Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia
Projeto
Professores e Alunos Conectados
6º ANO – ANOS FINAIS
CIÊNCIAS – 8ª SEMANA
Prof. Djan e Prof. João Miranda
ANO/SEGMENTO: 6º Ano – Anos Finais
COMPONENTE
CURRICULAR: Ciências
UNIDADE
TEMÁTICA: Vida
e Evolução
OBJETO DO CONHECIMENTO: Célula como unidade da vida. \ Interação entre
os sistemas locomotor e nervoso. \ Lentes corretivas.
HABILIDADES:
(EF06CI07) Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações
motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e
respectivas funções.
Atividade 1
O assunto de hoje é o Sistema Nervoso, cujo
funcionamento nos permite perceber o mundo ao nosso redor. Para saber mais a
respeito do assunto, acesse o link https://escolakids.uol.com.br/ciencias/sistema-nervoso.htm
e leia o texto “Sistema
Nervoso”. Em seguida responda as questões a seguir:
Questão 1: Como se chamam as células que formam
o Sistema Nervoso? Quais são as partes que formam essas células?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2: Quantos tipos de neurônios existem?
Quais são eles?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividade 2
Agora, vamos aprender um pouco mais sobre o
Sistema Sensorial, ou seja, sobre os nossos sentidos. Para isso, acesse o link https://youtu.be/Zb9Ryw0ZZc0 e assista ao
vídeo “Sistema Sensorial – os nosso cinco sentidos”. Em seguida, responda as
questões a seguir:
Questão 1: Quantos são os nossos sentidos? Quais
são eles?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2: Pelo que aprendemos no vídeo, o corpo humano é formado por sentidos que
apresentam um órgão principal. Sendo assim, em cada linha abaixo, escreva um
dos sentidos e o seu principal órgão.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividade 3
Pelo que foi aprendido até aqui, todos os
nossos sentidos são importantes, pois o seu bom funcionamento nos faz perceber
o mundo e nos protege dos seus perigos. Com relação a esse assunto, responda as
questões a seguir:
Questão 1: Quando sentimos o calor de um fósforo,
sentimos dor, pois nosso corpo reage para nos proteger de uma lesão. Qual o
sentido do nosso corpo age na situação descrita?
__________________________________________________________________________
Questão 2: Quando estamos com fome, nossa boca
se enche de saliva ao sentimos o cheiro de alguma comida que nos agrada. Qual
sentido do nosso corpo atua na situação descrita?
__________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário