21 junho, 2020

RELIGIÃO - 7ª SEMANA - PROF(A): MARIANE FROTA - 8º ANOS

8º ano-  Anos Finais
RELIGIÃO
Ano/Etapa: 8º – Anos Finais
Componente Curricular: Religião 
7ª Semana
Escola: EEF Dalva Pontes da Rocha
Profª: Mariane Frota
Objeto do conhecimento: Crenças, filosofias de vida e esfera pública.

Aluno (a):


Habilidade: (EF08ER04)


Questão 1 – Você já parou para pensar qual é a característica ou o fator de- terminante para um grupo de membros e seguidores de uma fé ser considera- do uma religião? Muitos grupos surgiram ao longo dos anos, mas sempre são denominados como seitas e não religião. Vamos ler sobre isso?


NOVOS MOVIMENTOS RELIGIOSOS



Os novos movimentos religiosos são grupos religiosos, éticos e espirituais de criação recente que ainda não foram integrados em nenhuma das religiões anteriormente existentes nem foram reconhecidos com a denominação de "Igreja" ou "Corpo religioso". As novas religiões são muito diferentes quanto às suas crenças, práticas, formas de organização e aceitação social. Alguns autores como Irving Hexham e Karla Poewe propuseram denominar as novas religiões como sub-culturas globais, sobretudo em casos em que um grupo conseguiu integrantes de várias nações.
Em geral o número de pessoas aderentes às novas religiões é muito inferior aos fiéis das grandes religiões. No entanto, as novas religiões ganharam muitos fiéis em locais como África, Japão e Melanésia. Em África documentou-se o aparecimento de umas 6 mil novas igrejas indígenas desde os anos 60. No Japão surgiram novas religiões baseadas no Xintoísmo e no Budismo, algumas próprias do século XIX durante a dinastia Meiji, e outros a partir do final da Segunda Guerra Mundial. Na época da sua criação, a maioria



das grandes religiões atuais também se consideravam novas religiões. Por exemplo, o Cristianismo foi considerado tanto pelo Judaísmo como pela cultura romana como um sacrilégio às doutrinas existentes. Por sua vez, o Protestantismo considerou-se uma nova religião por separação à Igreja Católica. Também pode se considerar o Budismo como uma inovação ou reforma do Hinduísmo.
A isto se deve a importância das novas religiões neste importante foco de diversidade cultural.


a)     De acordo com o que você leu do texto, o que são esses novos movimentos religiosos?
  
 


b)     Por que esses movimentos religiosos não podem ser considerados como uma religião?

 


c)      Na sua opinião, pode ser considerado intolerância religiosa as religiões não aceitarem esses novos movimentos como uma religião? Por quê?





Questão 2- Agora é hora da pesquisa! Pesquise algum novo movimento religioso, que ainda hoje, não é considerado uma religião e sim uma seita, mas segue uma doutrina e fé como qualquer outra religião. Cite e comente sobre ele.




Nenhum comentário:

Postar um comentário