MATEMÁTICA – 4ª SEMANA
ANO/SEGMENTO: 7º Ano/ Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
UNIDADES TEMÁTICAS: Números
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
UNIDADES TEMÁTICAS: Números
OBJETOS DE CONHECIMENTO:
- Múltiplos e divisores de um número natural;
- Cálculo de porcentagens e de acréscimos e decréscimos simples.
HABILIDADES:
(EF07MA01) Resolver e elaborar problemas com números naturais, envolvendo as noções de divisor e de múltiplo, podendo incluir máximo divisor comum ou mínimo múltiplo comum, por meio de estratégias diversas, sem a aplicação de algoritmos.
(EF07MA02) Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, no contexto de educação financeira, entre outros.
DESENVOLVIMENTO DO PLANO:
Múltiplos e divisores de um número natural:
EXERCÍCIOS RESOLVIDOS:
01. Pedro deseja dividir seus 240 livros em pacotes de:
a) 2 em 2. Quantos pacotes seriam?
RESOLUÇÃO:
Como o 240 divide o número 2, então:
240 : 2 = 120 pacotes
b) 9 em 9. Quantos pacotes seriam?
RESOLUÇÃO:
240 : 9 = 26,6 (não dá exato, pois o 240 não pode ser divido por 9)
conclusão: Pedro não conseguirá guardar em pacotes.
02. O professor de Joaquim fez algumas perguntas e o aluno respondeu com (v) para verdadeiro e (f) para as falsas. Quantos itens Joaquim acertou?
a) O 33 é múltiplo de 11 (V)
b) O 48 é múltiplo de 12 (V)
c) O 60 é múltiplo de 15 (V)
RESPOSTA:
a) Joaquim acertou pois os M(11) = {0;11;22;33;44;55;66;77;88;99;…….}
b) Joaquim acertou pois os M(12) = {0;12;24;36;48;60;72;84;96;………..}
c) Joaquim acertou pois os M(15) = {0;15;30;45;60;75;90;105;120;……..}
03. Em uma árvore de natal seus pisca pisca acendem sobe uma determinada sequencia. Sabendo que o primeiro acende de 10 em 10 segundos, o segundo acende de 20 em 20 segundos e o terceiro acendem de 30 em 30 segundos. Sabendo que nesse exato momento os 3 acenderam, daqui a quanto tempo os 3 acenderam simultaneamente?
RESPOSTA:
Esse tipo de questão é sobre MMC ou MDC. Para sabermos qual fator utilizar devemos nos atentar para palavras “mágicas” no texto. Na questão ele fala a respeito da palavra “simultaneamente” então sabemos que se trata de MMC.
MMC (10;20;30) = (2 x 2 x 3 x 5 x 1) = 60.
10;20;30| 2
5 ;10;15| 2
5; 5; 15| 3
5 ; 5 ; 5 | 5
1 ; 1 ; 1 | 1
Conclusão: A cada 60 segundos ou 1 minuto as 3 luzes se acendem.
04. Fernanda tem bolas coloridas para dividir em caixas. Sabendo que ela tem 30 bolas amarelas, 40 bolas azuis e 50 bolas verdes. Ela quer colocar essas bolas em caixas, na qual em cada caixa fiquem a maior quantidade possível de bolas de uma mesma cor. Quantas caixas serão necessárias para guardar todas as bolas?
RESPOSTA:
Esse tipo de questão é sobre MMC ou MDC. Para sabermos qual fator utilizar devemos nos atentar para palavras “mágicas” no texto. Na questão ele fala a respeito da palavra “maior quantidade possível” então sabemos que se trata de MDC.
MDC (30;40;50) = (2 x 5) = 10.
30;40;60 | 2 ( Esse número entra para o cálculo pois ele divide tanto o 30, 40 e o 50)
15;20;30 | 2
15;10;15 | 2
15; 5;15 | 3
5 ; 5 ; 5 | 5 (Esse número entra para o calculo pois divide todos os números)
1 ; 1 ; 1 | 1
EXERCÍCIOS PROPOSTOS:
a) Encontre os divisores de 50
D (50) =
b) Qual seria a maneira da troca desses R$ 50,00. Como você faria essa distribuição.
03. Rogério e Marcos estão correndo em uma praça circular. Sabendo que Rogério dá uma volta em 36 minutos e Marcos dá uma volta em 48 minutos. Sabendo que eles saíram simultaneamente, ou seja juntos, daqui a quanto tempo eles se encontrarão no ponto de partida? Essa questão é de MMC ou de MDC?
04. Beatriz tem 3 pedaços de madeira, sendo o primeiro de 32 centímetros, o segundo de 54 centímetros e o ultimo de 80 centímetros. Sabendo que Beatriz quer cortar os pedaços da madeira no maior tamanho possível. Encontre esse tamanho e a quantidade de pedaços que ela irá ter. Essa questão é de MMC ou MDC?
Cálculo de percentagens e de acréscimos e decréscimos simples:
OBS: A TEORIA E OS VÍDEOS SE ENCONTRAM NAS AULAS DA SEGUNDA E TERCEIRA SEMANA.
BONS ESTUDOS!
EXERCÍCIOS PROPOSTOS:
01. Daniel sempre sonhou em ter um carro de brinquedo. Ao chegar na loja o vendedor afirmou que toda a loja estava com 30% de desconto. Sabendo que o carro custava R$ 32,00 reais. Quanto Daniel pagou com o desconto?
02. Fernanda abasteceu seu carro com gasolina comum e deu R$ 180,00 reais. No mês seguinte ela abasteceu com gasolina aditivada e percebeu que deu exatamente o mesmo valor do mês anterior com um acréscimo de 20%. Quanto ela pagou?
03. Rubens usando uma calculadora encontrou alguns resultados sobre a porcentagem de alguns números. Verifique se o aluno acertou ou errou.
a) 10% de 100 = 10
b) 30% de 250 = 75
c) 50% de 300 = 150
d) 70% de 480 = 336
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