ESCOLA DALVA PONTES DA ROCHA
PROJETO PROFESSORES E ALUNOS
CONECTADOS
9º
ANO- ANOS FINAIS
HISTÓRIA
– CAPÍTULO
ANO/ETAPA:
9º ANO
COMPONENTE
CURRICULAR: HISTÓRIA
4ª
SEMANA / MAIO
UNIDADE
TEMÁTICA: Totalitarismo e conflitos mundiais.
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Primeira República e
suas características. Contestações e dinâmicas da vida cultural no Brasil entre
1900 e 1930
HABILIDADE
(EF09HI05) Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade
brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive.
ATIVIDADES:
1)
Durante a Primeira República (1889 – 1930), houve, na sociedade brasileira,
revoltas que, a despeito das diferenças, expressaram a insatisfação e a crítica
de grupos populares quanto aos mecanismos de exclusão social e política e às
estratégias de expansão dos interesses oligárquicos, então vigentes. Cite as
revoltas dessa natureza.
2)
Discorra sobre o que foi a política do
café-com-leite (1894 – 1930) no Brasil.
3) Explique o que foi a Revolução de 1930.
4)
O que foi Tenentismo no Brasil durante a
Primeira República (1889-1930) ?:
5)
Entre as revoltas promovidas pelo movimento tenentista destacam-se:
A)
Revolta dos 18 do forte de Copacabana e Revolta Paulista (1924)
B)
Revolta da Chibata e Revolta da Vacina.
C)
Revolta Paulista (1924) e Guerra de Canudos.
D)
Revolta de Canudos e Revolta dos Emboabas.
E)
Revolta dos 18 do forte de Copacabana e Revolta do Contestado.
6)
Explique sobre a politica dos governadores.
7)
Como era a cidade de São Paulo até 1850?
8)
Fale sobre a modernização de São Paulo no inicio do século XX.
9)
Discorra sobre os imigrantes no Brasil.
10)
Pesquise sobre: Guerra de Canudo, A Guerra do Contestado e O movimento operário,
destaque os pontos principais de cada.
11) Fale sobre o
modernismo ( 10 linhas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário