24 junho, 2020

GEOGRAFIA PROF. WAGNER 8° ANO - ATIVIDADE PARA 7º SEMANA – 22 A 26 DE JUNHO


GEOGRAFIA PROF. WAGNER
8° ANO - ATIVIDADE PARA 7º SEMANA – 22 A 26 DE JUNHO
ATIVIDADES  8º ANO

GRUPO WHATSAPP:
https://chat.whatsapp.com/BNYKs1P74wj2aezFv6npW4


Atividade:
Leitura dos capítulos 6 ao 8
Responder ao exercício.

 

 

Este exercício trata sobre os seguintes temas:

 

- Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial.

 

Encontre algumas respostas para essas questões no Capítulo 06 ao 08 do seu livro.


01 – QUESTÃO

A economia da América Latina

A América Latina é formada por países com diferentes níveis de desenvolvimento econômico. Enquanto existem países como o Brasil, o México e a Argentina, que são a 9a, 15a e 21a economia do mundo, respectivamente, e que possuem um relativo desenvolvimento industrial, existem outros países latino-americanos, como o Haiti e a Nicarágua, onde a economia está entre as menos expressivas do mundo.

O Brasil, o México e a Argentina são importantes para a geração de riqueza na América Latina. Os três países juntos são responsáveis pela produção de aproximadamente 65% do PIB latino-americano.

Embora existam diferenças quanto ao nível de desenvolvimento econômico entre os países latino-americanos, alguns aspectos atribuem certa identidade a eles: todos são subdesenvolvidos e foram explorados e subjugados por outros países em processos de colonização.

Esses países apresentam uma economia instável, suscetível a crises econômicas periódicas, o que aumenta a dependência econômica e tecnológica em relação aos países desenvolvidos.

Outro aspecto marcante em grande parte dos países latino-americanos é a presença de salários baixos para a maioria da população e a informalidade no mercado de trabalho. Segundo estudo sobre o trabalho informal de jovens na América Latina, divulgado pela International Labour Organization (ILO) – Organização Internacional do Trabalho – em 2015, a cada quatro jovens entre 19 e 24 anos, três estavam ocupados em atividades informais.

Qual aspecto é apresentado no texto que une esses países?
A - Subdesenvolvidos e colônias de exploração.
B - Altos salários para a população e dependência econômica dos países desenvolvidos.
C - Desenvolvidos e altamente industrializados.

02 – QUESTÃO
A economia agrária da América Latina
A organização atual do espaço agrário da América Latina possui raízes em seu passado colonial. Naquele período, o interesse dos colonizadores era formar colônias de exploração que fornecessem riquezas necessárias ao desenvolvimento econômico de suas metrópoles, como gêneros agrícolas (cana-de-açúcar, fumo, algodão etc.), matérias-primas vegetais (madeira etc.) e minerais (ouro, prata, diamante etc.)
A partir do século XVI, as atividades agrícolas desenvolvidas em várias colônias da América Latina, incluindo o Brasil, ocorreram sob a forma de plantation, ou seja, extensas áreas monocultoras cultivadas mediante a utilização de mão de obra escravizada e tendo seus produtos direcionados ao abastecimento do mercado consumidor europeu.
No Brasil, as plantations de cana-de-açúcar, localizadas nas áreas próximos ao litoral, foram, em parte, a base da estrutura econômica da colônia, já que o açúcar se tornou um dos produtos mais concorridos no mercado europeu. A expansão da atividade pecuária em direção ao Sertão nordestino foi promovida, especialmente, para abastecer as regiões canavieiras do litoral com couro e animais de trabalho.

Quais são as 3 características principais do Plantation?
A - Monocultura, Exportação e Latifúndio.
B - Policultura, Importação e Minifúndio.
C - Monocultura, Mão-de-obra livre e Latifúndio.

03 – QUESTÃO
A economia regional: os blocos econômicos da América Latina
Seguindo uma tendência mundial de integração econômica entre mercados, a América Latina apresenta desde o século XX a formação de blocos econômicos regionais.
Entre os blocos econômicos latino-americanos, o Mercado Comum do Sul (Mercosul) é um dos mais importantes. Formado da união entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, o Mercosul, além de anular as tarifas internas para produtos importados entre os países- membros, adotou, em 1995, uma tarifa externa comum, isto é, uma taxa ou imposto único cobrado por todos os países sobre os produtos vindos de fora do bloco. Por essa razão, caracteriza-se uma união aduaneira.
A integração regional entre esses países iniciou-se sob a liderança do Brasil e da Argentina ainda nos anos 1980. No início de 1991, foi assinado o Tratado de Assunção, quando o Paraguai e o Uruguai aderiram à iniciativa dando início ao Mercosul.
Além dos quatro membros originais, o Mercosul conta, atualmente, com a Venezuela, como novo país-membro, e também com cinco membros associados: Chile, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia, os quais possuem o direito a participar das reuniões do bloco, mas sem poder de voto.
Um acordo para incluir o Suriname e a Guiana como membros associados já foi assinado, e podemos citar, ainda, a presença do México, considerado Estado observador. A sede da organização é situada em Montevidéu, no Uruguai, e, em 2002, foi assinado o Tratado de Livre Trânsito e Residência, permitindo o livre trânsito de cidadãos dos membros do bloco entre os países signatários.



Observe o mapa e marque o item que apresenta os Blocos Econômicos dos quais o Brasil é membro:
A – Mercosul e Aladi.
B – MCCA e Mercosul.
C – Caricom e Comunidade Andina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário