MATEMÁTICA – 7ª / 8ª SEMANA
ANO / SEGMENTO: 7º ANO / ANOS FINAIS
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
UNIDADE TEMÁTICA: NÚMEROS
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Números racionais na representação fracionária e na decimal: usos,
ordenação e associação com pontos da reta numérica e operações.
HABILIDADES:
(EF07MA10) Comparar e ordenar números racionais em diferentes contextos
e associá- los a pontos da reta numérica.
(EF07MA12) Resolver e elaborar problemas que envolvam as
operações com números racionais.
DESENVOLVIMENTO DO PLANO:
Comparar e ordenar números racionais em
diferentes contextos e associá- los a pontos da reta numérica:
Atividade 01: Aluno Resolve.
Utilizando o sinal de maior (>) ou de menor
(<), faça o comparativo entre os racionais.
a)
½ ____ 1/3
b)
0,9 ____ 0,2
c)
2/3 ____ 1/5
d)
2,7 ____ 8/5
e)
-3,2 ____ 2,5
f )
-7,3 ____ -1,8
g)
-7/2 ____ - 3,2
Atividade 02: Aluno Resolve.
Obs: Para ordenar os números racionais é
indicado transformar as frações em números decimais e depois colocar em ordem.
Coloque os números abaixo na ordem decrescente
(do maior para o menor).
0,8 ;
0,2 ; 7/3 ; - 7,5 ; - 4/3 ; 3,2 ; 9/2 ; - 2,8 ;
Atividade 03: Aluno Resolve.
Coloque os números da atividade 02, ou
seja 0,8 ; 0,2 ; 7/3 ; - 7,5 ; - 4/3
; 3,2 ; 9/2 ; - 2,8 ; em uma reta
numérica, lembrando que sempre começamos localizando o zero no meio da reta,
sempre a esquerda do zero são os números negativos e a direita do zero são os
números positivos.
Resolver e elaborar problemas que envolvam
as operações com números racionais:
Links para estudo:
Algumas observações importantes:
1.
Para fazermos a soma e a
subtração de questões que envolvam números decimais e frações, podemos
transformar as frações em números decimais e depois fazer os cálculos.
2.
Quando a questão apresentar
só frações podemos utilizar o MMC e resolver a questão.
3.
Quando a questão for de
multiplicação de frações, devemos fazer a multiplicação do numerador do
primeiro número com o numerador do segundo números, assim como a multiplicação
do denominador do primeiro com o denominador do segundo número.
4.
Quando a questão for de
divisão entre frações, primeiro devemos repetir a primeira fração e multiplicar
pelo inverso da segunda fração e depois fazer o cálculo.
5.
Assista aos vídeos
indicados a cima para um melhor entendimento da máteria.
Atividade 01: Aluno Resolve.
Faça o cálculo dos números racionais abaixo:
a)
2,3 + 5,8 + 2,7 – 4,9 – 3,5 + 1,8
b)
1/3 + 2/5 + 5/4 – 3/2 – 4/3 + 7/2
c)
2/5 x 3/2
d)
10/6 : 3/2
Atividade 02: Aluno Resolve.
Com 16 litros de leite, quantas garrafas de 2/3 de litros
poderão ser cheias?
Atividade 03: Aluno Resolve.
Para ladrilhar 3/4 de uma área, 9375 ladrilhos foram usados.
Para ladrilhar 7/8 da mesma área, quantos ladrilhos serão necessários?
Atividade 04: Aluno Resolve.
Para encher um álbum de figurinhas, Karina contribuiu com 1/6 das
figurinhas, enquanto Cristina contribuiu com 3/4 das
figurinhas. Com que fração das figurinhas as duas juntas contribuíram?
Atividade 05: Aluno Resolve.
Ana está lendo um livro. Em um dia ela leu ¼ do livro e no dia seguinte leu 1/6 do livro.
Então calcule:
a) a fração do livro que ela já leu.
b) a fração do livro que falta para ela terminar a leitura.
Atividade 06: Aluno Resolve.
Em um pacote há 4/5 de 1 Kg de açúcar. Em outro pacote há 1/5. Quantos quilos de açúcar o primeiro pacote tem a mais que o segundo?
Atividade 07: Aluno Resolve.
Roberta tem uma caixa d’agua cuja capacidade total é de 1800 litros. Em um certo dia seu pai precisou tirar 1/9 da água para fazer um conserto na caixa d’agua.
a)
Quanto de água ele retirou?
b)
Qual a fração da água que ficou na caixa?
Atividade 08: Aluno Resolve.
Marcos tinha o seguinte problema matemático: 30%
de 60 mais 40% de 80 menos 50% de 100. Seu colega de sala de aula afirmou que a
resposta era zero. O colega de Marcos acertou ou errou? Faça os cálculos para
justificar sua resposta.
Atividade 09: Aluno Resolve.
Patrícia fez 350 salgados e
280 docinhos para a festa de seu aniversário. Quando a festa terminou, ela fez
o cálculo e percebeu que seus convidados comeram 3/5 dos salgados e 2/7 dos
docinhos. Quantos salgados e docinhos foram comidos? Quantos salgados e
docinhos sobraram?
Atividade 10: Aluno Resolve.
Em um tornei de futsal o
time A ganhou 3/5 das partidas, já o time B ganhou 6/8 das partidas. Qual foi o
time campeão, sabendo que foram feitas 40 partidas.
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