24 junho, 2020

6º ANO CIÊNCIAS 8ª SEMANA - DJAN E JOÃO MIRANDA


Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia

Projeto Professores e Alunos Conectados


6º ANO – ANOS FINAIS

CIÊNCIAS – 8ª SEMANA

Prof. Djan e Prof. João Miranda

ANO/SEGMENTO: 6º Ano – Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Ciências
UNIDADE TEMÁTICA: Vida e Evolução

OBJETO DO CONHECIMENTO: Célula como unidade da vida. \ Interação entre os sistemas locomotor e nervoso. \ Lentes corretivas.

HABILIDADES: (EF06CI07) Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções.

 

Atividade 1
O assunto de hoje é o Sistema Nervoso, cujo funcionamento nos permite perceber o mundo ao nosso redor. Para saber mais a respeito do assunto, acesse o link https://escolakids.uol.com.br/ciencias/sistema-nervoso.htm  e leia o texto “Sistema Nervoso”. Em seguida responda as questões a seguir: 

Questão 1: Como se chamam as células que formam o Sistema Nervoso? Quais são as partes que formam essas células?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 2: Quantos tipos de neurônios existem? Quais são eles?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Atividade 2
Agora, vamos aprender um pouco mais sobre o Sistema Sensorial, ou seja, sobre os nossos sentidos. Para isso, acesse o link https://youtu.be/Zb9Ryw0ZZc0 e assista ao vídeo “Sistema Sensorial – os nosso cinco sentidos”. Em seguida, responda as questões a seguir:

Questão 1: Quantos são os nossos sentidos? Quais são eles?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 2: Pelo que aprendemos no vídeo, o corpo humano é formado por sentidos que apresentam um órgão principal. Sendo assim, em cada linha abaixo, escreva um dos sentidos e o seu principal órgão.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Atividade 3
Pelo que foi aprendido até aqui, todos os nossos sentidos são importantes, pois o seu bom funcionamento nos faz perceber o mundo e nos protege dos seus perigos. Com relação a esse assunto, responda as questões a seguir:

Questão 1: Quando sentimos o calor de um fósforo, sentimos dor, pois nosso corpo reage para nos proteger de uma lesão. Qual o sentido do nosso corpo age na situação descrita?
__________________________________________________________________________

Questão 2: Quando estamos com fome, nossa boca se enche de saliva ao sentimos o cheiro de alguma comida que nos agrada. Qual sentido do nosso corpo atua na situação descrita?
__________________________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário