01 junho, 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - 4ª SEMANA - PROF. LEONARDO - 9º ANO


LÍNGUA PORTUGUESA – 4ª SEMANA
ANO/SEGMENTO: 9º Ano/ Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
UNIDADES TEMÁTICAS: Análise linguística e semiótica / Produção de texto.
OBJETOS DE CONHECIMENTO:
I) Construção composicional e estilo;
II) Gêneros de divulgação científica;
III) Consideração das condições de produção de textos de divulgação científica;
IV) Estratégias de escrita;
V) Estratégias de escrita: textualização, revisão e edição.
HABILIDADES: (EF69LP42); (EF69LP35) e (EF69LP36)


Aula 1

Texto 1

A rede Internet foi concebida para uso militar. Com medo do perigo nuclear, os cientistas criaram uma estrutura de acesso não hierarquizada, para poder sobreviver no caso de uma hecatombe. Ao ser implantada a rede nas universidades, esse modelo não vertical se manteve e com isso propiciou a criação de inúmeras formas de comunicação não previstas inicialmente. Todos procuram seus semelhantes, seus interesses. Cada um busca a sua “turma”. Ninguém impõe o que você deve acessar na rede. Nela você encontra desde o racismo mais agressivo até discussões sérias sobre temas científicos inovadores.
A Internet continua sendo uma rede para uso militar. Também continua sendo utilizada para pesquisa no mundo inteiro. Mas agora existe também para todo tipo de negócios e formas de comunicação. A tecnologia basicamente é a mesma, mas hoje está mais acessível, com mais opções, mais mercados, mais pessoas.
É possível criar usos múltiplos e diferenciados para as tecnologias. Nisso está o seu encantamento, o seu poder de sedução. Os produtores pesquisam o que nos interessa e criam esse objeto, adaptam e distribuem para aproximá-lo de nós. A sociedade, aos poucos, parte do uso inicial, previsto, para outras utilizações inovadoras ou inesperadas. Podemos fazer coisas diferentes com as mesmas tecnologias. Com a Internet podemos comunicar-nos (enviar e receber mensagens) podemos buscar informações, podemos fazer propaganda, ganhar dinheiro, divertir-nos ou vagar curiosos pelo mundo virtual.
Há um novo re-encantamento pelas tecnologias porque participamos de uma interação muito mais intensa entre o real e o virtual. Comunico-me realmente – estou conectado efetivamente com milhares de computadores – e ao mesmo tempo, minha comunicação é virtual: eu permaneço aqui, na minha casa ou escritório, navego sem mover-me, trago dados que já estão prontos, converso com pessoas que não conheço e que talvez nunca verei ou encontrarei de novo.
Há um novo re-encantamento, porque estamos numa fase de reorganização em todas as dimensões da sociedade, do econômico ao político; do educacional ao familiar. Percebemos que os valores estão mudando, que o referencial teórico com o qual avaliávamos tudo não consegue dar-nos explicações satisfatórias como antes. A economia é muito mais dinâmica. Na política, diminui a importância do conceito de nação, e aumenta o de globalização, de mundialização, de inserção em políticas mais amplas. A sociedade procura através de movimentos sociais, ONGs, novas formas de participação e expressão. E ao mesmo tempo em que nos sentimos mais cosmopolitas – porque recebemos influências do mundo inteiro em todos os níveis – procuramos encontrar a nossa identidade no regional, no local e no pessoal; procuramos o nosso espaço diferencial dentro da padronização mundial tanto no nível de país como no individual.

José Manuel Moran. Novas tecnologias e o re-encantamento do mundo. Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, vol. 23, n.126, setembro-outubro 1995, p. 24-26.

