EDUCAÇÃO FÍSICA – 7ª SEMANA
Ano/Etapa: 8º Ano – Anos Finais
Componente Curricular: Educação
Física
Unidade Temática: Dança
Objetos de Conhecimento: Danças de
Salão – Bolero
Habilidade: (EF89EF12), (EF89EF14)
PARTE 1 – ATIVIDADE TEÓRICA
LEITURA
Danças de salão
Essas danças, realizadas em pares e geralmente em festas ou
outros eventos sociais, são voltadas para o lazer ou a competição. Elas exigem
algum contato entre os participantes, o qual pode ser obtido por meio de uma
posição fechada (em que a dupla está ligada pelas duas mãos) ou aberta (em que
o contato se dá apenas com uma das mãos). Nas danças desse tipo, os pares desenvolvem
passos diversos, explorando combinações possíveis dentro de cada ritmo.
As danças de salão surgiram no século XIX, quando começaram
a integrar as festas da nobreza europeia, diferenciando esse grupo daqueles
mais pobres, que se apropriavam de manifestações folclóricas realizadas nas
ruas em festejos e eventos populares. Aos poucos, elas passaram a ser
praticadas em eventos comemorativos daqueles que detinham poder e riqueza,
abrindo também uma possibilidade de cortejo nos encontros entre as famílias da
alta sociedade.
Tradicionalmente, os cavalheiros e as damas, como são
designados os homens e as mulheres nas danças de salão, assumem papéis
específicos nas coreografias, revelando um pouco do que se esperava de cada um
na sociedade da época. Portanto, são os homens que conduzem os passos do casal,
cabendo às mulheres acompanhá- los enquanto elas exploram movimentos graciosos
e harmônicos. Por tradição, atualmente ainda é da responsabilidade do
cavalheiro conduzir a dama, o que revela alguns estereótipos da dança de salão
que precisam ser tematizados.
Bolero
Há controvérsias sobre a origem do bolero, no entanto,
acredita-se que esse ritmo se desenvolveu em Cuba, com influência espanhola e
de outros países hispânicos, como República Dominicana, Porto Rico e México.
Trata-se de uma dança lenta e
romântica que se disseminou rapidamente por toda a América Latina, assumindo
características específicas em cada região ou
país.
Sua estrutura básica parte do “dois pra lá, dois pra cá” ou
do “um pra lá, um pra cá”. Ao chegar ao Rio de Janeiro, esse ritmo foi
influenciado pelo tango, tornando sua dança mais complexa por requerer giros e
caminhadas pelo salão.
PARTE 2 – ATIVIDADE TEÓRICA
Responda as seguintes questões:
1)
Você já dançou a dois? Como é sincronizar um passo com o colega? É
fácil dançar no mesmo ritmo? Explique como você se sentiu.
2)
Quais são as principais
características das danças de salão? O que as torna diferentes de outros estilos?
3)
Descreva o contexto de surgimento
das danças de salão.
Materiais: Dispositivo
eletrônico para reprodução de músicas (reprodutor de CD ou DVD; computador) e
músicas de Bolero.
Sugestões:
Bee Gees. How deep is your love (1977).
Disponível
em: <https://www.youtube.com/watch?v=XpqqjU7u5Yc>.
João Bosco. Dois pra lá, dois pra cá (1975).
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wU4J5J0PbWM>.
Procedimentos
O passo básico do bolero é o tradicional “dois pra lá, dois
pra cá” executado de forma lenta. Para desenvolvê-lo, o casal deve afastar a
perna direita da esquerda lateralmente (A) e, em seguida, aproximar a perna
esquerda da direita (B), repetindo essa sequência mais uma vez. Depois, é a
perna esquerda que o casal deve afastar da direita lateralmente (C) e, na
continuidade, aproximar a perna direita da esquerda (D), repetindo também essa
sequência.
1. Construção coreográfica
Agora
que você já aprendeu os passos básicos, que tal construir uma coreografia do
bolero? Escolha uma música de bolero de sua preferência e realize uma
coreografia, explorando os passos aprendidos na aula.
Sugestão de vídeo: https://www.youtube.com/results?search_query=aula+de+bolero+iniciante
Materiais: dispositivo eletrônico para
reprodução de músicas (reprodutor de CD ou
DVD; Computador) e músicas diversas
de bolero.
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