8º ano- Anos Finais
LÍNGUA PORTUGUESA
Ano/Etapa: 8º – Anos Finais
Componente Curricular: Língua
Portuguesa
6ª Semana
Escola: EEF Dalva Pontes da Rocha
Profs: Leonardo/ Marcos/
Mariane
Objeto do conhecimento: Construção composicional/ Estratégia de produção: planejamento de
textos informativos
Aluno (a):
Habilidade:
(EF69LP16) (EF89LP08)
Você já viu na atividade passada que a reportagem trata,
de forma detalhada, um fato de interesse de uma comunidade. Ela é um
mecanismo de in- formação mais aprofundado do que a notícia. Não somente mostra
os fatos, mas também apresenta como eles ocorreram, interpretando-os e dando
opiniões sobre eles.
A reportagem normalmente traz uma estrutura simples: o
primeiro parágrafo (chamado de lide), uma espécie de introdução sobre o fato
abordado, é seguido pelo corpo da narrativa. Essa forma de organização não é
rígida, imutável. O lide costuma anunciar os assuntos que serão tratados de
modo mais minucioso, detalhado, nos demais parágrafos. A reportagem
habitualmente contém título e subtítulo, que devem estabelecer uma ligação com
o texto em si.
A preocupação de quem escreve uma reportagem deve ser
cativar o leitor, transmitindo informações de maneira atraente e dinâmica. É
importante, por isso, que você capriche no conteúdo do texto e na forma de
apresentá-lo. Dependendo da reportagem e do público a que ela se destina, a
linguagem do texto pode ser mais ou menos formal.
Questão 1- Leia a notícia abaixo sobre uma realidade em que todos nós estamos vivenciando agora:
Dois
meses após a suspensão de aulas presenciais, alunos, pais e professores relatam
como está a educação durante a pandemia. Todas as redes estaduais conseguiram
implementar algum tipo de atividade remota, mas estudantes e professores
enfrentam dificuldades para se adaptar à nova realidade.
Por G1 22/05/2020 10h04
Partindo do que lemos e aprendemos sobre o gênero
textual reportagem, agora é hora de você
fazer papel de repórter. Entreviste seus pais ou quem mora com você, seus
colegas de sala e seus professores. Faça perguntas sobre o que é relatado na
notícia a cima. Quais são as dificuldades que eles estão passando sobre dar
aulas, ajudar os filhos nas atividades de casa ou fazer essas atividades pela
internet. As dificuldades podem ser por falta de internet, estrutura, sem
celular, não ter paciência de ensinar, etc. Crie as perguntas e coloque-as no seu
caderno.
Questão 2 – Agora que você já fez sua entrevista e adquiriu dados sobre a temática da notícia a cima , escreva uma reportagem, de 15 a 20 linhas, sobre o assunto e adicione no seu texto informações e tudo que você coletou na entrevista. Se não quiser citar os nomes dos entrevistados, basta colocar a sigla inicial do nome e sobrenome (ex. Mariane Freitas= M.F). Lembre-se que a reportagem é um fato ou assunto desenvolvido de forma mais aprofundada do que a notícia. Ela conta com diversos elementos para oferecer ao leitor várias versões de um mesmo tema e interpretações dos dados e acontecimentos.
Questão 2 – Agora que você já fez sua entrevista e adquiriu dados sobre a temática da notícia a cima , escreva uma reportagem, de 15 a 20 linhas, sobre o assunto e adicione no seu texto informações e tudo que você coletou na entrevista. Se não quiser citar os nomes dos entrevistados, basta colocar a sigla inicial do nome e sobrenome (ex. Mariane Freitas= M.F). Lembre-se que a reportagem é um fato ou assunto desenvolvido de forma mais aprofundada do que a notícia. Ela conta com diversos elementos para oferecer ao leitor várias versões de um mesmo tema e interpretações dos dados e acontecimentos.
Você pode concentrar-se em comentar e ir a fundo no
assunto que é relatado na notícia, trazendo a opinião de um especialista em
aulas online, trazer dados se essas aulas estão funcionando como aprendizado
para os alunos, comentar como essas aulas estão sendo em outras cidades - o que
vale é ser criativo!
Para enriquecer seu texto, traga informações que deem
base a ele: entrevistas, citações, uma imagem, dados, datas, números,
curiosidades. O que importa é que você capriche na preparação e elaboração de
sua reportagem!
Escolha um título empolgante para seu texto e fique
atento ao padrão culto da língua.
Aluno(a): _______________________________________________
FOLHA DE REDAÇÃO
Título:
1. ______________________________________________________________
1. ______________________________________________________________
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9.
10.
11.
12.
13.
14.
15.
16.
17.
18.
19.
20.
Nenhum comentário:
Postar um comentário