ESCOLA DALVA PONTES DA ROCHA
PROJETO PROFESSORES E ALUNOS
CONECTADOS
HISTÓRIA – 6ª SEMANA /JUNHO
ANO/SEGMENTO: 8º Ano/ Anos Finais
CAPÍTULO 3: A
Revolução Industrial
COMPONENTE
CURRICULAR: História
UNIDADES TEMÁTICAS: O mundo contemporâneo: o Antigo Regime
em crise.
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Revolução Industrial e seus
impactos na produção e circulação de povos, produtos e culturas.
HABILIDADE:
(EF08HI03) Analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e
circulação de povos, produtos e culturas.
ALUNO:
_______________________________________ TURMA: ________
PROFESSORA:
FRANCIANE SALES
1-
(Unesp) "A superioridade da indústria inglesa, em
1840, não era desafiada por qualquer futuro imaginável. E esta superioridade só
teria a ganhar se as matérias-primas e os gêneros alimentícios fossem baratos.
Isto não era ilusão: a nação estava tão satisfeita com o que considerava um
resultado de sua política que as críticas foram quase silenciadas até a depressão
da década de 80." (Joseph A. Schumpeter, "HISTÓRIA DA ANÁLISE
ECONÔMICA")
Desta
exposição conclui-se por que razão a Inglaterra adotou decididamente, a partir
de 1840, o:
a)
isolacionismo em sua política externa.
b)
capitalismo monopolista contrário à concorrência.
c)
agressivo militarismo nas conquistas de colônias ultramarinas.
d)
livre-comércio no relacionamento entre as nações.
2- Sobre a
condição de vida dos operários (trabalhadores das fábricas) na época da
Revolução Industrial é correto afirmar que:
a) Tinham apenas
férias remuneradas como direito trabalhista, podiam se organizar livremente em
sindicatos, recebiam salários justos que lhes permitiam viver de forma digna.
b) Eles não tinham direitos trabalhistas, trabalhavam muito e ganhavam pouco,
o ambiente de trabalho apresentava péssimas condições.
c) Trabalhavam
apenas 5 dias por semana, recebiam vários benefícios trabalhistas, tinham um
ambiente de trabalho em boas condições.
d) Recebiam
salários baixos, enfrentavam duras jornadas de trabalho, não apresentavam
problemas de saúde relacionados ao trabalho.
3- Leia o texto e, a seguir, aponte a
alternativa que se adeque à sua interpretação:
“A máquina a vapor, tornando possível o uso da
energia em todos os artifícios mecânicos, em quantidades maiores do que
qualquer outra coisa conseguiria realizar no passado, foi a chave para tudo o
que ocorreu em seguida, sob o nome de Revolução Industrial. A face do mundo
mudou mais drasticamente (e mais rapidamente) do que em qualquer outra época
desde a invenção da agricultura, cerca de 10 mil anos antes.” (ASIMOV, I.
Cronologia das Ciências e das Descobertas. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 1993, p. 395).
a) O autor acentua o caráter prejudicial da
máquina a vapor para a agricultura.
b) Segundo o texto, a
máquia a vapor foi decisiva para o advento da Revolução Industrial, já que este
foi o primeiro dispositivo tecnológico que realizou uma transformação profunda
no âmbito da produção.
c) O autor aponta o caráter negativo da mudança
drástica e rápida que a Revolução Industrial provocou no mundo contemporâneo.
d) Segundo o texto, a máquina a vapor era
eficiente porque funcionava à base de eletricidade.
4- A Primeira Revolução Industrial se desenvolveu principalmente na
Inglaterra a partir do século XVIII. Entretanto, a partir do século XIX, a
industrialização se expandiu para outros locais que somados aos novos
desenvolvimentos tecnológicos caracterizaram a chamada Segunda Revolução
Industrial. Quais dos países abaixo não se industrializaram durante a Segunda
Revolução Industrial, no século XIX?
a) Portugal.
b) EUA.
c) Alemanha.
d) França.
5- Quais os
dois tipos de transportes que foram fundamentais para a Revolução Industrial?
a) Transporte
marítimo (através dos navios a vapor) e transporte ferroviário (locomotivas a
vapor).
b) Transporte aéreo (aviões e helicópteros) e
transporte ferroviário (locomotivas a vapor).
c) Transporte marítimo (através dos navios
a vapor) e transporte veicular (automóveis e caminhões).
d) Transporte aéreo (aviões e helicópteros) e
transporte animal (bois, cavalos, etc).
Nenhum comentário:
Postar um comentário