25 junho, 2020

EJA III E IV RELIGIÃO - 5ª SEMANA - MANOEL GOMES


PROF. MANOEL GOMES OLIVEIRA
ENSINO RELIGIOSO - 5ª SEMANA DE 08 JUN A 12 JUN/2020.

ANO/SEGMENTO:EJA III e IV
COMPONENTE CURRICULAR: ENSINO RELIGIOSO
UNIDADES TEMÁTICAS: Crenças religiosas e filosofias de vida
OBJETO DO CONHECIMENTO: Tradição escrita: registro dos ensinamentos sagrados
HABILIDADE(S):
(EF06ER01) Reconhecer o papel da tradição escrita na preservação de memórias, acontecimentos e ensinamentos religiosos.
DESENVOLVENDO PLANO:

Leiam esse texto  

Direitos e Deveres

Todos nós sabemos que temos direitos. Muitos de nós, no entanto, nos esquecemos de que os direitos são irmãos siameses dos deveres, assim, gozar dos direitos nos obriga a respeitar e cumprir os deveres.
Ter direitos e poder usufruir deles faz parte de uma das lutas mais duradouras da humanidade.
Ser livre, falar o que se sente e pensa, ter uma casa, constituir família, ir e vir, alimentar-se bem, estudar em boas escolas, ser cuidado em caso de doença, votar são os nossos direitos sociais, civis e políticos. Há também os chamados direitos "difusos", que são dirigidos à sociedade como um todo: direito à paz, a viver em um ambiente saudável e equilibrado, a usar os bens públicos comuns. No entanto, mesmo estando registrados em leis - é até na Constituição - nem sempre é fácil fazer valer esses direitos. Observar e reclamar nossos direitos é mais fácil que cumprir os deveres. 
Os verbos que usamos nesses casos - gozar os direitos e cumprir os deveres - passam uma falsa noção de que é gostoso ter e usufruir os direitos, mas que é penoso cumprir os deveres, pois eles soam apenas como obrigação. Mas os deveres também podem - e devem - ser cumpridos com o mesmo prazer que o gozo dos direitos proporciona. 
Por exemplo, um professor que cumpre o seu dever de dar uma boa aula deve sentir prazer nisso, pois está respeitando o direito que o aluno tem a frequentar uma boa escola. Um aluno responsável e cumpridor dos deveres escolares, por sua vez, proporciona prazer ao seu mestre, que se sente realizado em constatar o fruto de seu trabalho. Assim, uma boa escola é dever e direito de todos que nela estudam ou trabalham.

ATIVIDADES:
Faça uma relação de seus direitos e deveres considerando:
a) a escola
b) a sala de aula
c) o Brasil

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