Atividade
8 anos 7 semana envie para o zap 981935494 ou para o e-mail da turma.
A produção textual e fundamental na vida escolar tanto na língua
inglesa como na portuguesa.
Veja no site abaixo
dicas de como redigir uma boa redação.
Redigir um texto parece, para muitos,
um procedimento difícil... Concepção esta que, caso não seja aprimorada, acaba
se tornando um estigma e, consequentemente,
um entrave para o emissor no decorrer de sua trajetória cotidiana. O fato é que o ato da escrita requer do
emissor determinadas habilidades que
envolvem conhecimentos de forma específica.
Em uma primeira instância,
reportamo-nos à ideia de que todo discurso tem um fim em si mesmo, ou
seja, perfaz-se de uma intenção que se caracteriza de acordo com os objetivos que se deseja alcançar com a
mensagem ora transmitida. Intenções
essas materializadas sob a forma de um texto informativo, instrutivo, persuasivo, humorístico, didático, dentre
outros. Desta feita, torna-se
imprescindível que o emissor parta deste princípio: o que se busca mediante o trabalho com a linguagem?
Tais pressupostos tendem a se reafirmar quando comparados à
fala de José Saramago: As palavras
são apenas pedras a atravessar a corrente de um rio, se estão ali é para que
possamos chegar à outra margem, a outra margem é o que importa.
Numa transcrição do metafórico para o sentido real, temos
que “as pedras” que atravessam a corrente de um rio nada
mais são que o acervo lexical que a língua nos proporciona e este acervo vai se
incorporando ao nosso vocabulário à
proporção que desenvolvemos o hábito de leitura. Mas elas não são suficientes para chegarmos “à outra margem do rio”, pois
neste ínterim também estão correlacionados dois outros fatores de
considerável relevância – os conhecimentos
linguísticos (gramaticais) e o próprio conhecimento de mundo –, sendo que este último envolve o condicionante
social, haja vista que para discorrermos
acerca de um determinado assunto, temos que, necessariamente, elencar os argumentos que a ele faz referência.
Quando o autor nos revela que o foco principal é a “outra
margem”, visto que somente ela é o que na verdade
importa, essa margem nada mais é do que o texto propriamente dito. Mas quais
os caminhos para se chegar a esse destino?
Será o texto um emaranhado de ideias nas quais palavras se fundem formando um todo desconexo? Certamente que estamos
convictos da não veracidade desta
prerrogativa.
Um texto se constrói a partir da
combinação perfeita entre as palavras,
consequentemente dispostas em frases, períodos
subsequentes e, por fim, manifestadas
em parágrafos formados por um todo coeso, claro e coerente. Outro aspecto que aqui se evidencia é o fato de que
constantemente o emissor precisa fazer
uma releitura de sua produção, pois, no momento em que está redigindo não se atém para possíveis falhas que
porventura incidam diretamente na
qualidade da mensagem. Ao realizar tal procedimento, ele poderá acrescentar e/ou suprimir elementos,
contribuindo assim para o aprimoramento
da performance discursiva.
Atividade:
1) Faça
uma produção textual em português falando de como foi a quarentena causada pelo
coronavírus, após isso faça um resumo em inglês usando o simple past tense.
2) Grave
o resumo da produção em inglês e mande para o zap do professor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário