01 junho, 2020

ARTES - 4ª SEMANA - PROF. LEONARDO - 8º ANO


ARTE – 4ª SEMANA
ANO/SEGMENTO: 8º Ano/ Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Arte
UNIDADES TEMÁTICAS: Música / Artes Integradas

HABILIDADES:(EF69AR21); (EF69AR35) 

Linguagem da música ocidental é universal, diz estudo

Nativos africanos isolados foram capazes de reconhecer emoções em músicas ocidentais

20 de março de 2009

A linguagem da música ocidental é universal e pode ser entendida mesmo por aqueles que nunca escutaram uma música na vida, segundo um estudo publicado nesta semana.
No estudo, nativos africanos que nunca haviam escutado rádio na vida foram capazes de reconhecer emoções como felicidade, tristeza ou medo expressadas em músicas ocidentais.
Segundo os pesquisadores, as expressões de emoção são uma característica típica da música ocidental, e a capacidade da música de expressar emoções é comumente vista como um requisito para a sua apreciação.
Em outras culturas, porém, a música seguiria outras características, como a capacidade de coordenação grupal em rituais, o que a tornaria menos reconhecível para outros indivíduos de fora do grupo.
"Nossas conclusões explicam por que a música ocidental tem tanto sucesso na distribuição musical global, mesmo em culturas musicais que não enfatizam de maneira tão forte o papel das emoções em sua música", afirma um dos autores da pesquisa, Thomas Fritz, do Instituto Max-Planck para Cognição Humana e Ciências do Cérebro, da Alemanha.
O objetivo do estudo era descobrir se os aspectos de emoção da música ocidental poderiam ser apreciados por pessoas que nunca haviam tido contato com esse tipo de música.
Os pesquisadores escolheram membros da tribo Mafa, um grupo de 250 indivíduos que vivem isolados no extremo norte das montanhas Mandara, nos Camarões.
O estudo comparou a reação desses indivíduos e de ocidentais à música ocidental e mostrou que ambos os grupos podiam reconhecer de maneira semelhante expressões de emoção como felicidade, tristeza e medo na música.
Os dois grupos se baseavam em características semelhantes das músicas para avaliá-las - a marcação do tempo e a forma -, apesar de esse padrão ter sido mais acentuado entre os ocidentais.
Os pesquisadores também testaram a reação dos indivíduos a músicas alteradas e concluíram que ambos os grupos consideraram as versões originais melhores do que as versões modificadas.
Para os autores, isso ocorre provavelmente porque os sons alterados tinham uma maior dissonância sensorial.
"Tanto os ouvintes do grupo Mafa quanto os ocidentais mostraram uma habilidade para reconhecer as três expressões básicas de emoções das músicas ocidentais testadas no estudo", dizem os pesquisadores na última edição da revista especializada Current Biology
.
"Isso indica que essas expressões de emoção manifestadas pela música ocidental podem ser universalmente reconhecidas, de maneira semelhante ao reconhecimento amplamente universal das expressões faciais humanas e da prosódia (ritmo, entonação e ênfase do discurso) emocional", concluem. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Bola de Meia, Bola de Gude

Composição: Milton Nascimento
Há um menino
Há um moleque
Morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto balança
Ele vem pra me dar a mão

Há um passado no meu presente
Um sol bem quente lá no meu quintal
Toda vez que a bruxa me assombra
O menino me dá a mão
E me fala de coisas bonitas
Que eu acredito
Que não deixarão de existir
Amizade, palavra, respeito,Caráter,

bondade alegria e amor
Pois não posso, Não devo,Não quero
Viver como toda essa gente Insiste em viver
E não posso aceitar sossegado
Qualquer sacanagem ser coisa normal
Bola de meia, bola de gude
O solidário não quer solidão
Toda vez que a tristeza me alcança
O menino me dá a mão

Há um menino
Há um moleque
Morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto fraqueja
Ele vem pra me dar a mão


De acordo com a letra da música responda:
01.  O “eu poético” é um adulto que diz ter uma criança habitando seu coração. Em que momento da vida do adulto a criança se faz presente?

02.  Que referência do texto dizem respeito ao mundo da criança?

03.  Releia estes versos: “Há um passado no meu presente/ Um sol bem quente lá no meu quintal”.

a)    Como você explica a expressão destacada?

b)   Com base nesse raciocínio, qual o significado do segundo verso?

04.  O “eu poético” diz: “Pois não posso/não devo/Não quero/viver como toda essa gente/Insiste em viver”.
a)    Quem é “essa gente” a quem ele se refere?

b)   Ao dizer “não posso, não devo, não quero”, “o eu poético” assume uma atitude diante da coisas que ele considera erradas. Como ele quer viver?

05.  O que o menino representa para o adulto nessa canção?

06.  Faça um desenho que possa ilustrar a música Bola de Meia, Bola de Gude

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