24 junho, 2020

8º ANO CIÊNCIAS 8ª SEMANA - JOÃO MIRANDA


Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia

Projeto Professores e Alunos Conectados


8º ANO – ANOS FINAIS

CIÊNCIAS – 8ª SEMANA

Prof. João Miranda
 ANO/SEGMENTO: 8º Ano – Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Ciências
UNIDADE TEMÁTICA: Terra e Universo
 OBJETO DO CONHECIMENTO: Sistema Sol, Terra e Lua. Clima.
 HABILIDADES: (EF08CI15) Identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e simular situações nas quais elas possam ser medidas.

 Atividade 1

O assunto de hoje é o tempo climático e as variáveis que o afetam. Acesse o link https://escola.britannica.com.br/artigo/tempo/482842 e leio o texto “Tempo”, que explica as diferenças entre tempo e clima. Em seguida, responda:

Questão 1: O que é o tempo?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 2: O que é o clima?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 3: Quais são os cinco elementos do tempo climático citados no texto?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 4: O que é a metereologia? Como se chamam as pessoas que estudam o tempo?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atividade 2
Agora, vamos ler a respeito da Circulação Atmosférica. Para isso, acesse o link https://brasilescola.uol.com.br/geografia/circulacao-atmosferica.htm e leia o texto “Circulação Atmosférica”. Em seguida, responda:

Questão 1: O que é a circulação atmosférica? Aonde ocorre?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 2: Como é possível a movimentação das massas de ar? Explique sua resposta.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Atividade 3
Agora, vamos relacionar o que foi estudado em relação aos movimentos das massas de ar frio e ar quente com o que acontece no nosso dia à dia. Para isso,  vamos entender o funcionamento básico de um ar condicionado e a sua relação com esses movimentos das massas de ar. Acesse o link https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/transmissao-calor-por-conveccao.htm  e leia o texto “Transmissão de Calor por Convecção”. Em seguida, responda:

Questão 1: O que é a transmissão de calor por convecção?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 2: Por que o ar condicionado tem um melhor desempenho quando é instalado em locais mais altos?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Um comentário: