EDUCAÇÃO RELIGIOSA – 8ª SEMANA
ANO/SEGMENTO: 8º Ano C Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Religiosa
TEMA: Contribuições dos movimentos religiosos para a
sociedade.
UNIDADE TEMÁTICA: Crenças religiosas e filosofias de vida.
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Crenças, filosofias de vida e
esfera pública.
HABILIDADE:
(EF08ER04) Discutir como filosofias de vida, tradições e
instituições religiosas podem influenciar diferentes campos da esfera pública,
(política saúde, educação, economia).
DESENVOLVIMENTO DO PLANO:
Religiosidade e Religião
Religiosidade é própria ao ser humano, isto significa que
ele nasce com esta dimensão.
A religiosidade pode ser desenvolvida de uma forma positiva
a partir da educação ou formação do senso ético. Essa educação pode acontecer
principalmente na família e na comunidade religiosa. Se refere a uma das forças
mais profundas de movimentação humana e intensa busca pelo sentido de tudo que
nos cerca.Trata-se de uma percepção e uma conexão com a Vida que procura
captar, fruir e proteger tudo aquilo que ultrapassa a materialidade e
imediaticidade do Mundo.
Religião significa religação do ser humano consigo mesmo,
com os outros, com a natureza, com o sagrado e com o transcendente. É a maneira
concreta de vivenciar o sentimento religioso por meio das práticas religiosas ou
espiritualidades, dos ritos ou cerimônias, símbolos, textos sagrados e normas
éticas de conduta.
Muitas religiões contribuem para a humanização das
sociedades humanas quando buscam ajudar as pessoas a serem felizes e solidárias
umas com as outras, bem como, quando promovem a defesa da vida, do bem comum,
da justiça, da paz, da fraternidade e do respeito entre todos os povos.
A religião faz parte da vida de muitas pessoas, sendo um
valor importante para elas. Todas as pessoas, não importa a religião que professam,
merecem nosso respeito e consideração.
Adaptado de Borres Guilouski http://edmaatividadesbiblicas.blogspot.com/2011/03/religiosidade-e-religiao.html
CORTELLA, Mario Sergio. Educação, Ensino Religioso e
formação docente. In. SENA, Luzia (org.) Ensino Religioso e formação docente:
ciências da religião e ensino religioso em diálogo. São Paulo: Paulinas, 2006.
Adaptado de Borres Guilouski
ATIVIDADE
1) O que é religião? E religiosidade?
2) Como as religiões podem contribuir para a humanização das
sociedades humanas?
3) Você conhece ou frequenta alguma religião ou igreja? Cite
um ensinamento importante desta religião ou igreja que ajuda as pessoas serem
mais éticas:
4) Reflita: o desamor, a intolerância e outros males estão
relacionados à falta de religiosidade?
Nenhum comentário:
Postar um comentário