EJA- Educação de
jovens e adultos LÍNGUA PORTUGUESA
Ano/Etapa: EJA – Educação de jovens e adultos
Componente Curricular: Língua
Portuguesa
6ª Semana
Escola: EEF Dalva Pontes da Rocha
Profª: Mariane Frota
Objeto do conhecimento: Reconstrução das condições de produção, circulação e recepção
Apreciação e réplica/ Consideração das condições de produção Estratégias de
produção: planejamento, textualização e revisão/ condição/ Produção de textos
orais Oralização
Aluno (a): _____________________________________
Habilidade: (EF69LP46) (EF69LP51) (EF69LP53)
Questão 1- Todo mundo tem medo
de alguma coisa, não é? Você sabia que o
medo é uma reação natural do ser humano? Durante nossa vida, enfrentamos medos.
Por situações reais, como um acidente, um assalto... ou por situações imaginárias,
como assombrações, monstros e bruxas. E isso é normal, pois o medo é uma reação
automática do nosso cérebro disparado quando experimentamos um momento de
estresse. As histórias de terror são narrativas que mexem com os nossos medos,
fazendo-nos sentir um friozinho na barriga ou mesmo de olhar para os lados. São
histórias que falam sobre o desconhecido, sobre o sobrenatural, assuntos que a
ciência não consegue explicar. Seus personagens são seres desconhecidos como
fantasmas, vampiros, mortos-vivos e outros seres criados pela imaginação do homem.
E você, qual é o
seu maior medo? Você gosta de histórias de terror? Existe
alguma da qual você se lembre?
Questão 2- Os contos de terror têm por objetivo despertar no leitor sensações de
horror diante da morte, da loucura e do mal que se escondem na mente humana.
Para atingir esse objetivo, alguns contos apresentam ao leitor elementos o
quais não se deixa dúvida: são sobrenaturais. Assim, as personagens são
assombradas por fantasmas e monstros, vivem experiências extraordinárias.
Veja esse vídeo
que conta a história de uma mansão mal assombrada:
Após você ver o vídeo a cima, tendo
como inspiração a história do vídeo e toda sua narrativa, leve em consideração
os momentos em que todos sentem medo, ou quando veem algo estranho ou imaginam
ver. E, ainda quando as pessoas contam coisas que nos dão aquele arrepio, dor
no estomago, boca seca... medo... pavor ... terro ... Pensando nisso, escreva
uma história que cause sensação de medo em quem vai ler.
Questão 3- Após a escrita da sua nova versão da
narrativa de suspense, grave um áudio no celular lendo a história que
você criou. Para isso, treine as entonações corretas para cada momento da
história. Faça como a artista do vídeo que você assistiu . Se necessário,
assista mais uma vez ao vídeo para ajudar você. Após gravar o áudio narrando o
seu conto, você deverá enviá-lo ao meu whatsapp junto com as outras atividades.
Aluno(a): ______________________________________
Título:
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9.
10.
11.
12.
13.
14.
15.
16.
17.
18.
19.
20.
Nenhum comentário:
Postar um comentário