PROF.
MANOEL GOMES OLIVEIRA
EDUCAÇÃO
RELIGIOSA – 5ª SEMANA DE 08 JUN A 12 JUN/2020.
ANO/SEGMENTO:
7º Ano -C- Anos Finais
COMPONENTE
CURRICULAR: Educação Religiosa
TEMA:
Religiosidade e materialidade.
UNIDADE
TEMÁTICA: Manifestações Religiosas.
OBJETOS
DE CONHECIMENTO: Místicas e espiritualidades.
HABILIDADE:
(EF06ER01)
Reconhecer o papel da tradição escrita na preservação de memórias,
acontecimentos e ensinamentos religiosos.
DESENVOLVIMENTO
DO PLANO:
Leiam
esse texto
Direitos
e Deveres
Todos
nós sabemos que temos direitos. Muitos de nós, no entanto, nos esquecemos de
que os direitos são irmãos siameses dos deveres, assim, gozar dos direitos nos
obriga a respeitar e cumprir os deveres.
Ter
direitos e poder usufruir deles faz parte de uma das lutas mais duradouras da
humanidade.
Ser
livre, falar o que se sente e pensa, ter uma casa, constituir família, ir e
vir, alimentar-se bem, estudar em boas escolas, ser cuidado em caso de doença,
votar são os nossos direitos sociais, civis e políticos. Há também os chamados
direitos "difusos", que são dirigidos à sociedade como um todo:
direito à paz, a viver em um ambiente saudável e equilibrado, a usar os bens
públicos comuns. No entanto, mesmo estando registrados em leis - é até na
Constituição - nem sempre é fácil fazer valer esses direitos. Observar e
reclamar nossos direitos é mais fácil que cumprir os deveres.
Os
verbos que usamos nesses casos - gozar os direitos e cumprir os deveres -
passam uma falsa noção de que é gostoso ter e usufruir os direitos, mas que é
penoso cumprir os deveres, pois eles soam apenas como obrigação. Mas os deveres
também podem - e devem - ser cumpridos com o mesmo prazer que o gozo dos
direitos proporciona.
Por
exemplo, um professor que cumpre o seu dever de dar uma boa aula deve sentir
prazer nisso, pois está respeitando o direito que o aluno tem a frequentar uma
boa escola. Um aluno responsável e cumpridor dos deveres escolares, por sua
vez, proporciona prazer ao seu mestre, que se sente realizado em constatar o
fruto de seu trabalho. Assim, uma boa escola é dever e direito de todos que
nela estudam ou trabalham.
ATIVIDADES:
Faça
uma relação de seus direitos e deveres considerando:
a)
a escola
b)
a sala de aula
c)
o Brasil
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