07 junho, 2020

ARTE - 5ª SEMANA - PROF(A): MARIANE - 7º ANOS


ARTE – 5ª SEMANA
ANO/SEGMENTO: 7º Ano/ Anos Finais COMPONENTE CURRICULAR: Arte

Sons e tons de todos os cantos

Você sabia que a produção musical brasileira é bastante diversificada devido à influência das várias etnias presentes no Brasil? Nesta aula, iremos conversar sobre a formação da música brasileira.

Podemos começar falando dos instrumentos musicais:
-  a viola (instrumento que tem as mesmas formas e características do violão, porém em tamanho menor) foi um instrumento trazido para o Brasil pelos colonizadores portugueses;

-  os espanhóis deixaram-nos um pouco da sua música enquanto cantavam e dançavam seus boleros, fandangos e tiranas, ao som das guitarras, que se transformaram no nosso violão;

-  os índios também tinham seus instrumentos musicais, que utilizavam, juntamente com o canto, no seu cotidiano, nas festas, nos rituais e nas cerimônias.

Como exemplos, podemos citar maracás, flautas, buzinas, tambores, zumbidores, apitos, chocalhos, arcos, confeccionados com os mais diversos materiais, como osso, madeira, cerâmica, cabaça, chifre, bambu, garras e cascos de animais;

-  em todas as regiões da África, a música sempre fez parte do cotidiano e está intimamente ligada às tradições religiosas. Geralmente associados aos instrumentos de percussão, foram desenvolvidos na África instrumentos complexos como o balafon, precursor do xilofone, e a kalimba. A kalimba é um instrumento cujos modelos e denominações variam conforme a região da África.

Podemos concluir que da união entre a música indígena, a música europeia e a música africana, moldou-se a música brasileira com características rítmicas, melódicas
e harmônicas inteiramente inéditas.

Texto adaptado: SILVA, Márcia. Artes: Ensino Fundamental. São Paulo: Anglo, 2005.
PRIOLLI, Maria Luisa de Mattos. Princípios básicos da música para a juventude. Rio de Janeiro: Casa Oliveira de Músicas, 1999.

1. As influências na formação da música brasileira podem ser estudadas em diferentes aspectos. O texto que você acabou de ler fez um breve passeio pelos instrumentos musicais que enriqueceram o nascimento de uma música com a cara do Brasil.

Relacione as colunas associando os instrumentos musicais com suas etnias de origem: 

(1) VIOLA                        (    ) ESPANHOL
(2) APITO                        (    ) AFRICANO
(3) GUITARRA                (    ) ESPANHOL
(4) BALAFON                 (    ) INDÍGENA


2-  Os indígenas utilizavam os instrumentos musicais juntamente com o canto em vários momentos, como: nas festas, no cotidiano, nos rituais e nas cerimônias. Estes instrumentos eram construídos com materiais extraídos da natureza. Cite cinco destes materiais:


  
3-  Existem tipos diferentes de instrumentos musicais, como os de corda, de sopro e de percussão. Os instrumentos de corda são tocados com arco ou com os dedos. Os instrumentos de sopro são tocados soprando paletas simples ou duplas ou, ainda, bocais. E os instrumentos de percussão o músico toca percutindo com baquetas ou varetas ou, ainda, com as mãos para marcar ou acentuar o ritmo. Qual desses tipos de instrumentos musicais é bem característico da música africana?


4-A música brasileira possui características rítmicas, melódicas e harmônicas inteiramente autênticas. Mencione as etnias que contribuíram para formação da nossa musicalidade:





Nenhum comentário:

Postar um comentário