01 Procure no dicionário o sentido das palavras a seguir:
a) concebida
b) hierarquizada
c) hecatombe
d) virtual
e) cosmopolitas

02 Para que foi criada a Internet?

03. De acordo com o texto lido quais são os possíveis uso da internet?

04. Assinale os itens que reforçam a ideia de que foram criados novos usos para a Internet.
a) ( ) cada usuário busca coisas de seu interesse.
b) ( ) os interesses militares predominam na rede.
c) ( ) há possibilidade de fazer negócios pela rede.
d) ( ) muitas ações são restritas a certas pessoas dos governos.
e) ( ) a rede pode ser acessada por qualquer pessoa em
qualquer lugar.
f) ( ) pode-se enviar e receber mensagens.
g) ( ) pode-se conversar com pessoas desconhecidas.

05. Indique as evidências de que estamos numa fase de reorganização da sociedade.

Texto 2

O engenheiro escocês John Logie Baird foi um dos pioneiros da televisão. Em 2 de outubro de 1925, no sótão de sua casa, ele conseguiu transmitir uma imagem identificável da cabeça de um boneco, chamado Bill. Ele correu, então, para o escritório no andar térreo e convenceu um auxiliar, espantado, a subir a seu laboratório. O assustado rapaz, sentando-se sob fortes luzes, tornou-se a primeira imagem viva a ser transmitida pela televisão.
De um dia para outro, Baird ficou famoso. Em 1927, ele fez uma transmissão de Londres para Glasgow e, em 1928, de Londres para Nova York. Seu sistema, entretanto, não conseguia transmitir som e imagem ao mesmo tempo. Os telespectadores viam primeiro a imagem, que depois sumia para entrar apenas a voz. Esse e outro modelo similar, criado pelo americano Charles Jenkens, foram sendo substituídos por modelos melhores na década de 30.

Marcelo Duarte, O livro das Invenções. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, p. 250.

VAMOS CONVERSAR
A TV faz parte do nosso cotidiano. Ela está em todos os lares e é um canal de informação e de entretenimento para largas parcelas da população.

06. Qual a importância da TV como forma de lazer?

07. Quais são os programas preferidos?

08. Você acha que a TV influencia e transforma o comportamento das pessoas? Justifique sua resposta.


Aula 2

Texto 1

O telefone (do grego tele, distante, e phone, som) estava mesmo pedindo para ser inventado. As mecânicas da vibração do som e os princípios de transmissão elétrica tinham todos sido muito bem estudados no começo do Século XIX.
Foi no dia 10 de março de 1876 que Alexander Graham Bell transmitiu a primeira mensagem através de um fio dentro de sua casa, em Boston, nos Estados Unidos. No momento em que se preparava para dizer a frase, Bell derramou acidentalmente um pouco de ácido sobre suas roupas. A mensagem inaugural, portanto, foi um pedido de ajuda, que chegou inteligível do outro lado: “Senhor Watson, venha aqui imediatamente. Eu preciso do senhor”. Thomas Watson era seu assistente.
O mais curioso é que Bell conseguiu a patente por ter chegado duas horas antes que Elisha Gray, outro americano que também estava trabalhando num aparelho semelhante, no escritório de registro em Nova York. Bell apareceu ao meio-dia e Gray, às duas da tarde. Um não sabia do outro.

Marcelo Duarte, O livro das Invenções. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, p. 243, 244.


De acordo com o texto acima responda:

01.    Quais estudos prévios permitiram a invenção do telefone?
02.    Onde e por quem foi transmitida a primeira mensagem telefônica?
03.    Para quem foi dirigida a primeira ligação telefônica? Quem foi o outro inventor do telefone, além de Graham Bell?
04.    De quem é a patente da invenção do telefone?


·      Produção textual.

·       O texto acima pode ser encontrado em revistas, ou sites de curiosidades relacionados a divulgação científica. Leia o texto e faça uma pesquisa sobre a criação da primeira lâmpada elétrica. Em seguida, produza um texto informativo sobre o seu inventor e as mudanças que essa invenção ocasionaram na nossa sociedade. Mínimo 20 linhas.

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