16 junho, 2020

MATEMÁTICA - 6ª SEMANA - PROF: STÊNIO AGUIAR - 8º ANOS


MATEMÁTICA – 6ª SEMANA

ANO/SEGMENTO: 8º Ano/ Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
UNIDADES TEMÁTICAS: Números / Probabilidade e estatística.

OBJETOS DE CONHECIMENTO:

I)   O princípio multiplicativo da contagem;

II)  Princípio multiplicativo da contagem Soma das probabilidades de todos os elementos de um espaço amostral.

HABILIDADES:

(EF08MA03) Resolver e elaborar problemas de contagem cuja resolução envolva a aplicação do princípio multiplicativo.

(EF08MA22) Calcular a probabilidade de eventos, com base na construção do espaço amostral, utilizando o princípio multiplicativo, e reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço amostral é igual a 1.

DESENVOLVIMENTO DO PLANO:



PRINCÍPIO MULTIPLICATIVO DA CONTAGEM:

Objetivo: Elaborar e resolver problemas de contagem relacionando o principio multiplicativo da contagem com do diagrama da árvore.

Observe o exemplo resolvido abaixo:



Observe a mais um exemplo resolvido:



Carolina montou seu diagrama da árvore



Conclusão:



Observe a mais um exemplo resolvido:



Renata montou seu diagrama da árvore:



Conclusão:

No principio multiplicativo da contagem sabemos de antemão as combinações de pizzas que podem ser elaboradas com os elementos disponíveis, multiplicamos o numero de escolhas que podemos fazer para cada etapa: 2 x 3 x 2 = 12.


Podemos concluir com os exemplos resolvidos até aqui que:

Principio multiplicativo da contagem: Se uma decisão  d1 pode ser tomada de n modos e qualquer que seja esta escolha, outra decisão d2 puder ser tomada de m modos, o número de maneiras de se tornarem consecutivas as decisões d e d2 é igual a m x n.

Atividade 01: Aluno resolve

André tem uma pastelaria que vende 5 tipos de pateis, 3 tipos de sucos e 2 tipos de sobremessa. Faça as combinações possíveis, utilizando o diagrama da árvore. Faça o calculo da quantidade de combinações.


Solução:





Objetivo: Aplicar o principio multiplicativo na determinação de elementos de um espaço amostral


Definições:

Espaço amostral: É conjunto estabelecido por todos os possíveis resultados de um experimento.

Por exemplo:

No lançamento de uma moeda seu espaço amostral seria cara ou coroa.
No lançamento de um dado o espaço amostral seriam os números 1, 2, 3, 4, 5 e 6.


Evento: É um conjunto de resultados do experimento.

Por exemplo:

No lançamento de uma moeda os resultados seriam:

Cara, Coroa ou Coroa, Cara = 2 soluções (eventos).


Probabilidade:

Def: É uma área de estudo na matemática que permite calcular as chances de um evento ocorrer em um experimento aleatório.

Exemplo Resolvido:

01.  Qual a probabilidade no lançamento de uma moeda dar cara?

Solução:

P = 1 / 2 = 0,5.

Na fração o número 1 representa o que ele quer que aconteça ( cara ).
Na fração o número 2 representa a quantidade do espaço amostral.


Atividade 01: Aluno resolve


Solução:









Atividade 02: Aluno resolve


Ana fez o lançamento de um dado e gostaria de saber:

a)    Qual o espaço amostral? Quantos elementos possui?
b)    Qual a probabilidade de sair um 2?
c)    Qual a probabilidade de sair um 6?
d)    Qual a probabilidade de sair um 8?

Solução:








Objetivo: Reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço amostral é igual a 1.

Vamos fazer a demostração desse objetivo com um exemplo resolvido.

Exemplo resolvido:

Beatriz lançou uma moeda e gostaria de saber qual a probabilidade de dar cara e depois coroa, assim como ela gostaria de saber qual a soma das duas probabilidades.

Solução:

Cara = ½ = 0,5
Coroa = ½ = 0,5

A soma das probabilidades seria cara + coroa, ou seja:

Cara = 0,5 ;    Coroa = 0,5;   Então: 0,5 + 0,5 = 1

Conclusão:

A soma das probabilidades de qualquer evento sempre dará 1.


Atividade 03: Aluno resolve

01.  Encontre as probabilidades de todos os números no lançamento de um dado e ao final faça a soma dessas probabilidades.


Solução:


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