07 junho, 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - 5ª SEMANA - PROF: MARIANE / MARCOS/ LEONARDO - 8º ANOS


8º ano-  Anos Finais
LÍNGUA PORTUGUESA
Ano/Etapa: 8º – Anos Finais
Componente Curricular: Língua Portuguesa 5ª Semana
Escola: EEF Dalva Pontes da Rocha
Profs: Leonardo/ Marcos/ Mariane
Objeto do conhecimento: Estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto/ Relação entre texto.

Aluno (a):
________________________________________________________



Habilidade: (EF69LP03) (EF08LP02)


Questão 1 – Leia a reportagem abaixo para responder as questões.




a)     Qual foi o fato que aconteceu antes para que a reportagem iniciasse o assunto?

_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________




b)     Qual é o assunto da reportagem?

______________________________________________________________________
______________________________________________________________________


 c)      No levantamento de informações, ouviram-se depoimentos de pessoas. De quem são esses depoimentos?

_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________



 d)     Que aspectos do assunto aparecem no lado da reportagem?

________________________________________________________________________
________________________________________________________________________



Questão 2- A Reportagem é um gênero textual não literário. Ela é considerada um texto jornalístico veiculado pelos meios de comunicação: jornais, revistas, televisão, internet, rádio, dentre outros.



O repórter é a pessoa que está incumbida de apresentar a reportagem, a qual aborda temas da sociedade em geral. Leia abaixo uma reportagem sobre a importância dos bigodes nos gatos.

Bigodudos!


Saiba que os bigodes são muitos úteis para os gatos e até revelam o humor desses animais.
Na história do Gato de Botas, o bichano convence seu amo a lhe com- prar um calçado e um saco com a promessa de ajudá-lo. Mas, na vida real, os gatos precisam mesmo é da ajuda dos bigodes para fazer uma porção de coi- sas! Quem me contou isso foi a bióloga Débora Boccacino.
Os pelos que formam os bigodes dos gatos, acredite, são de um tipo es- pecial e se chamam vibrissas. Mas, se você reparar, verá que pelos assim não estão apenas sobre os lábios desses felinos. Também estão presentes sobre os olhos, no queixo e na ponta das orelhas dos bichanos. Observe só!
Na raiz de cada vibrissa, existem células sensoriais que enviam informa- ções do ambiente para o cérebro. E é por isso que esses pelos são tão úteis aos felinos. Essas células são bastante sensíveis e ajudam os gatos a se orien- tar, pois captam mínimas vibrações do ar. É por isso que mesmo com os olhos fechados os bichanos sentem a nossa presença!
Por serem um pouco mais largos que o corpo, as vibrissas dos gatos avisam se o bichano vai caber ou não em algum espaço, se o bigode dele não esbarrar em nada ele sabe que pode passar sem problemas! (reprodução).
A largura dos bigodes dos gatos também os auxilia bastante. Afinal, eles são mais largos do que o corpo do animal. “Com isso, o felino consegue medir os locais por onde quer passar, como se fosse uma régua natural”.
Apesar de os bigodes serem tão úteis, existe uma raça de gato chamada Sphynx que pode nascer sem bigodes. Isso porque esses felinos praticamente não têm pelos no corpo: eles são tão curtinhos que mal dá para notar. Não ter bigodes não afeta muito a vida desses bichanos, criados para ficar dentro de casa. Mas fique sabendo que, na vida selvagem, os bigodes são essenciais. Não apenas para os gatos, mas para os felinos em geral! Ah! E você sabia que os bigodes também revelam o humor dos gatos? “Quando estão mais baixos e para a frente, eles demonstram relaxamento”, conta Débora. “Já se estiverem mais eriçados e próximos ao rosto, representam uma postura defensiva ou agressiva”. Bom saber! Agora toda vez que eu encontrar um bichano com o bigode abaixado, vou aproveitar para fazer carinho!







a) Qual o tema da reportagem lida?

____________________________________________________________________
____________________________________________________________________


b) Como se chamam os pelos que estão presentes no nariz do gato? Eles estão presentes em outras partes? Quais?

____________________________________________________________________
____________________________________________________________________


c) Como as vibrissas ajudam os felinos a perceberem o que acontece no lugar em que eles estão?

_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________


d) Como um gato pode sentir a presença de alguém mesmo de olhos fechados?

_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________



e) Em uma raça de gatos, as vibrissas podem estar ausentes. Por que isso acontece? Isso afeta a vida desses gatos? Por quê?

______________________________________________________________________
______________________________________________________________________


f) Por que o repórter diz que “toda vez que eu encontrar um bichano com o bigode abaixado, vou aproveitar para fazer carinho!”?

_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________


g) Que características são encontradas no texto “Bigodudos” para torná-lo uma reportagem.

________________________________________________________________________
________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário