ARTE – 4ª
SEMANA
ANO/SEGMENTO:
8º Ano/ Anos
Finais
COMPONENTE
CURRICULAR: Arte
UNIDADES
TEMÁTICAS: Música
/ Artes Integradas
HABILIDADES:(EF69AR21); (EF69AR35)
Linguagem da música
ocidental é universal, diz estudo
Nativos africanos
isolados foram capazes de reconhecer emoções em músicas ocidentais
20 de março de
2009
A
linguagem da música ocidental é universal e pode ser entendida mesmo por
aqueles que nunca escutaram uma música na vida, segundo um estudo publicado
nesta semana.
No
estudo, nativos africanos que nunca haviam escutado rádio na vida foram capazes
de reconhecer emoções como felicidade, tristeza ou medo expressadas em músicas
ocidentais.
Segundo
os pesquisadores, as expressões de emoção são uma característica típica da
música ocidental, e a capacidade da música de expressar emoções é comumente
vista como um requisito para a sua apreciação.
Em
outras culturas, porém, a música seguiria outras características, como a
capacidade de coordenação grupal em rituais, o que a tornaria menos
reconhecível para outros indivíduos de fora do grupo.
"Nossas
conclusões explicam por que a música ocidental tem tanto sucesso na
distribuição musical global, mesmo em culturas musicais que não enfatizam de
maneira tão forte o papel das emoções em sua música", afirma um dos
autores da pesquisa, Thomas Fritz, do Instituto Max-Planck para Cognição Humana
e Ciências do Cérebro, da Alemanha.
O
objetivo do estudo era descobrir se os aspectos de emoção da música ocidental
poderiam ser apreciados por pessoas que nunca haviam tido contato com esse tipo
de música.
Os
pesquisadores escolheram membros da tribo Mafa, um grupo de 250 indivíduos que
vivem isolados no extremo norte das montanhas Mandara, nos Camarões.
O
estudo comparou a reação desses indivíduos e de ocidentais à música ocidental e
mostrou que ambos os grupos podiam reconhecer de maneira semelhante expressões
de emoção como felicidade, tristeza e medo na música.
Os
dois grupos se baseavam em características semelhantes das músicas para avaliá-las
- a marcação do tempo e a forma -, apesar de esse padrão ter sido mais
acentuado entre os ocidentais.
Os
pesquisadores também testaram a reação dos indivíduos a músicas alteradas e
concluíram que ambos os grupos consideraram as versões originais melhores do
que as versões modificadas.
Para
os autores, isso ocorre provavelmente porque os sons alterados tinham uma maior
dissonância sensorial.
"Tanto
os ouvintes do grupo Mafa quanto os ocidentais mostraram uma habilidade para
reconhecer as três expressões básicas de emoções das músicas ocidentais
testadas no estudo", dizem os pesquisadores na última edição da revista
especializada Current Biology
.
"Isso
indica que essas expressões de emoção manifestadas pela música ocidental podem
ser universalmente reconhecidas, de maneira semelhante ao reconhecimento
amplamente universal das expressões faciais humanas e da prosódia (ritmo,
entonação e ênfase do discurso) emocional", concluem. BBC Brasil - Todos
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escrito da BBC.
Bola de Meia, Bola de Gude
Composição: Milton Nascimento
Há um menino
Há um moleque
Morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto balança
Ele vem pra me dar a mão
Há um passado no meu presente
Um sol bem quente lá no meu quintal
Toda vez que a bruxa me assombra
O menino me dá a mão
E me fala de coisas bonitas
Que eu acredito
Que não deixarão de existir
Amizade, palavra, respeito,Caráter,
bondade alegria e amor
Pois não posso, Não devo,Não quero
Viver como toda essa gente Insiste em viver
E não posso aceitar sossegado
Qualquer sacanagem ser coisa normal
Bola de meia, bola de gude
O solidário não quer solidão
Toda vez que a tristeza me alcança
O menino me dá a mão
Há um menino
Há um moleque
Morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto fraqueja
Ele vem pra me dar a mão
De
acordo com a letra da música responda:
01.
O “eu poético” é um
adulto que diz ter uma criança habitando seu coração. Em que momento da vida do
adulto a criança se faz presente?
02.
Que referência do
texto dizem respeito ao mundo da criança?
03.
Releia estes versos:
“Há um passado no meu presente/ Um
sol bem quente lá no meu quintal”.
a) Como você explica a expressão destacada?
b) Com base nesse raciocínio, qual o significado do segundo verso?
04.
O “eu poético” diz:
“Pois não posso/não devo/Não quero/viver como toda essa gente/Insiste em
viver”.
a) Quem é “essa gente” a quem ele se refere?
b) Ao dizer “não posso, não devo, não quero”, “o eu poético” assume uma
atitude diante da coisas que ele considera erradas. Como ele quer viver?
05.
O que o menino
representa para o adulto nessa canção?
06. Faça um desenho que possa ilustrar a música Bola de Meia, Bola de Gude
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