridor dos deveres escolares, por sua
vez, proporciona prazer ao seu mestre, que se sente realizado em constatar o
fruto de seu trabalho. Assim, uma boa escola é dever e direito de todos que
nela estudam ou trabalham.
ATIVIDADES:
Faça
uma relação de seus direitos e deveres considerando:
a)
a escola
b)
a sala de aula
c)
o Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário