9º ano- Anos Finais
ARTES
Ano/Etapa: 9º – Anos Finais
Componente Curricular: Artes
8ª Semana
Escola: EEF Dalva Pontes da
Rocha
Profª: Mariane Frota
Objeto do conhecimento: Música
Aluno (a):
Habilidade:
(EF69AR21)
Questão 1 – Desde a primeira atividade de artes do nosso projeto, nós temos
estudado sobre a música. Você conseguiu ver os diferentes estilos musicais que
podem existir, qual o gênero musical que cada um da sua família gosta, percebeu
através da escrita de um diário que no seu dia-a-dia era possível observar a
arte em diversas situações, avaliou de como a música pode aflorar sentimentos
ou nos fazer recordar pessoas e momentos. Além de termos conhecido vários
instrumentos musicais e identificado que cada um deles podem obter sons agudos,
graves, tempo, contratempo, ritmo, timbre e notas musicais. Quanta coisa
aprendemos, não é mesmo? Essa atividade fará uma pequena revisão de tudo que já
estudamos. Preparados?
MÚSICA
É uma das mais variadas formas de arte. Em cada época e
lugar do mundo, encontramos um jeito diferente de fazer música. Bater palmas,
estalar os dedos, assobiar. Os primeiros sons feitos pelo homem, como esses,
saíram de seu próprio corpo. Depois ele descobriu que podia produzir sons com
objetos do dia a dia. Assim, madeira, ossos, rochas e conchas foram os
primeiros materiais usados para fazer objetos musicais, que depois foram
chamados de instrumentos musicais.
Provavelmente as primeiras músicas surgiram quando o
homem percebeu que, juntando os sons produzidos pelo seu corpo com os sons
tirados dos objetos do seu dia a dia, poderia produzir sequências de sons e
silêncio, com um ritmo agradável. Ele gostou tanto do resultado que imaginou
que os deuses nos quais acreditava também gostariam e assim começou a fazer
músicas para
homenageá-los.
A matéria-prima da música é o som e o silêncio. Os sons podem ser graves, como
o som de um trovão ou do latido de um cachorro grande. Ou podem ser agudos, como
o do piado dos pássaros. Os sons podem também ser curtos ou longos, fortes ou
fracos, altos ou baixos. Os sons possuem ainda timbres diferentes. O timbre é o
que nos permite diferenciar o som de um piano do som de um violão, ou
identificar na voz de cada pessoa.
Almanaque Recreio, São Paulo: Abril, 2003
a) Segundo o texto
coloque V OU F:
( ) Cada pessoa possui um timbre diferente.
( ) As primeiras músicas criadas pelo homem
foram usadas para homenagear seus deuses.
( ) A música apresenta-se sempre da mesma
forma, independentemente, da época ou lugar que é criada.
( ) Os primeiros instrumentos musicais foram
confeccionados a partir de materiais como: madeira,
ossos, rochas e conchas.
( ) Para se criar uma música uma música
agradável é necessário que haja uma sequencia de sons e silêncio.
b) Os elementos da
musica em relação a sua forma são:
( ) Timbre, intensidade, melodia e harmonia;
( ) Timbre,
intensidade, altura, densidade e duração;
( ) Altura, intensidade, duração e
ritmo.
c) Os elementos da
música em relação a sua composição são:
( ) Timbre, melodia e som;
( ) Harmonia,
altura e ritmo;
( )Harmonia,
melodia e ritmo.
d) Ligue os estilos
musicais brasileiro aos cantores referentes:
·
Forró
·
Sertanejo
·
Samba
·
Funk
·
Axé
·
Rock
·
Raggae
·
Gospel
·
Bob Marley
·
Zeca Pagodinha
·
Luiz Gonzaga
·
Luan Santana
·
Legião Urbana
·
Ivete Sangalo
·
Mc Kekeu
·
Aline Barros
e) O que são sons corporais?
Nenhum comentário:
Postar um comentário