24 junho, 2020

9º ANO CIÊNCIAS 8ª SEMANA - JOÃO MIRANDA


Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia

Projeto Professores e Alunos Conectados


9º ANO – ANOS FINAIS

CIÊNCIAS – 8ª SEMANA

Prof. João Miranda

ANO/SEGMENTO: 9º Ano – Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Ciências
UNIDADE TEMÁTICA: Vida e Evolução
OBJETO DO CONHECIMENTO: Hereditariedade \ Ideias evolucionistas \ Preservação da biodiversidade.
HABILIDADES: (EF09CI08) Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.

 Atividade 1

Hoje continuaremos o estudo da hereditariedade. Para compreender um pouco mais porquê há semelhanças físicas dentro de uma mesma família, acesse o link https://youtu.be/pZvhBKdoMAA e assista ao vídeo “A Família – Árvore Genealógica para crianças”. Em seguida, faça o que se pede:

Questão 1: No espaço abaixo, construa uma ávore genealógica da sua família, em que você esteja incluído, além dos seus irmãos, pais e avós.

  
Atividade 2
Agora, vamos aprender mais alguns conceitos importantes sobre a hereditariedade. Para isso, acesse o link https://escola.britannica.com.br/artigo/gene/631052 e leia o texto “Gene”. Em seguida, responda:

Questão 1: O que são os genes? O que eles determinam?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 2: Em que partes das células dos seres vivos os genes se localizam?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 3: O que são cromossomos?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 4: O que significa DNA? Qual é a forma do DNA?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Atividade 3
Agora vamos relacionar o que foi estudado com o cotidiano, de modo que possamos entender como as características dos nossos pais são transmitidas para nós. Para isso, acesse o link https://escola.britannica.com.br/artigo/genética/481354 e leia o texto “Genética”. Em seguida, responda:

Questão 1: O que é a Genética?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


  
Questão 2: Quais são as células responsáveis pela reprodução?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 3: Explique como ocorre a reprodução.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 4: Por que irmãos podem herdar características físicas diferentes? Cite um exemplo para justificar sua resposta.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 5: Por que gêmeos idênticos (univitelinos) têm exatamente os mesmos traços físicos?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário