EDUCAÇÃO
FÍSICA – 7ª E 8ª SEMANAS
Ano/Etapa: 7°
Ano – Anos finais
Componente Curricular:
Educação Física
Objeto de conhecimento: Lutas
Habilidades: (EF67EF16)
(EF67EF17)
PARTE
1 – ATIVIDADE TEÓRICA
Questão
01) Leia
o texto abaixo.
CAPOEIRA
A
capoeira é uma expressão cultural brasileira que compreende os elementos:
arte-marcial, esporte, cultura popular, dança e música.
Ela
constrói relações de sociabilidade e familiaridade entre mestres e discípulos,
sendo difundida de modo oral e gestual nas ruas e academias.
A
capoeira foi criada no século XVII pelo povo escravizado da etnia banto e se
difundiu por todo o Brasil. Hoje é considerada um dos maiores símbolos da
cultura brasileira.
Características
da capoeira que podemos citar é o acompanhamento por música: berimbau,
pandeiro, atabaque, canto e palmas; formação em roda: roda de capoeira;
graduação do capoeirista feita por cordas de cores diferentes atadas na
cintura.
Uma
característica que distingue a capoeira de outras lutas é o fato de a mesma ser
acompanhada por música. É a música que decide o ritmo e o estilo do jogo, que é
praticado no decorrer da roda de capoeira, um círculo de pessoas onde a
capoeira é jogada. Assim, os capoeiristas se alinham na roda de capoeira
batendo palmas no ritmo do berimbau enquanto cantam para os dois praticantes
jogarem. O berimbau é um instrumento musical de corda feito de madeira, bambu,
arame e uma cabaça.
O
jogo pode terminar ao comando do capoeirista no berimbau (normalmente um
capoeirista mais experiente), ou com o início de um novo combate entre uma nova
dupla.
A
música, por sua vez, é composta de instrumentos e canções, onde o ritmo varia
de acordo com o 'toque de capoeira', que varia de lento (angola) ao bastante
acelerado (regional).
Nos
grupos de capoeira regional ou de capoeira angola, a graduação é simulada pelas
cores de cordas atados na cintura do jogador.
Questão 02) O que é a capoeira?
Questão
03)
Quando a capoeira foi criada? Quem criou a capoeira?
Questão
04) Escreva
os instrumentos utilizados na capoeira.
Questão 05) Assista ao vídeo abaixo pelo youtube
Após
assistir ao vídeo responda os itens abaixo:
a) A
música fala sobre o quê?
b) Que
tipos de preconceitos você conseguiu identificar ouvindo a letra da música?
Nenhum comentário:
Postar um comentário