04 junho, 2020

9º ANO - HISTÓRIA - 4º SEMANA - PROFESSORA FRANCIANE SALES


ESCOLA DALVA PONTES DA ROCHA
PROJETO PROFESSORES E ALUNOS CONECTADOS
9º ANO- ANOS FINAIS
HISTÓRIA – CAPÍTULO
ANO/ETAPA: 9º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA
4ª SEMANA / MAIO
UNIDADE TEMÁTICA: Totalitarismo e conflitos mundiais.
 OBJETOS DE CONHECIMENTO: Primeira República e suas características. Contestações e dinâmicas da vida cultural no Brasil entre 1900 e 1930
HABILIDADE (EF09HI05) Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive.
ATIVIDADES:
1) Durante a Primeira República (1889 – 1930), houve, na sociedade brasileira, revoltas que, a despeito das diferenças, expressaram a insatisfação e a crítica de grupos populares quanto aos mecanismos de exclusão social e política e às estratégias de expansão dos interesses oligárquicos, então vigentes. Cite as revoltas dessa natureza.

2) Discorra sobre o que foi a política do café-com-leite (1894 – 1930) no Brasil.

3) Explique o que foi a Revolução de 1930.

4) O que foi  Tenentismo no Brasil durante a Primeira República (1889-1930) ?:

5) Entre as revoltas promovidas pelo movimento tenentista destacam-se:
A) Revolta dos 18 do forte de Copacabana e Revolta Paulista (1924)
B) Revolta da Chibata e Revolta da Vacina.
C) Revolta Paulista (1924) e Guerra de Canudos.
D) Revolta de Canudos e Revolta dos Emboabas.
E) Revolta dos 18 do forte de Copacabana e Revolta do Contestado.

6) Explique sobre a politica dos governadores.

7) Como era a cidade de São Paulo até 1850?

8) Fale sobre a modernização de São Paulo no inicio do século XX.

9) Discorra sobre os imigrantes no Brasil.

10) Pesquise sobre: Guerra de Canudo, A Guerra do Contestado e O movimento operário, destaque os pontos principais de cada.

11) Fale sobre o modernismo ( 10 linhas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário