29 junho, 2020

ARTES - 8ª SEMANA - PROF(A): MARIANE FROTA - 9ºANOS


9º ano-  Anos Finais
ARTES
Ano/Etapa: 9º – Anos Finais
Componente Curricular: Artes

8ª Semana
Escola: EEF Dalva Pontes da Rocha
Profª: Mariane Frota
Objeto do conhecimento: Música

Aluno (a):


Habilidade: (EF69AR21)


Questão 1 – Desde a primeira atividade de artes do nosso projeto, nós temos estudado sobre a música. Você conseguiu ver os diferentes estilos musicais que podem existir, qual o gênero musical que cada um da sua família gosta, percebeu através da escrita de um diário que no seu dia-a-dia era possível observar a arte em diversas situações, avaliou de como a música pode aflorar sentimentos ou nos fazer recordar pessoas e momentos. Além de termos conhecido vários instrumentos musicais e identificado que cada um deles podem obter sons agudos, graves, tempo, contratempo, ritmo, timbre e notas musicais. Quanta coisa aprendemos, não é mesmo? Essa atividade fará uma pequena revisão de tudo que já estudamos. Preparados?


MÚSICA
É uma das mais variadas formas de arte. Em cada época e lugar do mundo, encontramos um jeito diferente de fazer música. Bater palmas, estalar os dedos, assobiar. Os primeiros sons feitos pelo homem, como esses, saíram de seu próprio corpo. Depois ele descobriu que podia produzir sons com objetos do dia a dia. Assim, madeira, ossos, rochas e conchas foram os primeiros materiais usados para fazer objetos musicais, que depois foram chamados de instrumentos musicais.
Provavelmente as primeiras músicas surgiram quando o homem percebeu que, juntando os sons produzidos pelo seu corpo com os sons tirados dos objetos do seu dia a dia, poderia produzir sequências de sons e silêncio, com um ritmo agradável. Ele gostou tanto do resultado que imaginou que os deuses nos quais acreditava também gostariam e assim começou a fazer músicas para

homenageá-los. A matéria-prima da música é o som e o silêncio. Os sons podem ser graves, como o som de um trovão ou do latido de um cachorro grande. Ou podem ser agudos, como o do piado dos pássaros. Os sons podem também ser curtos ou longos, fortes ou fracos, altos ou baixos. Os sons possuem ainda timbres diferentes. O timbre é o que nos permite diferenciar o som de um piano do som de um violão, ou identificar na voz de cada pessoa.
Almanaque Recreio, São Paulo: Abril, 2003




a)     Segundo o texto coloque V OU F:

(   ) Cada pessoa possui um timbre diferente.
(   ) As primeiras músicas criadas pelo homem foram usadas para homenagear seus deuses.
(   ) A música apresenta-se sempre da mesma forma, independentemente, da época ou lugar que é criada.
(   ) Os primeiros instrumentos musicais foram confeccionados a partir de materiais como: madeira, 
ossos, rochas e conchas.
(   ) Para se criar uma música uma música agradável é necessário que haja uma sequencia de sons e silêncio.

b)     Os elementos da musica em relação a sua forma são: 

( ) Timbre, intensidade, melodia e harmonia;
( ) Timbre, intensidade, altura, densidade e duração; 
( ) Altura, intensidade, duração e ritmo.

c)     Os elementos da música em relação a sua composição são: 

( ) Timbre, melodia e som;
( ) Harmonia, altura e ritmo;
( )Harmonia, melodia e ritmo.

d)     Ligue os estilos musicais brasileiro aos cantores referentes:


·         Forró
·         Sertanejo
·         Samba
·         Funk
·         Axé
·         Rock
·         Raggae
·         Gospel

·         Bob Marley
·         Zeca Pagodinha
·         Luiz Gonzaga
·         Luan Santana
·         Legião Urbana
·         Ivete Sangalo
·         Mc Kekeu
·         Aline Barros




e)     O que são sons corporais?






Nenhum comentário:

Postar um comentário