PREFEITURA MUNICIPAL DE CAUCAIA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
PROJETO PROFESSORES E ALUNOS CONECTADOS
ARTE - ANOS FINAIS
TEXTO DE APOIO PARA 6a SEMANA
Olá, pessoal. Tudo bem? Espero que esteja tudo bem com vocês. Vamos começar
a aula de hoje preparando o corpo com respiração, percebendo o tempo e o
contratempo que estudamos nas aulas passadas. Para isso vamos fazer os
exercícios batendo palmas e percebendo de que forma vamos respirar. Lembram
desse ritmo?
ta - ta di - ta
ta di - ta di - ta di - taa
Vamos fazer juntos? com o som de s que nem na semana passada lembra?
Vamos tentar três vezes. Reconheceram a música? Não? Tem mais três chances.....
A gente já usou esse ritmo antes. Se você não reconheceu, vamos usar outra forma
de reconhecer, mas pra isso vamos relembrar a música da semana passada de um
jeito diferente, veja só.
Vocês viram as Notas Musicais. Parece um alfabeto
incompleto, não é?.... chamamos isso de solfejo um tipo de escrita musical
utilizando essas sílabas. Além, é claro de utilizar as linhas e espaços para
escrever música também.
Com o solfejo podemos reconhecer a melodia da
canção. Já o pentagrama, que são essas linhas e espaços que falamos antes, nos
ajudar a ver o onde está o tempo e o contratempo e as alturas das notas. Altura
não tem haver com volume e sim se a nota é grave ou aguda. Preste atenção… quanto
mais as notas vão subindo mais agudo o som delas vai ficando. Quanto mais elas
vão descendo mais grave o som delas vai ficando. Olha como faz sentido, basta
observarmos a música atentamente. Você conseguiu perceber quantas notas temos?
E quais são elas? Volta lá na imagem e dá uma olhada.
Entre essas notas
vamos destacar hoje a nota Sol .
Existem várias músicas que começam com essa nota como marcha soldado, atirei o
pau no gato, fui ao mercado e cai, cai balão. Por falar em cai, cai balão essa
música lembra uma festa muito importante da nossa cultura. Você sabe de que que
eu estou falando? Exatamente! É a Festa Junina. Ah que saudade né? Essa festa
reflete muito da cultura do Nordeste, das nossas músicas, comidas, roupas e
tudo mais. O que você mais gosta na festa junina? Conta pra gente....
Abraço e até a próxima aula.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAUCAIA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA
E TECNOLOGIA
PROJETO PROFESSORES E ALUNOS CONECTADOS
ARTE - SUGESTÕES DE ATIVIDADES DIVIDIDAS POR
ANO
6º, 7°, 8° e 9° ANO
"Olha Pro Céu" com Elba Ramalho
[Refrão]
Olha pro céu, meu amor
Veja como ele está lindo
Olha pra aquele balão multicor
Que lá no céu vai sumindo
Olha pro céu, meu amor
Veja como ele está lindo
Olha pra aquele balão multicor
Que lá no céu vai sumindo
[Verso]
Foi numa noite igual a esta
Que tu me deste o teu coração
O céu estava todinho em festa
Pois era noite de São João
Havia balões no ar
Xote e baião no salão
E no terreiro o seu olhar
Que incendiou meu coração
[Refrão]
Olha pro céu, meu amor
Veja como ele está lindo
Olha pra aquele balão multicor
Que lá no céu vai sumindo
Olha pro céu, meu amor
Veja como ele está lindo
Olha pra aquele balão multicor
Que lá no céu vai sumindo
[Verso]
Foi numa noite igual a esta
Que tu me deste o teu coração
O céu estava todinho em festa
Pois era noite de São João
Havia balões no ar
Xote e baião no salão
E no terreiro o seu olhar
Que incendiou meu coração
Atividade:
1) Complete o solfejo
da música "Cai, cai balão"
2) Circule as sílabas
que estão localizadas na "cabeça do tempo" (onde batemos palmas).
3) Manifeste-se
artisticamente motivado pela canção “Olha pro céu, meu amor” que se
encontra no link https://www.youtube.com/watch?v=FCsg8RgghEk
(use a imaginação para desenhar, colorir, escrever um poema,
gravar um vídeo ou um áudio).
Caso
seja necessário veja a vídeo-aula novamente acessando o link


Nenhum comentário:
Postar um comentário