25 junho, 2020

Educação Física - 7ª semana - 8º ano



EDUCAÇÃO FÍSICA – 7ª SEMANA

Ano/Etapa: 8º Ano – Anos Finais

Componente Curricular: Educação Física

Unidade Temática: Dança

Objetos de Conhecimento: Danças de Salão – Bolero

Habilidade: (EF89EF12), (EF89EF14)



PARTE 1 – ATIVIDADE TEÓRICA
LEITURA

Danças de salão

Essas danças, realizadas em pares e geralmente em festas ou outros eventos sociais, são voltadas para o lazer ou a competição. Elas exigem algum contato entre os participantes, o qual pode ser obtido por meio de uma posição fechada (em que a dupla está ligada pelas duas mãos) ou aberta (em que o contato se dá apenas com uma das mãos). Nas danças desse tipo, os pares desenvolvem passos diversos, explorando combinações possíveis dentro de cada ritmo.

As danças de salão surgiram no século XIX, quando começaram a integrar as festas da nobreza europeia, diferenciando esse grupo daqueles mais pobres, que se apropriavam de manifestações folclóricas realizadas nas ruas em festejos e eventos populares. Aos poucos, elas passaram a ser praticadas em eventos comemorativos daqueles que detinham poder e riqueza, abrindo também uma possibilidade de cortejo nos encontros entre as famílias da alta sociedade.

Tradicionalmente, os cavalheiros e as damas, como são designados os homens e as mulheres nas danças de salão, assumem papéis específicos nas coreografias, revelando um pouco do que se esperava de cada um na sociedade da época. Portanto, são os homens que conduzem os passos do casal, cabendo às mulheres acompanhá- los enquanto elas exploram movimentos graciosos e harmônicos. Por tradição, atualmente ainda é da responsabilidade do cavalheiro conduzir a dama, o que revela alguns estereótipos da dança de salão que precisam ser tematizados.

Bolero

Há controvérsias sobre a origem do bolero, no entanto, acredita-se que esse ritmo se desenvolveu em Cuba, com influência espanhola e de outros países hispânicos, como República Dominicana, Porto Rico e México. Trata-se de uma dança lenta e romântica que se disseminou rapidamente por toda a América Latina, assumindo características específicas em cada região ou país.

Sua estrutura básica parte do “dois pra lá, dois pra cá” ou do “um pra lá, um pra cá”. Ao chegar ao Rio de Janeiro, esse ritmo foi influenciado pelo tango, tornando sua dança mais complexa por requerer giros e caminhadas pelo salão.

PARTE 2 – ATIVIDADE TEÓRICA
Responda as seguintes questões:


1)    Você dançou a dois? Como é sincronizar um passo com o colega? É fácil dançar  no mesmo ritmo? Explique como você se sentiu.

2)    Quais são as principais características das danças de salão? O que as torna diferentes de outros estilos?

3)    Descreva o contexto de surgimento das danças de salão.


PARTE 3: ATIVIDADE PRÁTICA

Materiais: Dispositivo eletrônico para reprodução de músicas (reprodutor de CD ou DVD; computador) e músicas de Bolero.

Sugestões: Bee Gees. How deep is your love (1977).

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=XpqqjU7u5Yc>. João Bosco. Dois pra lá, dois pra cá (1975).

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wU4J5J0PbWM>.

Procedimentos

O passo básico do bolero é o tradicional “dois pra lá, dois pra cá” executado de forma lenta. Para desenvolvê-lo, o casal deve afastar a perna direita da esquerda lateralmente (A) e, em seguida, aproximar a perna esquerda da direita (B), repetindo essa sequência mais uma vez. Depois, é a perna esquerda que o casal deve afastar da direita lateralmente (C) e, na continuidade, aproximar a perna direita da esquerda (D), repetindo também essa sequência.

(A)

(B)

(C)

(D)

1.    Construção coreográfica

Agora que você já aprendeu os passos básicos, que tal construir uma coreografia do bolero? Escolha uma música de bolero de sua preferência e realize uma coreografia, explorando os passos aprendidos na aula.
Materiais: dispositivo eletrônico para reprodução de músicas (reprodutor de CD ou DVD; Computador) e músicas diversas de bolero.


Boa atividade! #juntossomosmaisfortes


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