15 junho, 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - 6ª SEMANA - PROF: MARIANE FROTA - EJA

EJA- Educação de jovens e adultos LÍNGUA PORTUGUESA
Ano/Etapa: EJA – Educação de jovens e adultos
Componente Curricular: Língua Portuguesa 
6ª Semana
Escola: EEF Dalva Pontes da Rocha
Profª: Mariane Frota
Objeto do conhecimento: Reconstrução das condições de produção, circulação e recepção Apreciação e réplica/ Consideração das condições de produção Estratégias de produção: planejamento, textualização e revisão/ condição/ Produção de textos orais Oralização

Aluno (a): _____________________________________


Habilidade: (EF69LP46) (EF69LP51) (EF69LP53)


Questão 1-  Todo mundo tem medo de alguma coisa, não é? Você sabia que  o medo é uma reação natural do ser humano? Durante nossa vida, enfrentamos medos. Por situações reais, como um acidente, um assalto... ou por situações imaginárias, como assombrações, monstros e bruxas. E isso é normal, pois o medo é uma reação automática do nosso cérebro disparado quando experimentamos um momento de estresse. As histórias de terror são narrativas que mexem com os nossos medos, fazendo-nos sentir um friozinho na barriga ou mesmo de olhar para os lados. São histórias que falam sobre o desconhecido, sobre o sobrenatural, assuntos que a ciência não consegue explicar. Seus personagens são seres desconhecidos como fantasmas, vampiros, mortos-vivos e outros seres criados pela imaginação do homem.

E você, qual é o seu maior medo? Você gosta de histórias de terror? Existe alguma da qual você se lembre? 



Questão 2- Os contos de terror têm por objetivo despertar no leitor sensações de horror diante da morte, da loucura e do mal que se escondem na mente humana. Para atingir esse objetivo, alguns contos apresentam ao leitor elementos o quais não se deixa dúvida: são sobrenaturais. Assim, as personagens são assombradas por fantasmas e monstros, vivem experiências extraordinárias.


Veja esse vídeo que conta a história de uma mansão mal assombrada:



Após você ver o vídeo a cima, tendo como inspiração a história do vídeo e toda sua narrativa, leve em consideração os momentos em que todos sentem medo, ou quando veem algo estranho ou imaginam ver. E, ainda quando as pessoas contam coisas que nos dão aquele arrepio, dor no estomago, boca seca... medo... pavor ... terro ... Pensando nisso, escreva uma história que cause sensação de medo em quem vai ler.

 Lembre-se que a sua história tem que ter no mínimo 15 linhas e no máximo 20 linhas. A história deve ter os elementos que você já estudou na atividade passada e nessa sobre narrativa de suspense e terror. Por fim, seja criativo!




Questão 3- Após a escrita da sua nova versão da narrativa de suspense, grave um áudio no celular lendo a história que você criou. Para isso, treine as entonações corretas para cada momento da história. Faça como a artista do vídeo que você assistiu . Se necessário, assista mais uma vez ao vídeo para ajudar você. Após gravar o áudio narrando o seu conto, você deverá enviá-lo ao meu whatsapp junto com as outras atividades.





 FOLHA DE REDAÇÃO

Aluno(a): ______________________________________



Título:                                                                                                                                

1.                                                                                                                                          

2.                                                                                                                                          

3.                                                                                                                                          

4.                                                                                                                                          

5.                                                                                                                                          

6.                                                                                                                                          

7.                                                                                                                                          

8.                                                                                                                                          

9.                                                                                                                                          

10.                                                                                                                                        

11.                                                                                                                                        

12.                                                                                                                                        

13.                                                                                                                                        

14.                                                                                                                                        

15.                                                                                                                                        

16.                                                                                                                                        

17.                                                                                                                                        

18.                                                                                                                                        

19.                                                                                                                                        




20.                                                                                                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário