Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia
Projeto
Professores e Alunos Conectados
9º ANO – ANOS FINAIS
CIÊNCIAS – 8ª SEMANA
Prof. João Miranda
ANO/SEGMENTO: 9º Ano – Anos Finais
COMPONENTE
CURRICULAR: Ciências
UNIDADE
TEMÁTICA: Vida
e Evolução
OBJETO DO CONHECIMENTO: Hereditariedade
\ Ideias evolucionistas \ Preservação da biodiversidade.
HABILIDADES: (EF09CI08) Associar
os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo
relações entre ancestrais e descendentes.
Atividade 1
Hoje continuaremos o estudo da
hereditariedade. Para compreender um pouco mais porquê há semelhanças físicas
dentro de uma mesma família, acesse o link https://youtu.be/pZvhBKdoMAA e assista ao vídeo
“A Família – Árvore Genealógica para crianças”. Em seguida, faça o que se pede:
Questão 1: No espaço abaixo, construa uma ávore
genealógica da sua família, em que você esteja incluído, além dos seus irmãos,
pais e avós.
Atividade 2
Agora, vamos aprender mais alguns conceitos
importantes sobre a hereditariedade. Para isso, acesse o link https://escola.britannica.com.br/artigo/gene/631052 e leia o texto
“Gene”. Em seguida, responda:
Questão 1: O que são os genes? O que eles
determinam?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2: Em que partes das células dos seres
vivos os genes se localizam?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 3: O que são cromossomos?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 4: O que significa DNA? Qual é a forma
do DNA?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividade 3
Agora vamos relacionar o que foi estudado com
o cotidiano, de modo que possamos entender como as características dos nossos
pais são transmitidas para nós. Para isso, acesse o link https://escola.britannica.com.br/artigo/genética/481354 e leia o texto “Genética”. Em seguida, responda:
Questão 1: O que é a Genética?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2: Quais são as células responsáveis pela reprodução?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 3: Explique como ocorre a reprodução.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 4: Por que irmãos podem herdar características físicas diferentes? Cite um
exemplo para justificar sua resposta.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 5: Por que gêmeos idênticos (univitelinos) têm exatamente os mesmos traços
físicos?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário